Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922 |
Resumo: | OBJETIVO: verificar o efeito de uma intervenção educativa de enfermagem combinada, caracterizada por visita domiciliar e contato telefônico, em pacientes com internação recente por insuficiência cardíaca descompensada, no conhecimento da doença, nas habilidades para o autocuidado e na adesão ao tratamento, comparado ao acompanhamento convencional de pacientes no período de seis meses. MÉTODOS: nsaio línico randomizado com pacientes que tiveram internação recente por insuficiência cardíaca descompensada. O grupo-intervenção recebeu quatro visitas domiciliares e quatro contatos telefônicos para reforço das orientações, em seis meses de acompanhamento; o grupo-controle recebeu acompanhamento convencional sem visitas e sem contatos telefônicos. RESULTADOS: duzentos pacientes foram randomizados (101: intervenção e 99: controle). Após seis meses, observou-se melhora significativa no conhecimento e autocuidado para o grupo-intervenção (p=0,001 e p |
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Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I Visita domiciliar mejora conocimiento, auto cuidado, adhesión en la insuficiencia cardíaca: Ensayo Clínico Aleatorizado HELEN - I Home visit improves knowledge, self-care and adhesion in heart failure: randomized Clinical Trial HELEN-I AprendizagemCooperação do PacienteAutocuidadoEnfermagemVisita DomiciliarAprendizageAutocuidadoCooperación del PacienteEnfermagemVisita DomiciliariaPatient Education (learning)Self CareAdherence (compliance patient)NursingHome Visit OBJETIVO: verificar o efeito de uma intervenção educativa de enfermagem combinada, caracterizada por visita domiciliar e contato telefônico, em pacientes com internação recente por insuficiência cardíaca descompensada, no conhecimento da doença, nas habilidades para o autocuidado e na adesão ao tratamento, comparado ao acompanhamento convencional de pacientes no período de seis meses. MÉTODOS: nsaio línico randomizado com pacientes que tiveram internação recente por insuficiência cardíaca descompensada. O grupo-intervenção recebeu quatro visitas domiciliares e quatro contatos telefônicos para reforço das orientações, em seis meses de acompanhamento; o grupo-controle recebeu acompanhamento convencional sem visitas e sem contatos telefônicos. RESULTADOS: duzentos pacientes foram randomizados (101: intervenção e 99: controle). Após seis meses, observou-se melhora significativa no conhecimento e autocuidado para o grupo-intervenção (p=0,001 e p OBJECTIVE: To verify the effect of an educative nursing intervention composed of home visits and phone calls on patients' knowledge about the disease, self-care and adhesion to the treatment. METHODS: Randomized clinical trial with patients with recent hospitalization caused by decompensated heart failure. There were two groups: the intervention group, which has received four home visits and four phone calls to reinforce the guidelines during six months of follow up; and the control group, which has received conventional follow up with no visits or phone calls. RESULTS: Two hundred patients were randomized (101 in the intervention group and 99 in the control group). After six months, a significant improvement was observed in self-care and knowledge about the disease in the intervention group (P=0.001 and P OBJETIVO: Verificar el efecto de una intervención educativa de enfermería combinada de visita domiciliaria y contacto telefónico en pacientes con internación reciente por insuficiencia cardiaca descompensada, en el conocimiento de la enfermedad, las habilidades para el autocuidado y la adhesión al tratamiento comparado con el acompañamiento convencional de pacientes en el período de seis meses. MÉTODOS: Ensayo Clínico Aleatorizado en pacientes que fueron ingresados recientemente por insuficiencia cardiaca descompensada. El grupo intervención recibió cuatro visitas domiciliarias y cuatro contactos telefónicos para reforzar las orientaciones en seis meses de acompañamiento; el grupo control recibió acompañamiento convencional sin visitas y sin contactos telefónicos. RESULTADOS: Fueron aleatorizados doscientos pacientes (101: intervención y 99: control). Tras seis meses, se observó una mejoría significativa en el conocimiento y el autocuidado para el grupo intervención (P=0,001 y PUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5292210.1590/S0104-11692013000700004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 20-28 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 20-28 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 20-28 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922/56901https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922/56902Mussi, Cláudia MottaRuschel, KarenSouza, Emiliane Nogueira deLopes, Alexandra Nogueira MelloTrojahn, Melina MariaParaboni, Caroline CamargoRabelo, Eneida Rejaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:01:40Zoai:revistas.usp.br:article/52922Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:01:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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