Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184327 |
Resumo: | Objetivo: identificar o nível de competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem e correlacionar seus domínios com as variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Método: trata-se de um estudo correlacional, desenvolvido por meio de projeto de pesquisa multicêntrico entre seis universidades federais no Brasil. Os dados foram coletados com 1.079 estudantes de enfermagem utilizando um questionário com variáveis sociodemográficas e acadêmicas e da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: a média da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal foi 63,74 (±7,6). Os domínios “disponibilidade” e “controle do ambiente” apresentaram, respectivamente, as maiores e menores médias. Houve diferença estatística significativa da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal com as variáveis idade, estado civil, participação em grupo de pesquisa/extensão e atividade profissional remunerada. Conclusão: este estudo contribuiu para identificar o nível de competência de comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem na realidade brasileira, fornecendo subsídios para a educação na área. |
id |
USP-38_06f86da9f631254429f4651ffb75a8d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184327 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagemCompetencia en comunicación interpersonal entre estudiantes de enfermeríaInterpersonal communication competence among nursing studentsProfessional Competence; Nursing; Education; Communication; Students; Communication InterpersonalProfessional Competence; Nursing; Education; Communication; Students; Communication InterpersonalCompetência Profissional; Enfermagem; Educação; Comunicação; Estudantes; Comunicação Interpessoal Objetivo: identificar o nível de competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem e correlacionar seus domínios com as variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Método: trata-se de um estudo correlacional, desenvolvido por meio de projeto de pesquisa multicêntrico entre seis universidades federais no Brasil. Os dados foram coletados com 1.079 estudantes de enfermagem utilizando um questionário com variáveis sociodemográficas e acadêmicas e da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: a média da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal foi 63,74 (±7,6). Os domínios “disponibilidade” e “controle do ambiente” apresentaram, respectivamente, as maiores e menores médias. Houve diferença estatística significativa da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal com as variáveis idade, estado civil, participação em grupo de pesquisa/extensão e atividade profissional remunerada. Conclusão: este estudo contribuiu para identificar o nível de competência de comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem na realidade brasileira, fornecendo subsídios para a educação na área. Objetivo: identificar el nivel de competencia comunicativa interpersonal de los estudiantes de enfermería y correlacionar sus dominios con variables sociodemográficas y académicas. Método: se trata de un estudio correlacional, desarrollado a partir de un proyecto de investigación multicéntrico entre seis universidades federales de Brasil. Se recogieron datos de 1.079 estudiantes de enfermería mediante un cuestionario con variables sociodemográficas y académicas y la Escala de Competencia en Comunicación Interpersonal. Los datos fueron analizados a través de estadísticas descriptivas e inferenciales. Resultados: el promedio de la suma de la Escala de Competencias en Comunicación Interpersonal fue de 63,74 (±7,6). Los dominios “disponibilidad” y “control del ambiente” presentan, respectivamente, los promedios más altos y los más bajos. Hubo una diferencia estadística significativa en la suma de la Escala de Competencia en Comunicación Interpersonal con las variables edad, estado civil, participación en un grupo de investigación/extensión y actividad profesional remunerada. Conclusión: este estudio contribuyó en la identificación del nivel de competencia en comunicación interpersonal de los estudiantes de enfermería en la realidad brasileña, proporcionando subsidios para la educación en el área. Objective: To identify the level of interpersonal communication competence among nursing students and to correlate its domains with sociodemographic and academic variables. Method: This is a correlational study, developed through a multicenter research project in six federal universities in Brazil. Data from 1,079 nursing students were collected through a questionnaire with sociodemographic and academic variables and the Interpersonal Communication Competence Scale. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. Results: The mean of the sum of the Interpersonal Communication Competence Scale was 63.74 (± 7.6). The domains “availability” and “environment control” had, respectively, the highest and lowest averages. There was a statistically significant difference between the sum of the Interpersonal Communication Competence Scale and the variables age, marital status, participation in a research/extension group, and paid professional activity. Conclusion: This study contributed to identify the level of interpersonal communication competence of nursing students in the Brazilian reality, providing useful information for education in the area. