A Nova Ideia de Museu (Flower, 1893): reflexões sobre a forma e a função dos museus de história natural
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/204202 |
Resumo: | O termo nova ideia de museu é amplamente empregado na historiografia dos museus de história natural. Entretanto, existe uma falta de consenso quanto às ideias abrangidas pelo conceito e, em alguns casos, houve a desconexão com seu autor e sua origem. Por outro lado, a nova ideia de museu representa uma síntese sobre alguns tópicos da reforma que essas instituições passaram no século XIX elaborada por um de seus personagens centrais. Este artigo buscou elucidar a complexidade do termo em seu contexto de formulação original, no discurso do naturalista William Henry Flower (1831-1899), na reunião da Museums Association, em 1893. Ao fazê-lo, esperamos avançar no conhecimento mais preciso acerca das ideias do período e seus diversos autores. Buscamos igualmente lançar luz sobre como os naturalistas do século XIX superaram os desafios e aproveitaram as oportunidades oferecidas aos museus, legando-nos um novo modelo institucional. Revisitar o século XIX, e seu rico processo de reflexão museológica, contribui tambémpara nossa reflexão quanto aos novos desafios dos museus de história natural no século XXI, mostrando que alguns aspectos que pareciam garantidos na época; como a pesquisa e a salvaguarda do acervo, hoje; merecem nossa atenção especial. O modelo de instituição que nos foi legado sofreu profundas adaptações, estando a serviço de um número cada vez maior de cidadãos na produção de conhecimento relevante, na educação e na comunicação. |
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A Nova Ideia de Museu (Flower, 1893): reflexões sobre a forma e a função dos museus de história naturalThe New Museum Ideia (Flower, 1893): thoughts on the form and function of natural history museumsNew Museum IdeaNatural history museums19th centuryMuseum reformNatural history collectionsCuratorshipNova Ideia de MuseuMuseus de história naturalSéculo XIXReforma dos museusColeções de história naturalCuradoriaO termo nova ideia de museu é amplamente empregado na historiografia dos museus de história natural. Entretanto, existe uma falta de consenso quanto às ideias abrangidas pelo conceito e, em alguns casos, houve a desconexão com seu autor e sua origem. Por outro lado, a nova ideia de museu representa uma síntese sobre alguns tópicos da reforma que essas instituições passaram no século XIX elaborada por um de seus personagens centrais. Este artigo buscou elucidar a complexidade do termo em seu contexto de formulação original, no discurso do naturalista William Henry Flower (1831-1899), na reunião da Museums Association, em 1893. Ao fazê-lo, esperamos avançar no conhecimento mais preciso acerca das ideias do período e seus diversos autores. Buscamos igualmente lançar luz sobre como os naturalistas do século XIX superaram os desafios e aproveitaram as oportunidades oferecidas aos museus, legando-nos um novo modelo institucional. Revisitar o século XIX, e seu rico processo de reflexão museológica, contribui tambémpara nossa reflexão quanto aos novos desafios dos museus de história natural no século XXI, mostrando que alguns aspectos que pareciam garantidos na época; como a pesquisa e a salvaguarda do acervo, hoje; merecem nossa atenção especial. O modelo de instituição que nos foi legado sofreu profundas adaptações, estando a serviço de um número cada vez maior de cidadãos na produção de conhecimento relevante, na educação e na comunicação.The term new museum idea represents a synthesis on some topics of the reform that these institutions went through in the 19th century elaborated by one of its central thinkers. This study sought to elucidate the complexity of the term in its original formulation context, in the speech of the naturalist William Henry Flower (1831-1899) in the Museums Association’s meeting, in 1893. In doing so, we hope to advance in the more precise knowledge regarding the ideas of the period and its diverse actors. We also seek to shed light on the 19th century naturalists who resolved the challenges and took on the opportunities for museums, bequeathing us a new institutional model. Revisiting the 19th century, and its rich process of museological reflection, also inspires us to tackle on the new challenges of natural history museums in the 21st century, showing that some aspects that seemed guaranteed at the time, such as research and safeguarding of the collection, now deserve our special attention. The model of institution bequeathed to us underwent profound adaptations, serving an increasing number of citizens in the production of relevant knowledge, education, and communication.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2023-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/20420210.1590/1982-02672023v31e12Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 31 (2023); 1-351982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/204202/195608Copyright (c) 2023 Maria Isabel Pinto Ferreira Landim, Jessica Gaeta Ruizhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLandim, Maria Isabel Pinto FerreiraRuiz, Jessica Gaeta 2024-02-23T18:24:34Zoai:revistas.usp.br:article/204202Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2024-02-23T18:24:34Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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