Validação de manual educativo para pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186235 |
Resumo: | Objetivo: validar o conteúdo e a aparência de um manual educativo para pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia. Método: pesquisa metodológica, que teve a Teoria da Psicometria como referencial teórico-metodológico. Foi considerado o Índice de Concordância mínimo de 80% para garantir a adequação do material. Compuseram a amostra 17 peritos na área temática do manual educativo e 12 pacientes previamente submetidas à radioterapia devido ao diagnóstico de câncer de mama. Resultados: dois itens do instrumento de avaliação destinados aos peritos obtiveram Índice de Concordância <80%. Os demais itens foram considerados adequados e/ou totalmente adequados nos três blocos de análise propostos para os peritos: objetivos - 89,07%, estrutura e apresentação - 92,94%, e relevância - 93,13%; e bom e/ou muito bom nos cinco blocos de análise propostos para as pacientes: objetivos, organização, estilo da escrita, aparência, e motivação, todos com Índice de Concordância de 100%. Conclusão: o manual educativo, após ter sido aperfeiçoado com base nas sugestões da amostra e na literatura científica, foi considerado válido segundo o conteúdo e aparência, sugerindo sua contribuição para a prática clínica da enfermagem e para a compreensão do tratamento, ao qual pacientes com câncer de mama são submetidas. |
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Validação de manual educativo para pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapiaValidation of an educational manual for breast cancer patients undergoing radiotherapyValidación de manual educativo para pacientes con cáncer de mama sometidas a radioterapiaEnfermagem OncológicaEducação em SaúdeCuidados de EnfermagemEstudo de ValidaçãoTecnologia EducacionalNeoplasias da MamaEnfermería OncológicaEducación en SaludAtención de EnfermeríaEstudio de ValidaciónTecnología EducacionalNeoplasias de la MamaOncology NursingHealth EducationNursing CareValidation StudyEducational TechnologyBreast NeoplasmsObjetivo: validar o conteúdo e a aparência de um manual educativo para pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia. Método: pesquisa metodológica, que teve a Teoria da Psicometria como referencial teórico-metodológico. Foi considerado o Índice de Concordância mínimo de 80% para garantir a adequação do material. Compuseram a amostra 17 peritos na área temática do manual educativo e 12 pacientes previamente submetidas à radioterapia devido ao diagnóstico de câncer de mama. Resultados: dois itens do instrumento de avaliação destinados aos peritos obtiveram Índice de Concordância <80%. Os demais itens foram considerados adequados e/ou totalmente adequados nos três blocos de análise propostos para os peritos: objetivos - 89,07%, estrutura e apresentação - 92,94%, e relevância - 93,13%; e bom e/ou muito bom nos cinco blocos de análise propostos para as pacientes: objetivos, organização, estilo da escrita, aparência, e motivação, todos com Índice de Concordância de 100%. Conclusão: o manual educativo, após ter sido aperfeiçoado com base nas sugestões da amostra e na literatura científica, foi considerado válido segundo o conteúdo e aparência, sugerindo sua contribuição para a prática clínica da enfermagem e para a compreensão do tratamento, ao qual pacientes com câncer de mama são submetidas.Objetivo: validar el contenido y la apariencia de un manual educativo para pacientes con cáncer de mama sometidas a radioterapia. Método: investigación metodológica, que utilizó la Teoría de la Psicometría como referencial teórico metodológico. Fue considerado el Índice de Concordancia mínimo de ٨0% para garantizar la adecuación del material. Compusieron la muestra 17 peritos en el área temática del manual educativo y 12 pacientes previamente sometidas a radioterapia debido al diagnóstico de cáncer de mama. Resultados: dos ítems del instrumento de evaluación destinado a los peritos obtuvieron Índice de Concordancia <80%. Los demás ítems fueron considerados adecuados y/o totalmente adecuados en los tres bloques de análisis propuestos para los peritos, obteniéndose los siguientes resultados: objetivos 89,07%; estructura y presentación 92,94%; y, relevancia 93,13%. En los cinco bloques de análisis propuestos para las pacientes se obtuvo bueno y/o muy bueno, con Índice de Concordancia de 100% para: objetivos, organización, estilo de escritura, apariencia, y motivación. Conclusión: el manual educativo, después de haber sido perfeccionado con base en las sugerencias de la muestra y en la literatura científica, fue considerado válido según contenido y apariencia, sugiriendo que puede contribuir para la práctica clínica de la enfermería y para la comprensión del tratamiento al cual son sometidas las pacientes con cáncer de mama.Objective: to validate the content and appearance of an educational manual for breast cancer patients undergoing radiation therapy. Method: methodological research, which had the Theory of Psychometry as a theoretical-methodological reference. The minimum 80% Concordance Index was considered to ensure the adequacy of the material. The sample consisted of 17 experts in the subject area of the educational manual and 12 patients previously submitted to radiotherapy due to the diagnosis of breast cancer. Results: two items of the expert evaluation tool were found to have a concordance index <80%. The other items were considered adequate and/or totally adequate in the three blocks of analysis proposed for the experts: objectives - 89.07%, structure and presentation - 92.94%, and relevance - 93.13%; and good and/or very good in the five blocks of analysis proposed for the patients: objectives, organization, writing style, appearance, and motivation, all with 100% agreement rate. Conclusion: the educational manual, after having been perfected based on the suggestions of the sample and the scientific literature, was considered valid according to its content and appearance, suggesting its contribution to the clinical practice of nursing and to the understanding of the treatment to which patients with breast cancer are submitted.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18623510.1590/1518-8345.3197.3384Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3384Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3384Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33841518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186235/171928https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186235/171929https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/186235/171930Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Flávia Oliveira de Almeida Marques da Faria, Edison TostesReis, Paula Elaine Diniz dos2021-05-26T21:54:57Zoai:revistas.usp.br:article/186235Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-26T21:54:57Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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