O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4313 |
Resumo: | O estudo buscou conhecer as percepções de acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem acerca de sua formação para o cuidado transpessoal. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada em quatro universidades públicas da Bahia, com 16 formandos (amostragem não probabilística), através de entrevista semiestruturada, analisada por meio do discurso do sujeito coletivo. Os resultados expressaram os sentimentos dos discentes diante do desafio do cuidado transpessoal, as habilidades psicocognitivas necessárias para a práxis intersubjetiva, as percepções acerca da grade curricular em relação à dimensão psicoemocional do ser e o desenovelando dos nós críticos - estratégias sugeridas. As reflexões finais apontam para a necessidade de implementar modificações na formação profissional do enfermeiro, de modo a resgatar o olhar humanístico junto ao científico. Sugere-se que os cursos de graduação desenvolvam metodologia interativa capaz de subsidiar práxis de cuidado mais humana, sensível e intersubjetiva. |
id |
USP-38_0f721d0782fcde8ab283d9c1931a2395 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4313 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal Nursing professional education: implications of education for transpersonal care La enseñanza superior de enfermería: implicaciones de la formación profesional para el cuidado transpersonal NursingEducationDiploma ProgramsNursing CareEnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemCuidados de EnfermagemEducação em EnfermagemEnfermeríaProgramas de Graduación en EnfermeríaAtención de EnfermeríaEducación en Enfermería O estudo buscou conhecer as percepções de acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem acerca de sua formação para o cuidado transpessoal. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada em quatro universidades públicas da Bahia, com 16 formandos (amostragem não probabilística), através de entrevista semiestruturada, analisada por meio do discurso do sujeito coletivo. Os resultados expressaram os sentimentos dos discentes diante do desafio do cuidado transpessoal, as habilidades psicocognitivas necessárias para a práxis intersubjetiva, as percepções acerca da grade curricular em relação à dimensão psicoemocional do ser e o desenovelando dos nós críticos - estratégias sugeridas. As reflexões finais apontam para a necessidade de implementar modificações na formação profissional do enfermeiro, de modo a resgatar o olhar humanístico junto ao científico. Sugere-se que os cursos de graduação desenvolvam metodologia interativa capaz de subsidiar práxis de cuidado mais humana, sensível e intersubjetiva. This study identifies the perceptions of undergraduate nursing students concerning their education to provide transpersonal care. This qualitative study was conducted in four public universities in Bahia, Brazil with 16 seniors (non-probabilistic sampling) through semi-structured interviews, analyzed through the Collective Subject Discourse. The results expressed the students feelings in the face of the challenge to provide transpersonal care; the psycho-cognitive competencies required by inter-subjective praxis; their perceptions concerning the curriculum in relation to the psycho-emotional dimension of being, untying critical knots; strategies suggested. The final reflections indicate the need to implement changes in the professional education of nurses in order to recover the humanistic view while preserving the scientific view. Undergraduate courses should develop an interactive methodology capable of supporting a more humane, sensitive and inter-subjective care praxis. El estudio buscó conocer las percepciones de estudiantes del Curso de Graduación en Enfermería acerca de su formación para el cuidado transpersonal. Se trata de una investigación cualitativa realizada en cuatro Universidades Públicas de Bahía, con 16 estudiantes del último curso (muestreo no probabilístico), a través de entrevista semiestructurada, analizada por medio del Discurso del Sujeto Colectivo. Los resultados expresaron los sentimientos de los discentes delante del desafío del cuidado transpersonal; las habilidades psicocognitivas necesarias para la praxis intersubjetiva; las percepciones acerca del plan de estudios en relación a la dimensión psicoemocional del ser y el desatar de los nudos críticos - estrategias sugeridas. Las reflexiones finales apuntan para la necesidad de implementar modificaciones en la formación profesional del enfermero, de modo a rescatar la mirada humanística junto al científico. Se sugiere que los cursos de graduación desarrollen una metodología interactiva capaz de subsidiar una praxis de cuidado más humana, sensible e intersubjetiva. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/431310.1590/S0104-11692011000200005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 2 (2011); 252-260 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 2 (2011); 252-260 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 2 (2011); 252-260 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4313/5530https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4313/5531https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4313/5532Nunes, Emanuelle Caires Dias AraújoSilva, Luzia Wilma Santana daPires, Eulina Patricia Oliveira Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:41:32Zoai:revistas.usp.br:article/4313Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:41:32Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal Nursing professional education: implications of education for transpersonal care La enseñanza superior de enfermería: implicaciones de la formación profesional para el cuidado transpersonal |
title |
O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal |
spellingShingle |
O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal Nunes, Emanuelle Caires Dias Araújo Nursing Education Diploma Programs Nursing Care Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem Cuidados de Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermería Programas de Graduación en Enfermería Atención de Enfermería Educación en Enfermería |
title_short |
O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal |
title_full |
O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal |
title_fullStr |
O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal |
title_full_unstemmed |
O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal |
title_sort |
O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal |
author |
Nunes, Emanuelle Caires Dias Araújo |
author_facet |
Nunes, Emanuelle Caires Dias Araújo Silva, Luzia Wilma Santana da Pires, Eulina Patricia Oliveira Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luzia Wilma Santana da Pires, Eulina Patricia Oliveira Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Emanuelle Caires Dias Araújo Silva, Luzia Wilma Santana da Pires, Eulina Patricia Oliveira Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nursing Education Diploma Programs Nursing Care Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem Cuidados de Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermería Programas de Graduación en Enfermería Atención de Enfermería Educación en Enfermería |
topic |
Nursing Education Diploma Programs Nursing Care Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem Cuidados de Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermería Programas de Graduación en Enfermería Atención de Enfermería Educación en Enfermería |
description |
O estudo buscou conhecer as percepções de acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem acerca de sua formação para o cuidado transpessoal. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada em quatro universidades públicas da Bahia, com 16 formandos (amostragem não probabilística), através de entrevista semiestruturada, analisada por meio do discurso do sujeito coletivo. Os resultados expressaram os sentimentos dos discentes diante do desafio do cuidado transpessoal, as habilidades psicocognitivas necessárias para a práxis intersubjetiva, as percepções acerca da grade curricular em relação à dimensão psicoemocional do ser e o desenovelando dos nós críticos - estratégias sugeridas. As reflexões finais apontam para a necessidade de implementar modificações na formação profissional do enfermeiro, de modo a resgatar o olhar humanístico junto ao científico. Sugere-se que os cursos de graduação desenvolvam metodologia interativa capaz de subsidiar práxis de cuidado mais humana, sensível e intersubjetiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4313 10.1590/S0104-11692011000200005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4313 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692011000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4313/5530 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4313/5531 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4313/5532 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 2 (2011); 252-260 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 2 (2011); 252-260 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 2 (2011); 252-260 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222845110845440 |