A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2544 |
Resumo: | O Projeto Biblioteca Viva em Hospitais é estratégia adotada por diversas instituições de saúde com o objetivo de levar à criança e ao adolescente hospitalizados a mediação de leitura de histórias infanto-juvenis, por intermédio de profissionais e voluntários capacitados para tal função. O objetivo deste trabalho é apreender em que medida a estratégia da mediação de histórias, proposta pelo Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, pode ser recurso de comunicação com a criança hospitalizada. Para tanto, a coleta de dados empíricos foi realizada mediante a entrevista semi-estruturada com mediadores e crianças maiores de sete anos e a observação de sessões de mediação de leitura. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados e constatou-se que a mediação de leitura facilita os diálogos e o relacionamento, amplia o processo diagnóstico e terapêutico e valoriza o processo de desenvolvimento de crianças, familiares e equipe de saúde. |
id |
USP-38_09d81933afe3ed9a7a2efc8ebe912172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2544 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadasReading mediation as a communication resource for hospitalized children: support for the humanization of nursing careLa mediación de la lectura como recurso de comunicación con niños hospitalizadoscriança hospitalizadabiblioterapiaenfermagem pediátricahumanização da assistênciachildhospitalizedbibliotherapypediatric nursinghumanization of assistanceniño hospitalizadobiblioterapiaenfermería pediátricahumanización de la atenciónO Projeto Biblioteca Viva em Hospitais é estratégia adotada por diversas instituições de saúde com o objetivo de levar à criança e ao adolescente hospitalizados a mediação de leitura de histórias infanto-juvenis, por intermédio de profissionais e voluntários capacitados para tal função. O objetivo deste trabalho é apreender em que medida a estratégia da mediação de histórias, proposta pelo Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, pode ser recurso de comunicação com a criança hospitalizada. Para tanto, a coleta de dados empíricos foi realizada mediante a entrevista semi-estruturada com mediadores e crianças maiores de sete anos e a observação de sessões de mediação de leitura. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados e constatou-se que a mediação de leitura facilita os diálogos e o relacionamento, amplia o processo diagnóstico e terapêutico e valoriza o processo de desenvolvimento de crianças, familiares e equipe de saúde.The Live Library in Hospitals Project is a strategy adopted by several health institutions for the purpose of providing hospitalized children and adolescents the reading mediation of infant-juvenile stories through professionals and volunteers capable of this function. This study aimed to find out to what extent the reading of stories strategy proposed by this project in hospitals can be a communication resource to use with hospitalized children. In order to do that, empirical data collection was carried out through the use of semi structured interviews with the reader and children above the age of seven years and observation of reading sections. The qualitative data analysis was doing it and it was verified that the reading mediation favors the dialogs and relationships; contribute for the expansion of the diagnostic and therapeutic and development processes of children, relatives and health professionals.El Proyecto Biblioteca Viva en Hospitales es una estrategia adoptada por diversas instituciones de salud con el objetivo de llevar al niño y al adolescente hospitalizados a la mediación de la lectura de historias infante-juveniles, por intermedio de profesionales y voluntarios capacitados para esa función. El objetivo de este trabajo es aprender en que medida la estrategia de la mediación de historias, propuesta por lo Proyecto Biblioteca Viva en Hospitales, puede ser un recurso de comunicación con el niño hospitalizado. Para esto, la recolección de datos empíricos fue realizada mediante una entrevista semiestructurada con mediadores y niños mayores de siete años y observando las sesiones de mediación de lectura. Se realizó un análisis cualitativo de los datos y se constató que la mediación de lectura facilita los diálogos y la relación, amplía el proceso diagnóstico y terapéutico y valoriza el proceso de desarrollo de los niños, de los familiares y del equipo de salud.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/254410.1590/S0104-11692009000100013Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 1 (2009); 81-87Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 1 (2009); 81-87Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 1 (2009); 81-871518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2544/3093https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2544/3094https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2544/3095Ceribelli, CarinaNascimento, Lucila CastanheiraPacífico, Soraya Maria RomanoLima, Regina Aparecida Garcia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T20:07:48Zoai:revistas.usp.br:article/2544Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T20:07:48Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas Reading mediation as a communication resource for hospitalized children: support for the humanization of nursing care La mediación de la lectura como recurso de comunicación con niños hospitalizados |
title |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas |
spellingShingle |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas Ceribelli, Carina criança hospitalizada biblioterapia enfermagem pediátrica humanização da assistência child hospitalized bibliotherapy pediatric nursing humanization of assistance niño hospitalizado biblioterapia enfermería pediátrica humanización de la atención |
title_short |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas |
title_full |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas |
title_fullStr |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas |
title_full_unstemmed |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas |
title_sort |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com crianças hospitalizadas |
author |
Ceribelli, Carina |
author_facet |
Ceribelli, Carina Nascimento, Lucila Castanheira Pacífico, Soraya Maria Romano Lima, Regina Aparecida Garcia de |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Lucila Castanheira Pacífico, Soraya Maria Romano Lima, Regina Aparecida Garcia de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceribelli, Carina Nascimento, Lucila Castanheira Pacífico, Soraya Maria Romano Lima, Regina Aparecida Garcia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criança hospitalizada biblioterapia enfermagem pediátrica humanização da assistência child hospitalized bibliotherapy pediatric nursing humanization of assistance niño hospitalizado biblioterapia enfermería pediátrica humanización de la atención |
topic |
criança hospitalizada biblioterapia enfermagem pediátrica humanização da assistência child hospitalized bibliotherapy pediatric nursing humanization of assistance niño hospitalizado biblioterapia enfermería pediátrica humanización de la atención |
description |
O Projeto Biblioteca Viva em Hospitais é estratégia adotada por diversas instituições de saúde com o objetivo de levar à criança e ao adolescente hospitalizados a mediação de leitura de histórias infanto-juvenis, por intermédio de profissionais e voluntários capacitados para tal função. O objetivo deste trabalho é apreender em que medida a estratégia da mediação de histórias, proposta pelo Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, pode ser recurso de comunicação com a criança hospitalizada. Para tanto, a coleta de dados empíricos foi realizada mediante a entrevista semi-estruturada com mediadores e crianças maiores de sete anos e a observação de sessões de mediação de leitura. Procedeu-se à análise qualitativa dos dados e constatou-se que a mediação de leitura facilita os diálogos e o relacionamento, amplia o processo diagnóstico e terapêutico e valoriza o processo de desenvolvimento de crianças, familiares e equipe de saúde. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2544 10.1590/S0104-11692009000100013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2544 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692009000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2544/3093 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2544/3094 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2544/3095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 1 (2009); 81-87 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 1 (2009); 81-87 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 1 (2009); 81-87 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222843148959744 |