Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussi, Cláudia Motta
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ruschel, Karen, Souza, Emiliane Nogueira de, Lopes, Alexandra Nogueira Mello, Trojahn, Melina Maria, Paraboni, Caroline Camargo, Rabelo, Eneida Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922
Resumo: OBJETIVO: verificar o efeito de uma intervenção educativa de enfermagem combinada, caracterizada por visita domiciliar e contato telefônico, em pacientes com internação recente por insuficiência cardíaca descompensada, no conhecimento da doença, nas habilidades para o autocuidado e na adesão ao tratamento, comparado ao acompanhamento convencional de pacientes no período de seis meses. MÉTODOS: nsaio línico randomizado com pacientes que tiveram internação recente por insuficiência cardíaca descompensada. O grupo-intervenção recebeu quatro visitas domiciliares e quatro contatos telefônicos para reforço das orientações, em seis meses de acompanhamento; o grupo-controle recebeu acompanhamento convencional sem visitas e sem contatos telefônicos. RESULTADOS: duzentos pacientes foram randomizados (101: intervenção e 99: controle). Após seis meses, observou-se melhora significativa no conhecimento e autocuidado para o grupo-intervenção (p=0,001 e p
id USP-38_065b10a48bc9cda895e920e07f948d58
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52922
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I Visita domiciliar mejora conocimiento, auto cuidado, adhesión en la insuficiencia cardíaca: Ensayo Clínico Aleatorizado HELEN - I Home visit improves knowledge, self-care and adhesion in heart failure: randomized Clinical Trial HELEN-I AprendizagemCooperação do PacienteAutocuidadoEnfermagemVisita DomiciliarAprendizageAutocuidadoCooperación del PacienteEnfermagemVisita DomiciliariaPatient Education (learning)Self CareAdherence (compliance patient)NursingHome Visit OBJETIVO: verificar o efeito de uma intervenção educativa de enfermagem combinada, caracterizada por visita domiciliar e contato telefônico, em pacientes com internação recente por insuficiência cardíaca descompensada, no conhecimento da doença, nas habilidades para o autocuidado e na adesão ao tratamento, comparado ao acompanhamento convencional de pacientes no período de seis meses. MÉTODOS: nsaio línico randomizado com pacientes que tiveram internação recente por insuficiência cardíaca descompensada. O grupo-intervenção recebeu quatro visitas domiciliares e quatro contatos telefônicos para reforço das orientações, em seis meses de acompanhamento; o grupo-controle recebeu acompanhamento convencional sem visitas e sem contatos telefônicos. RESULTADOS: duzentos pacientes foram randomizados (101: intervenção e 99: controle). Após seis meses, observou-se melhora significativa no conhecimento e autocuidado para o grupo-intervenção (p=0,001 e p OBJECTIVE: To verify the effect of an educative nursing intervention composed of home visits and phone calls on patients' knowledge about the disease, self-care and adhesion to the treatment. METHODS: Randomized clinical trial with patients with recent hospitalization caused by decompensated heart failure. There were two groups: the intervention group, which has received four home visits and four phone calls to reinforce the guidelines during six months of follow up; and the control group, which has received conventional follow up with no visits or phone calls. RESULTS: Two hundred patients were randomized (101 in the intervention group and 99 in the control group). After six months, a significant improvement was observed in self-care and knowledge about the disease in the intervention group (P=0.001 and P OBJETIVO: Verificar el efecto de una intervención educativa de enfermería combinada de visita domiciliaria y contacto telefónico en pacientes con internación reciente por insuficiencia cardiaca descompensada, en el conocimiento de la enfermedad, las habilidades para el autocuidado y la adhesión al tratamiento comparado con el acompañamiento convencional de pacientes en el período de seis meses. MÉTODOS: Ensayo Clínico Aleatorizado en pacientes que fueron ingresados recientemente por insuficiencia cardiaca descompensada. El grupo intervención recibió cuatro visitas domiciliarias y cuatro contactos telefónicos para reforzar las orientaciones en seis meses de acompañamiento; el grupo control recibió acompañamiento convencional sin visitas y sin contactos telefónicos. RESULTADOS: Fueron aleatorizados doscientos pacientes (101: intervención y 99: control). Tras seis meses, se observó una mejoría significativa