Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geribello, Denise Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/144719
Resumo: A partir do estudo da Usina de Itatinga, uma pequena central hidrelétrica centenária situada em Bertioga, São Paulo, este artigo debate o lugar do patrimônio industrial em operação no campo da preservação do patrimônio cultural. A reflexão tem como base o registro sistemático das estruturas da usina, bem como um estudo pormenorizado de sua trajetória desde a construção até hoje. Essas análises foram elaboradas a partir de pesquisas em fontes primárias e secundárias e de uma série de levantamentos de campo e entrevistas. Tendo esse material como subsídio, foi analisado o processo de estudo de tombamento da usina em desenvolvimento no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, o que permitiu identificar e problematizar os valores que amparam a percepção de Itatinga como patrimônio cultural. Em um segundo momento a análise foi ampliada, e o trabalho se debruçou sobre a salvaguarda de estruturas industriais que mantêm suas operações no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do já citado Conselho de Defesa e da literatura do campo da preservação do patrimônio industrial. O artigo foca os potenciais valores culturais associados a bens industriais em funcionamento, tratando da resistência ao tombamento dessa tipologia e apontando caminhos para o seu reconhecimento como patrimônio cultural.
id USP-37_e5f5b15cb79e00d88395709626f81e3c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144719
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operaçãoItatinga Station: a working hydropower plant heritarization processindustrial heritagecultural heritagelisting processItatinga Hydropower plantPatrimônio industrialPatrimônio culturalTombamentoUsina de ItatingaA partir do estudo da Usina de Itatinga, uma pequena central hidrelétrica centenária situada em Bertioga, São Paulo, este artigo debate o lugar do patrimônio industrial em operação no campo da preservação do patrimônio cultural. A reflexão tem como base o registro sistemático das estruturas da usina, bem como um estudo pormenorizado de sua trajetória desde a construção até hoje. Essas análises foram elaboradas a partir de pesquisas em fontes primárias e secundárias e de uma série de levantamentos de campo e entrevistas. Tendo esse material como subsídio, foi analisado o processo de estudo de tombamento da usina em desenvolvimento no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, o que permitiu identificar e problematizar os valores que amparam a percepção de Itatinga como patrimônio cultural. Em um segundo momento a análise foi ampliada, e o trabalho se debruçou sobre a salvaguarda de estruturas industriais que mantêm suas operações no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do já citado Conselho de Defesa e da literatura do campo da preservação do patrimônio industrial. O artigo foca os potenciais valores culturais associados a bens industriais em funcionamento, tratando da resistência ao tombamento dessa tipologia e apontando caminhos para o seu reconhecimento como patrimônio cultural.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/14471910.1590/1982-02672018v26e21Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e211982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/144719/148862Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessGeribello, Denise Fernandes2019-03-08T18:05:08Zoai:revistas.usp.br:article/144719Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2019-03-08T18:05:08Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação
Itatinga Station: a working hydropower plant heritarization process
title Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação
spellingShingle Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação
Geribello, Denise Fernandes
industrial heritage
cultural heritage
listing process
Itatinga Hydropower plant
Patrimônio industrial
Patrimônio cultural
Tombamento
Usina de Itatinga
title_short Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação
title_full Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação
title_fullStr Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação
title_full_unstemmed Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação
title_sort Usina de Itatinga: a patrimonialização de uma hidrelétrica em operação
author Geribello, Denise Fernandes
author_facet Geribello, Denise Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Geribello, Denise Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv industrial heritage
cultural heritage
listing process
Itatinga Hydropower plant
Patrimônio industrial
Patrimônio cultural
Tombamento
Usina de Itatinga
topic industrial heritage
cultural heritage
listing process
Itatinga Hydropower plant
Patrimônio industrial
Patrimônio cultural
Tombamento
Usina de Itatinga
description A partir do estudo da Usina de Itatinga, uma pequena central hidrelétrica centenária situada em Bertioga, São Paulo, este artigo debate o lugar do patrimônio industrial em operação no campo da preservação do patrimônio cultural. A reflexão tem como base o registro sistemático das estruturas da usina, bem como um estudo pormenorizado de sua trajetória desde a construção até hoje. Essas análises foram elaboradas a partir de pesquisas em fontes primárias e secundárias e de uma série de levantamentos de campo e entrevistas. Tendo esse material como subsídio, foi analisado o processo de estudo de tombamento da usina em desenvolvimento no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, o que permitiu identificar e problematizar os valores que amparam a percepção de Itatinga como patrimônio cultural. Em um segundo momento a análise foi ampliada, e o trabalho se debruçou sobre a salvaguarda de estruturas industriais que mantêm suas operações no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do já citado Conselho de Defesa e da literatura do campo da preservação do patrimônio industrial. O artigo foca os potenciais valores culturais associados a bens industriais em funcionamento, tratando da resistência ao tombamento dessa tipologia e apontando caminhos para o seu reconhecimento como patrimônio cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/144719
10.1590/1982-02672018v26e21
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/144719
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672018v26e21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/144719/148862
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 26 (2018); e21
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||anaismp@usp.br
_version_ 1800222816713310208