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18432710.1590/1518-8345.3226.3207Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3207Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3207Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e32071518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184327/170661https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184327/170662https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184327/170663Copyright (c) 2021 RLAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, José Luís Guedes dos Copelli, Fernanda Hannah da Silva Balsanelli, Alexandre Pazetto Sarat, Caroline Neris Ferreira Menegaz, Jouhanna do Carmo Trotte, Liana Amorim Corrêa Stipp, Marluci Andrade Conceição Soder, Rafael Marcelo 2021-04-14T18:46:24Zoai:revistas.usp.br:article/184327Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-04-14T18:46:24Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem Competencia en comunicación interpersonal entre estudiantes de enfermería Interpersonal communication competence among nursing students |
title |
Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem Santos, José Luís Guedes dos Professional Competence; Nursing; Education; Communication; Students; Communication Interpersonal Professional Competence; Nursing; Education; Communication; Students; Communication Interpersonal Competência Profissional; Enfermagem; Educação; Comunicação; Estudantes; Comunicação Interpessoal |
title_short |
Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem |
title_full |
Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem |
title_sort |
Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem |
author |
Santos, José Luís Guedes dos |
author_facet |
Santos, José Luís Guedes dos Copelli, Fernanda Hannah da Silva Balsanelli, Alexandre Pazetto Sarat, Caroline Neris Ferreira Menegaz, Jouhanna do Carmo Trotte, Liana Amorim Corrêa Stipp, Marluci Andrade Conceição Soder, Rafael Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Copelli, Fernanda Hannah da Silva Balsanelli, Alexandre Pazetto Sarat, Caroline Neris Ferreira Menegaz, Jouhanna do Carmo Trotte, Liana Amorim Corrêa Stipp, Marluci Andrade Conceição Soder, Rafael Marcelo |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Luís Guedes dos Copelli, Fernanda Hannah da Silva Balsanelli, Alexandre Pazetto Sarat, Caroline Neris Ferreira Menegaz, Jouhanna do Carmo Trotte, Liana Amorim Corrêa Stipp, Marluci Andrade Conceição Soder, Rafael Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professional Competence; Nursing; Education; Communication; Students; Communication Interpersonal Professional Competence; Nursing; Education; Communication; Students; Communication Interpersonal Competência Profissional; Enfermagem; Educação; Comunicação; Estudantes; Comunicação Interpessoal |
topic |
Professional Competence; Nursing; Education; Communication; Students; Communication Interpersonal Professional Competence; Nursing; Education; Communication; Students; Communication Interpersonal Competência Profissional; Enfermagem; Educação; Comunicação; Estudantes; Comunicação Interpessoal |
description |
Objetivo: identificar o nível de competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem e correlacionar seus domínios com as variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Método: trata-se de um estudo correlacional, desenvolvido por meio de projeto de pesquisa multicêntrico entre seis universidades federais no Brasil. Os dados foram coletados com 1.079 estudantes de enfermagem utilizando um questionário com variáveis sociodemográficas e acadêmicas e da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: a média da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal foi 63,74 (±7,6). Os domínios “disponibilidade” e “controle do ambiente” apresentaram, respectivamente, as maiores e menores médias. Houve diferença estatística significativa da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal com as variáveis idade, estado civil, participação em grupo de pesquisa/extensão e atividade profissional remunerada. Conclusão: este estudo contribuiu para identificar o nível de competência de comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem na realidade brasileira, fornecendo subsídios para a educação na área. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184327 10.1590/1518-8345.3226.3207 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184327 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.3226.3207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184327/170661 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184327/170662 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184327/170663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 RLAE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 RLAE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3207 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3207 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3207 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1816444199434715136 |