en el conocimiento y el autocuidado para el grupo intervención (P=0,001 y PUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5292210.1590/S0104-11692013000700004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 20-28 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 20-28 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 20-28 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922/56901https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922/56902Mussi, Cláudia MottaRuschel, KarenSouza, Emiliane Nogueira deLopes, Alexandra Nogueira MelloTrojahn, Melina MariaParaboni, Caroline CamargoRabelo, Eneida Rejaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T17:01:40Zoai:revistas.usp.br:article/52922Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T17:01:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I
Visita domiciliar mejora conocimiento, auto cuidado, adhesión en la insuficiencia cardíaca: Ensayo Clínico Aleatorizado HELEN - I
Home visit improves knowledge, self-care and adhesion in heart failure: randomized Clinical Trial HELEN-I
title Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I
spellingShingle Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I
Mussi, Cláudia Motta
Aprendizagem
Cooperação do Paciente
Autocuidado
Enfermagem
Visita Domiciliar
Aprendizage
Autocuidado
Cooperación del Paciente
Enfermagem
Visita Domiciliaria
Patient Education (learning)
Self Care
Adherence (compliance patient)
Nursing
Home Visit
title_short Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I
title_full Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I
title_fullStr Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I
title_full_unstemmed Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I
title_sort Visita domiciliar melhora conhecimento, autocuidado e adesão na insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado HELEN-I
author Mussi, Cláudia Motta
author_facet Mussi, Cláudia Motta
Ruschel, Karen
Souza, Emiliane Nogueira de
Lopes, Alexandra Nogueira Mello
Trojahn, Melina Maria
Paraboni, Caroline Camargo
Rabelo, Eneida Rejane
author_role author
author2 Ruschel, Karen
Souza, Emiliane Nogueira de
Lopes, Alexandra Nogueira Mello
Trojahn, Melina Maria
Paraboni, Caroline Camargo
Rabelo, Eneida Rejane
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussi, Cláudia Motta
Ruschel, Karen
Souza, Emiliane Nogueira de
Lopes, Alexandra Nogueira Mello
Trojahn, Melina Maria
Paraboni, Caroline Camargo
Rabelo, Eneida Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cooperação do Paciente
Autocuidado
Enfermagem
Visita Domiciliar
Aprendizage
Autocuidado
Cooperación del Paciente
Enfermagem
Visita Domiciliaria
Patient Education (learning)
Self Care
Adherence (compliance patient)
Nursing
Home Visit
topic Aprendizagem
Cooperação do Paciente
Autocuidado
Enfermagem
Visita Domiciliar
Aprendizage
Autocuidado
Cooperación del Paciente
Enfermagem
Visita Domiciliaria
Patient Education (learning)
Self Care
Adherence (compliance patient)
Nursing
Home Visit
description OBJETIVO: verificar o efeito de uma intervenção educativa de enfermagem combinada, caracterizada por visita domiciliar e contato telefônico, em pacientes com internação recente por insuficiência cardíaca descompensada, no conhecimento da doença, nas habilidades para o autocuidado e na adesão ao tratamento, comparado ao acompanhamento convencional de pacientes no período de seis meses. MÉTODOS: nsaio línico randomizado com pacientes que tiveram internação recente por insuficiência cardíaca descompensada. O grupo-intervenção recebeu quatro visitas domiciliares e quatro contatos telefônicos para reforço das orientações, em seis meses de acompanhamento; o grupo-controle recebeu acompanhamento convencional sem visitas e sem contatos telefônicos. RESULTADOS: duzentos pacientes foram randomizados (101: intervenção e 99: controle). Após seis meses, observou-se melhora significativa no conhecimento e autocuidado para o grupo-intervenção (p=0,001 e p
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922
10.1590/S0104-11692013000700004
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692013000700004
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922/56901
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52922/56902
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 21 (2013): Número Especial; 20-28
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): Número especial; 20-28
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 21 (2013): special issue; 20-28
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222848562757632