Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978 |
Resumo: | Objetivo: analisar o efeito no conhecimento sobre a comunicação terapêutica pelos acadêmicos de Enfermagem com o uso de aplicativos. Método: ensaio clínico randomizado e controlado realizado junto a 60 estudantes de Enfermagem. No tópico Grupamentos e técnicas de comunicação terapêutica, o grupo intervenção-GI (n=30) utilizou o aplicativo e o grupo controle-GC (n=30) foi submetido à aula tradicional. Foi avaliado o conhecimento pré (Teste zero -0) e pós-teste (imediato-Teste 1 e após 30 dias-Teste 2) dos envolvidos. Resultados: o teste 1, realizado imediatamente após a intervenção, mostrou uma média de 11 acertos no grupo controle e 13 no intervenção, com significância estatística (p=0,036). O teste 2 mostrou uma diminuição dos acertos nos dois grupos (GI=10,87 e GC=9,3), mas manteve a diferença entre GI e GC no pós-teste (p<0,01). Conclusão: a utilização do aplicativo sobre a comunicação terapêutica favoreceu o conhecimento dos estudantes, quando comparado ao método tradicional de ensino. Registro REBEC RBR-4TF6MR. |
id |
USP-38_15ea7645f40b5a010c4d1e0972a659a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187978 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trialUtilização de aplicativo sobre a comunicação terapêutica na graduação em Enfermagem: estudo clínico randomizadoUtilización de aplicativo sobre comunicación terapéutica en la pre-grado en enfermería: estudio clínico aleatorioTecnologia EducacionalEnsaio Clínico Controlado RandomizadoEducação SuperiorEnfermagemAplicativos MóveisComunicaçãoTecnología EducativaEnsayo Clínico Controlado AleatorioEducación SuperiorEnfermeríaAplicaciones MóvilesComunicaciónEducational TechnologyRandomized Controlled TrialHigher EducationNursingMobile ApplicationsCommunicationObjetivo: analisar o efeito no conhecimento sobre a comunicação terapêutica pelos acadêmicos de Enfermagem com o uso de aplicativos. Método: ensaio clínico randomizado e controlado realizado junto a 60 estudantes de Enfermagem. No tópico Grupamentos e técnicas de comunicação terapêutica, o grupo intervenção-GI (n=30) utilizou o aplicativo e o grupo controle-GC (n=30) foi submetido à aula tradicional. Foi avaliado o conhecimento pré (Teste zero -0) e pós-teste (imediato-Teste 1 e após 30 dias-Teste 2) dos envolvidos. Resultados: o teste 1, realizado imediatamente após a intervenção, mostrou uma média de 11 acertos no grupo controle e 13 no intervenção, com significância estatística (p=0,036). O teste 2 mostrou uma diminuição dos acertos nos dois grupos (GI=10,87 e GC=9,3), mas manteve a diferença entre GI e GC no pós-teste (p<0,01). Conclusão: a utilização do aplicativo sobre a comunicação terapêutica favoreceu o conhecimento dos estudantes, quando comparado ao método tradicional de ensino. Registro REBEC RBR-4TF6MR.Objetivo: analizar el efecto del conocimiento sobre comunicación terapéutica por los académicos de enfermería con el uso de aplicativos. Método: ensayo clínico aleatorio controlado, realizado en 60 estudiantes de enfermería. En el tópico, agrupamientos y técnicas de comunicación terapéutica, el grupo intervención-GI (n=30) utilizó el aplicativo y el grupo control-GC (n=30) fue sometido a una clase tradicional. Fue evaluado el conocimiento pretest (Test cero -0) y postest (inmediato-Test 1 y después de 30 días-Test 2) de los participantes. Resultados: el test 1, realizado inmediatamente después de la intervención, mostró media de 11 aciertos en el grupo control y 13 en la intervención, con significación estadística de p=0,036. El test 2 mostró diminución de los aciertos en los dos grupos (GI=10,87 y GC=9,3), pero mantuvo diferencia entre GI y GC en el postest (p<0,01). Conclusión: la utilización del aplicativo sobre comunicación terapéutica favoreció el conocimiento de los estudiantes al ser comparado con el método tradicional de enseñanza. Registro REBEC RBR-4TF6MR.Objective: to analyze the effect on the knowledge of therapeutic communication by Nursing students through the use of applications. Method: a randomized and controlled clinical trial conducted with 60 nursing students. In the topic Groups and therapeutic communication techniques, the intervention-IG group (n=30) used the application and the control-CG group (n=30) was submitted to the traditional class. The pre- (Zero Test -0) and post-test knowledge (immediate-Test 1 and after 30 day-Test 2) of those involved were evaluated. Results: Test 1, performed immediately after the intervention, showed a mean of 11 hits in the control group and 13 in the intervention, with statistical significance (p=0.036). Test 2 showed a decrease in hits in both groups (IG=10.87 and CG=9.3), but maintained the difference between IG and CG in the post-test (p<0.01). Conclusion: the use of the application on therapeutic communication favored the knowledge of the students, when compared to the traditional teaching method. REBEC RBR-4TF6MR Registration.