Conhecimento, atitudes e crenças sobre a síndrome coronariana aguda de pacientes com diabetes tipo 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alardis Hunte Johnson, Camille
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Condilo Pitta, Natássia, Marosti Dessotte, Carina Aparecida, Spadoti Dantas, Rosana Aparecida, Rossi, Lídia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198893
Resumo: Objetivo: avaliar o conhecimento, atitudes e crenças deguianenses com diabetes mellitus tipo 2 sobre a síndromecoronariana aguda e explorar a associação entre essas medidase características sociodemográficas e clínicas desta população.Método: estudo transversal realizado em Linden, Guiana.Sessenta pacientes com diabetes tipo 2 foram entrevistadosusando um questionário sociodemográfico e clínico e o AcuteCoronary Syndrome-Response Index. O teste Mann-Whitneyfoi usado para verificar possíveis diferenças entre gruposde acordo com sub-escalas do ACS-Response Index e sexo,idade, tempo de diagnóstico, e índice de massa corporal, e oteste Kruskal-Wallis para comparar as sub-escalas do ACSResponseIndex e escolaridade. Resultados: dois participantesresponderam corretamente mais de 70% das questões dasub-escala Conhecimento. Os participantes obtiveram baixaspontuações em todas as sub-escalas. Menos da metaderespondeu que dor no peito e no braço são sintomas de ataquecardíaco. Diferenças significativas foram encontradas entreos níveis de Conhecimento (p=0.008) e Atitudes (p=0.009)e escolaridade. Conclusão: participantes com diabetesmellitus tipo 2 apresentaram níveis baixos de Conhecimento,Atitudes e Crenças. Participantes com pontuações mais altasno Conhecimento e Atitudes apresentaram nível educacionalmais alto. Os resultados mostram que profissionais da saúdeprecisam atentar para déficits de conhecimento de pacientescom diabetes tipo 2 sobre a síndrome coronariana aguda.
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O teste Mann-Whitneyfoi usado para verificar possíveis diferenças entre gruposde acordo com sub-escalas do ACS-Response Index e sexo,idade, tempo de diagnóstico, e índice de massa corporal, e oteste Kruskal-Wallis para comparar as sub-escalas do ACSResponseIndex e escolaridade. Resultados: dois participantesresponderam corretamente mais de 70% das questões dasub-escala Conhecimento. Os participantes obtiveram baixaspontuações em todas as sub-escalas. Menos da metaderespondeu que dor no peito e no braço são sintomas de ataquecardíaco. Diferenças significativas foram encontradas entreos níveis de Conhecimento (p=0.008) e Atitudes (p=0.009)e escolaridade. Conclusão: participantes com diabetesmellitus tipo 2 apresentaram níveis baixos de Conhecimento,Atitudes e Crenças. Participantes com pontuações mais altasno Conhecimento e Atitudes apresentaram nível educacionalmais alto. Os resultados mostram que profissionais da saúdeprecisam atentar para déficits de conhecimento de pacientescom diabetes tipo 2 sobre a síndrome coronariana aguda.Objetivo: evaluar el conocimiento, actitudes y creencias deguayaneses con diabetes tipo 2 sobre el síndrome coronarioagudo y explorar la asociación entre esas mediciones y lascaracterísticas sociodemográficas y clínicas de esa población.Método: estudio transversal realizado en Linden, Guayana, consesenta diabéticos tipo 2 entrevistados usando un cuestionariosociodemográfico y clínico y el Acute Coronary Syndrome-ACS Response Index. El test Mann-Whitney fue usado paraverificar posibles diferencias entre grupos de acuerdo con lassubescalas del ACS-Response Index y sexo, edad, tiempo dediagnóstico, e índice de masa corporal, y el test Kruskal-Wallispara comparar las subescalas del ACS-Response Index y el nivelde escolaridad. Resultados: dos participantes respondieroncorrectamente más de 70% de las preguntas de la subescalaConocimiento. Los participantes obtuvieron bajas puntuacionesen todas las escalas. Menos de la mitad respondieron que eldolor en el pecho y brazo son síntomas de ataque cardíaco.Diferencias significativas fueron encontradas entre el nivelde Conocimiento (p=0.008) y Actitudes (p=0.009) y deescolaridad. Conclusión: diabéticos tipo 2 presentaron bajonivel de Conocimiento, Actitudes y Creencias. Los participantescon puntuaciones más altas en las subescalas conocimientos yactitudes tuvieron nivel educacional más alto. Los resultadosmostraron que profesionales de salud deben prestar atenciónal conocimiento de los diabéticos tipo 2 sobre el síndromecoronario agudo.Objective: to evaluate the knowledge, attitudes, and beliefsof Guyanese individuals with type 2 diabetes regarding acutecoronary syndrome and explore associations between thesemeasures and the population’s sociodemographic and clinicalcharacteristics. Method: cross-sectional study conductedin Linden, Guyana, with sixty type 2 diabetics, interviewedusing a sociodemographic and clinical questionnaire andthe Acute Coronary Syndrome-Response Index. The Mann-Whitney test was used to assess potential differences betweengroups according to the ACS-Response Index subscales, andsex, age, time since diabetes diagnosis, and body mass indexand the Kruskal-Wallis test to compare the ACS-ResponseIndex subscales according to educational level. Results: onlytwo participants correctly answered more than 70% of theKnowledge subscale. Participants obtained low mean scoresin all subscales. Less than half of the participants reportedchest pain and arm pain as symptoms of heart attack.Significant differences were found when comparing Knowledge(p=0.008) and Attitudes (p=0.009) according to educationallevel. Conclusion: individuals with type 2 diabetes showedlow level of Knowledge, Attitudes, and Beliefs. Participantswho scored the highest in Knowledge and Attitudes presentedthe highest educational level. The results show a need forhealth professionals to heed knowledge deficits regarding acutecoronary syndrome among type 2 diabetes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19889310.1590/1518-8345.5435.3503Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3503Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3503Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e35031518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198893/183045https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198893/183046https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198893/183047https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlardis Hunte Johnson, Camille Condilo Pitta, Natássia Marosti Dessotte, Carina Aparecida Spadoti Dantas, Rosana Aparecida Rossi, Lídia Aparecida 2022-06-13T13:30:24Zoai:revistas.usp.br:article/198893Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-13T13:30:24Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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