About the creation and management of organizational knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1794 |
Resumo: | Cada vez mais, para criar e estabilizar posição de vantagem competitiva sustentável, as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência. A criação ou aquisição de conhecimento pela organização sobre suas ações representa um recurso intangível capaz de lhe conferir vantagem competitiva. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Quanto mais especificidades esse conhecimento demonstrar em relação à organização, mais ele se tornará o fundamento de suas competências essenciais e, em conseqüência, um importante ativo estratégico. O texto destaca o papel da enfermeira no processo de gestão do conhecimento, posicionando-a na interseção dos fluxos horizontais e verticais de informação, e na criação de uma vantagem competitiva sustentável. Acreditamos que essa contribuição poderá oportunizar uma reflexão a respeito de suas implicações para os cenários das práticas de saúde e de enfermagem. |
id |
USP-38_0632d6252850f6363255144f87daa664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1794 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
About the creation and management of organizational knowledgeSobre a criação e a gestão do conhecimento organizacionalSobre la creación y la gestión del conocimiento organizacionalinformation managementnurse's Rolelearninggerencia de la informaciónrol de la enfermeraaprendizajegerenciamento de informaçãopapel do profissional de enfermagemaprendizagemCada vez mais, para criar e estabilizar posição de vantagem competitiva sustentável, as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência. A criação ou aquisição de conhecimento pela organização sobre suas ações representa um recurso intangível capaz de lhe conferir vantagem competitiva. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Quanto mais especificidades esse conhecimento demonstrar em relação à organização, mais ele se tornará o fundamento de suas competências essenciais e, em conseqüência, um importante ativo estratégico. O texto destaca o papel da enfermeira no processo de gestão do conhecimento, posicionando-a na interseção dos fluxos horizontais e verticais de informação, e na criação de uma vantagem competitiva sustentável. Acreditamos que essa contribuição poderá oportunizar uma reflexão a respeito de suas implicações para os cenários das práticas de saúde e de enfermagem.Con vistas a crear y estabilizar una posición de ventaja competitiva sostenible, cada vez más, las mejores organizaciones están invertiendo en la aplicación de conceptos como aprendizaje, conocimiento y competencia. La creación o adquisición de conocimiento sobre sus acciones por la organización representa un recurso intangible capaz de conferirle ventaja competitiva. Ese conocimiento es derivado de interacciones desarrolladas en procesos de aprendizaje que ocurren en el ambiente organizacional. Cuanto más especificidades ese conocimiento revele con relación a la organización, más él se hará el fundamento de sus competencias esenciales y, en consecuencia, un activo estratégico importante. El texto enfatiza el rol de los enfermeros en el proceso de gestión del conocimiento, emplazándoles en la intersección de los flujos horizontales y verticales de información y en la creación de una ventaja competitiva sostenible. Los autores creen que esa contribución podrá crear oportunidades para una reflexión con respecto a sus implicaciones para los escenarios de las prácticas de salud y de enfermería.With a view to creating and establishing a sustainable position of competitive advantage, the best organizations are increasingly investing in the application of concepts such as learning, knowledge and competency. The organization's creation or acquisition of knowledge about its actions represents an intangible resource that is capable of conferring a competitive advantage upon them. This knowledge derives from interactions developed in learning processes that occur in the organizational environment. The more specific characteristics this knowledge demonstrates in relation to the organization, the more it will become the foundation of its core competencies and, consequently, an important strategic asset. This article emphasizes nurses' role in the process of knowledge management, placing them in the intersection between horizontal and vertical information levels as well as in the creation of a sustainable competitive advantage. Authors believe that this contribution may represent an opportunity for a reflection about its implications for the scenarios of health and nursing practices.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/179410.1590/S0104-11692003000400013Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 4 (2003); 499-506Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 4 (2003); 499-506Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 4 (2003); 499-5061518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1794/1841Shinyashiki, Gilberto TadeuTrevizan, Maria AuxiliadoraMendes, Isabel Amélia Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T17:18:57Zoai:revistas.usp.br:article/1794Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T17:18:57Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
About the creation and management of organizational knowledge Sobre a criação e a gestão do conhecimento organizacional Sobre la creación y la gestión del conocimiento organizacional |
title |
About the creation and management of organizational knowledge |
spellingShingle |
About the creation and management of organizational knowledge Shinyashiki, Gilberto Tadeu information management nurse's Role learning gerencia de la información rol de la enfermera aprendizaje gerenciamento de informação papel do profissional de enfermagem aprendizagem |
title_short |
About the creation and management of organizational knowledge |
title_full |
About the creation and management of organizational knowledge |
title_fullStr |
About the creation and management of organizational knowledge |
title_full_unstemmed |
About the creation and management of organizational knowledge |
title_sort |
About the creation and management of organizational knowledge |
author |
Shinyashiki, Gilberto Tadeu |
author_facet |
Shinyashiki, Gilberto Tadeu Trevizan, Maria Auxiliadora Mendes, Isabel Amélia Costa |
author_role |
author |
author2 |
Trevizan, Maria Auxiliadora Mendes, Isabel Amélia Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shinyashiki, Gilberto Tadeu Trevizan, Maria Auxiliadora Mendes, Isabel Amélia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
information management nurse's Role learning gerencia de la información rol de la enfermera aprendizaje gerenciamento de informação papel do profissional de enfermagem aprendizagem |
topic |
information management nurse's Role learning gerencia de la información rol de la enfermera aprendizaje gerenciamento de informação papel do profissional de enfermagem aprendizagem |
description |
Cada vez mais, para criar e estabilizar posição de vantagem competitiva sustentável, as melhores organizações estão investindo na aplicação de conceitos como aprendizagem, conhecimento e competência. A criação ou aquisição de conhecimento pela organização sobre suas ações representa um recurso intangível capaz de lhe conferir vantagem competitiva. Esse conhecimento é derivado das interações desenvolvidas em processos de aprendizagem que ocorrem no ambiente organizacional. Quanto mais especificidades esse conhecimento demonstrar em relação à organização, mais ele se tornará o fundamento de suas competências essenciais e, em conseqüência, um importante ativo estratégico. O texto destaca o papel da enfermeira no processo de gestão do conhecimento, posicionando-a na interseção dos fluxos horizontais e verticais de informação, e na criação de uma vantagem competitiva sustentável. Acreditamos que essa contribuição poderá oportunizar uma reflexão a respeito de suas implicações para os cenários das práticas de saúde e de enfermagem. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1794 10.1590/S0104-11692003000400013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1794 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692003000400013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1794/1841 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 4 (2003); 499-506 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 4 (2003); 499-506 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 4 (2003); 499-506 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222839039590400 |