Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Miranda, Karla Corrêa Lima, Melo, Regina Cláudia de Oliveira, Gomes, Linicarla Fabiole de Souza, Monteiro, Ana Ruth Macêdo, Moreira, Thereza Maria Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978
Resumo: Objetivo: analisar o efeito no conhecimento sobre a comunicação terapêutica pelos acadêmicos de Enfermagem com o uso de aplicativos. Método: ensaio clínico randomizado e controlado realizado junto a 60 estudantes de Enfermagem. No tópico Grupamentos e técnicas de comunicação terapêutica, o grupo intervenção-GI (n=30) utilizou o aplicativo e o grupo controle-GC (n=30) foi submetido à aula tradicional. Foi avaliado o conhecimento pré (Teste zero -0) e pós-teste (imediato-Teste 1 e após 30 dias-Teste 2) dos envolvidos. Resultados: o teste 1, realizado imediatamente após a intervenção, mostrou uma média de 11 acertos no grupo controle e 13 no intervenção, com significância estatística (p=0,036). O teste 2 mostrou uma diminuição dos acertos nos dois grupos (GI=10,87 e GC=9,3), mas manteve a diferença entre GI e GC no pós-teste (p<0,01). Conclusão: a utilização do aplicativo sobre a comunicação terapêutica favoreceu o conhecimento dos estudantes, quando comparado ao método tradicional de ensino. Registro REBEC RBR-4TF6MR.
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spelling Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trialUtilização de aplicativo sobre a comunicação terapêutica na graduação em Enfermagem: estudo clínico randomizadoUtilización de aplicativo sobre comunicación terapéutica en la pre-grado en enfermería: estudio clínico aleatorioTecnologia EducacionalEnsaio Clínico Controlado RandomizadoEducação SuperiorEnfermagemAplicativos MóveisComunicaçãoTecnología EducativaEnsayo Clínico Controlado AleatorioEducación SuperiorEnfermeríaAplicaciones MóvilesComunicaciónEducational TechnologyRandomized Controlled TrialHigher EducationNursingMobile ApplicationsCommunicationObjetivo: analisar o efeito no conhecimento sobre a comunicação terapêutica pelos acadêmicos de Enfermagem com o uso de aplicativos. Método: ensaio clínico randomizado e controlado realizado junto a 60 estudantes de Enfermagem. No tópico Grupamentos e técnicas de comunicação terapêutica, o grupo intervenção-GI (n=30) utilizou o aplicativo e o grupo controle-GC (n=30) foi submetido à aula tradicional. Foi avaliado o conhecimento pré (Teste zero -0) e pós-teste (imediato-Teste 1 e após 30 dias-Teste 2) dos envolvidos. Resultados: o teste 1, realizado imediatamente após a intervenção, mostrou uma média de 11 acertos no grupo controle e 13 no intervenção, com significância estatística (p=0,036). O teste 2 mostrou uma diminuição dos acertos nos dois grupos (GI=10,87 e GC=9,3), mas manteve a diferença entre GI e GC no pós-teste (p<0,01). Conclusão: a utilização do aplicativo sobre a comunicação terapêutica favoreceu o conhecimento dos estudantes, quando comparado ao método tradicional de ensino. Registro REBEC RBR-4TF6MR.Objetivo: analizar el efecto del conocimiento sobre comunicación terapéutica por los académicos de enfermería con el uso de aplicativos. Método: ensayo clínico aleatorio controlado, realizado en 60 estudiantes de enfermería. En el tópico, agrupamientos y técnicas de comunicación terapéutica, el grupo intervención-GI (n=30) utilizó el aplicativo y el grupo control-GC (n=30) fue sometido a una clase tradicional. Fue evaluado el conocimiento pretest (Test cero -0) y postest (inmediato-Test 1 y después de 30 días-Test 2) de los participantes. Resultados: el test 1, realizado inmediatamente después de la intervención, mostró media de 11 aciertos en el grupo control y 13 en la intervención, con significación estadística de p=0,036. El test 2 mostró diminución de los aciertos en los dos grupos (GI=10,87 y GC=9,3), pero mantuvo diferencia entre GI y GC en el postest (p<0,01). Conclusión: la utilización del aplicativo sobre comunicación terapéutica favoreció el conocimiento de los estudiantes al ser comparado con el método tradicional de enseñanza. Registro REBEC RBR-4TF6MR.Objective: to analyze the effect on the knowledge of therapeutic communication by Nursing students through the use of applications. Method: a randomized and controlled clinical trial conducted with 60 nursing students. In the topic Groups and therapeutic communication techniques, the intervention-IG group (n=30) used the application and the control-CG group (n=30) was submitted to the traditional class. The pre- (Zero Test -0) and post-test knowledge (immediate-Test 1 and after 30 day-Test 2) of those involved were evaluated. Results: Test 1, performed immediately after the intervention, showed a mean of 11 hits in the control group and 13 in the intervention, with statistical significance (p=0.036). Test 2 showed a decrease in hits in both groups (IG=10.87 and CG=9.3), but maintained the difference between IG and CG in the post-test (p<0.01). Conclusion: the use of the application on therapeutic communication favored the knowledge of the students, when compared to the traditional teaching method. REBEC RBR-4TF6MR Registration.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18797810.1590/1518-8345.4461.3456Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3456Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3456Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34561518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978/173595https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978/173596https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978/173597Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Manuela de Mendonça FigueirêdoMiranda, Karla Corrêa LimaMelo, Regina Cláudia de OliveiraGomes, Linicarla Fabiole de Souza Monteiro, Ana Ruth MacêdoMoreira, Thereza Maria Magalhães 2021-06-30T20:04:42Zoai:revistas.usp.br:article/187978Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-06-30T20:04:42Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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