Comparação do nível de medo da morte entre estudantes e profissionais de enfermagem no México
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/100074 |
Resumo: | OBJETIVO: comparar o nível de medo da morte em estudantes e profissionais de enfermagem. MÉTODO: comparativo-transversal. Os participantes eram 643 estudantes e profissionais de Enfermagem de uma instituição de terceiro nível. Amostragem aleatória, a amostra foi calculada pela análise de potência. O estudo foi desenvolvido durante três etapas: a primeira etapa foi a aplicação de um teste piloto, a segunda etapa incluiu o recrutamento dos participantes e, na terceira etapa, foi aplicada a Escala de Medo da Morte Collett-Lester. RESULTADOS: a média de medo da morte foi moderada-alta (-X=3,19±0,55). A pontuação mais alta foi do medo da morte de outros (-X=3,52±0,20). A percepção do medo da morte foi diferente entre os estudantes dos três primeiros anos (p;,05). CONCLUSÕES: possivelmente, os estudantes do 1o ano percebem um menor medo da morte porque não tiveram a experiência da prática hospitalar. Os estudantes do 2o e do 3o ano têm maior medo da morte porque já cuidaram de pacientes terminais. Aparentemente, conforme o tempo passa (estudantes do 4o ano e profissionais), adquire-se mais confiança e o medo da morte diminui (p |
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Comparação do nível de medo da morte entre estudantes e profissionais de enfermagem no México Comparación del nivel de miedo a la muerte entre estudiantes y profesionales de enfermería en México A comparison of the level of fear of death among students and nursing professionals in Mexico OBJETIVO: comparar o nível de medo da morte em estudantes e profissionais de enfermagem. MÉTODO: comparativo-transversal. Os participantes eram 643 estudantes e profissionais de Enfermagem de uma instituição de terceiro nível. Amostragem aleatória, a amostra foi calculada pela análise de potência. O estudo foi desenvolvido durante três etapas: a primeira etapa foi a aplicação de um teste piloto, a segunda etapa incluiu o recrutamento dos participantes e, na terceira etapa, foi aplicada a Escala de Medo da Morte Collett-Lester. RESULTADOS: a média de medo da morte foi moderada-alta (-X=3,19±0,55). A pontuação mais alta foi do medo da morte de outros (-X=3,52±0,20). A percepção do medo da morte foi diferente entre os estudantes dos três primeiros anos (p;,05). CONCLUSÕES: possivelmente, os estudantes do 1o ano percebem um menor medo da morte porque não tiveram a experiência da prática hospitalar. Os estudantes do 2o e do 3o ano têm maior medo da morte porque já cuidaram de pacientes terminais. Aparentemente, conforme o tempo passa (estudantes do 4o ano e profissionais), adquire-se mais confiança e o medo da morte diminui (p OBJECTIVE: to compare the level of fear of death in nursing students and professionals. METHOD: this was a comparative-transversal study examining 643 nursing students and professionals from a third-level institution. A random sampling method was employed, and the sample size was calculated by power analysis. The study was developed during three stages: the first stage consisted of the application of a pilot test, the second stage involved the recruitment of the participants, and the third stage measured the participants' responses on the Collett-Lester Fear of Death Scale. RESULTS: the average fear of death was moderate-high (-X=3.19±0.55), and the highest score was observed for the fear of the death of others (-X=3.52±0.20). Significant differences in the perceptions of fear of death were observed among the students of the first three years (p;.05). CONCLUSIONS: it is possible that first-year students exhibit a reduced fear of death because they have not had the experience of hospital practice. Students in their second and third year may have a greater fear of death because they have cared for terminal patients. However, it appears that greater confidence is acquired over time, and thus fourth-year students and professionals exhibit less fear of death than second- and third-year students (p OBJETIVO: comparar el nivel de miedo a la muerte en estudiantes y profesionales de enfermería. MÉTODO: comparativo-transversal. Los participantes fueron 643 estudiantes y profesionales de Enfermería de una institución de tercer nivel. Muestreo aleatorio, la muestra se calculó por el análisis de potencia. El estudio se desarrolló durante tres etapas: la primera etapa fue la aplicación de una prueba piloto, la segunda etapa abarcó el reclutamiento de los participantes y la tercera etapa se aplicó la Escala de Miedo la Muerte de Collett-Lester. RESULTADOS: el promedio del miedo a la muerte fue moderado-alto (-X=3.19±0.55). El puntaje más alto fue miedo a la muerte de otros (-X=3.52±0.20). La percepción del miedo a la muerte entre los estudiantes de los primeros tres años, fueron diferentes (p;.05). CONCLUSIONES: posiblemente, los estudiantes de 1° perciben menor miedo a la muerte porque no han tenido la experiencia de práctica hospitalaria. Estudiantes de 2° y 3° tienen mayor miedo a la muerte porque han cuidado a pacientes terminales. Parece ser que conforme va pasando el tiempo (estudiantes de 4° y profesionales) se adquiere mayor confianza y el miedo a la muerte va disminuyendo (pUniversidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/10007410.1590/0104-1169.3550.2558Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 2 (2015); 323-328Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 2 (2015); 323-328Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 2 (2015); 323-3281518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/100074/98752https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/100074/98753https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/100074/98754Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMondragón-Sánchez, Edna Johana Cordero, Erika Alejandra Torre Espinoza, María de Lourdes Morales Landeros-Olvera, Erick Alberto 2015-07-06T12:04:16Zoai:revistas.usp.br:article/100074Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-07-06T12:04:16Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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