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18797810.1590/1518-8345.4461.3456Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3456Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3456Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34561518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978/173595https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978/173596https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978/173597Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Manuela de Mendonça FigueirêdoMiranda, Karla Corrêa LimaMelo, Regina Cláudia de OliveiraGomes, Linicarla Fabiole de Souza Monteiro, Ana Ruth MacêdoMoreira, Thereza Maria Magalhães 2021-06-30T20:04:42Zoai:revistas.usp.br:article/187978Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-06-30T20:04:42Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial Utilização de aplicativo sobre a comunicação terapêutica na graduação em Enfermagem: estudo clínico randomizado Utilización de aplicativo sobre comunicación terapéutica en la pre-grado en enfermería: estudio clínico aleatorio |
title |
Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial |
spellingShingle |
Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo Tecnologia Educacional Ensaio Clínico Controlado Randomizado Educação Superior Enfermagem Aplicativos Móveis Comunicação Tecnología Educativa Ensayo Clínico Controlado Aleatorio Educación Superior Enfermería Aplicaciones Móviles Comunicación Educational Technology Randomized Controlled Trial Higher Education Nursing Mobile Applications Communication |
title_short |
Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial |
title_full |
Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial |
title_fullStr |
Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial |
title_full_unstemmed |
Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial |
title_sort |
Use of a therapeutic communication application in the Nursing undergraduate program: randomized clinical trial |
author |
Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo |
author_facet |
Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo Miranda, Karla Corrêa Lima Melo, Regina Cláudia de Oliveira Gomes, Linicarla Fabiole de Souza Monteiro, Ana Ruth Macêdo Moreira, Thereza Maria Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Karla Corrêa Lima Melo, Regina Cláudia de Oliveira Gomes, Linicarla Fabiole de Souza Monteiro, Ana Ruth Macêdo Moreira, Thereza Maria Magalhães |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo Miranda, Karla Corrêa Lima Melo, Regina Cláudia de Oliveira Gomes, Linicarla Fabiole de Souza Monteiro, Ana Ruth Macêdo Moreira, Thereza Maria Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educacional Ensaio Clínico Controlado Randomizado Educação Superior Enfermagem Aplicativos Móveis Comunicação Tecnología Educativa Ensayo Clínico Controlado Aleatorio Educación Superior Enfermería Aplicaciones Móviles Comunicación Educational Technology Randomized Controlled Trial Higher Education Nursing Mobile Applications Communication |
topic |
Tecnologia Educacional Ensaio Clínico Controlado Randomizado Educação Superior Enfermagem Aplicativos Móveis Comunicação Tecnología Educativa Ensayo Clínico Controlado Aleatorio Educación Superior Enfermería Aplicaciones Móviles Comunicación Educational Technology Randomized Controlled Trial Higher Education Nursing Mobile Applications Communication |
description |
Objetivo: analisar o efeito no conhecimento sobre a comunicação terapêutica pelos acadêmicos de Enfermagem com o uso de aplicativos. Método: ensaio clínico randomizado e controlado realizado junto a 60 estudantes de Enfermagem. No tópico Grupamentos e técnicas de comunicação terapêutica, o grupo intervenção-GI (n=30) utilizou o aplicativo e o grupo controle-GC (n=30) foi submetido à aula tradicional. Foi avaliado o conhecimento pré (Teste zero -0) e pós-teste (imediato-Teste 1 e após 30 dias-Teste 2) dos envolvidos. Resultados: o teste 1, realizado imediatamente após a intervenção, mostrou uma média de 11 acertos no grupo controle e 13 no intervenção, com significância estatística (p=0,036). O teste 2 mostrou uma diminuição dos acertos nos dois grupos (GI=10,87 e GC=9,3), mas manteve a diferença entre GI e GC no pós-teste (p<0,01). Conclusão: a utilização do aplicativo sobre a comunicação terapêutica favoreceu o conhecimento dos estudantes, quando comparado ao método tradicional de ensino. Registro REBEC RBR-4TF6MR. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978 10.1590/1518-8345.4461.3456 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.4461.3456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978/173595 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978/173596 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187978/173597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3456 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3456 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3456 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856156545024 |