Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204 |
Resumo: | O diabetes mellitus como uma doença crônica exige adaptação nos âmbitos psicológico, social e físico. Este estudo tem por objetivo compreender a experiência da criança na vivência com a doença. Os referenciais teórico e metodológico utilizados foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente. Entrevistou-se 12 crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos. Um total de 7 temas foram identificados nos dados coletados, sendo eles: "Vivendo algo inesperado", "Enfrentando uma dura realidade", "Tendo medo do que está acontecendo", "Vivendo sob controle", "Tentando adaptar-se à nova realidade", "Amadurecendo com a convivência", "Olhando para a doença de um jeito diferente". A vivência com o diabetes é algo que a criança enfrenta a cada dia, desde o momento do diagnóstico, tendo limitações na dieta, a inserção da insulinoterapia, a mudança no estilo de vida, fatos esses que desencadeiam sentimentos que oscilam entre medo, insegurança, revolta, aceitação e adaptação. |
id |
USP-38_1bf70bdca2ba02ee08420d564f794208 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2204 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criançaViviendo con la diabetes: la experiencia relatada por niñosLiving with diabetes: the experience as it is told by childrencriançadiabetes mellitusacontecimentos que mudam a vidaniñodiabetes mellitasacontecimientos que cambian la vidachilddiabetes mellituslife change eventsO diabetes mellitus como uma doença crônica exige adaptação nos âmbitos psicológico, social e físico. Este estudo tem por objetivo compreender a experiência da criança na vivência com a doença. Os referenciais teórico e metodológico utilizados foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente. Entrevistou-se 12 crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos. Um total de 7 temas foram identificados nos dados coletados, sendo eles: "Vivendo algo inesperado", "Enfrentando uma dura realidade", "Tendo medo do que está acontecendo", "Vivendo sob controle", "Tentando adaptar-se à nova realidade", "Amadurecendo com a convivência", "Olhando para a doença de um jeito diferente". A vivência com o diabetes é algo que a criança enfrenta a cada dia, desde o momento do diagnóstico, tendo limitações na dieta, a inserção da insulinoterapia, a mudança no estilo de vida, fatos esses que desencadeiam sentimentos que oscilam entre medo, insegurança, revolta, aceitação e adaptação.Diabetes mellitus is a chronic disease that demands adaptation in the psychological, social and physical sphere. This study aimed to understand the experiences of children with the disease. Symbolic Interactionism and Grounded Theory were used as a theoretical and methodological reference framework, respectively. We interviewed children in the age group between 7 and 14 years old. A total of 7 topics were identified in the collected data, which were: "Experiencing something unexpected", "Facing a harsh reality", "Being afraid of what is happening", "Living under control", "Trying to adapt to a new reality", "Maturing with this close relationship" and "Seeing this disease from a different angle". Living with diabetes is something these children are confronted with daily from the very moment it is diagnosed, having to live with a restricted diet, insulin therapy and life style changes, facts that bring about feelings that range from fear to insecurity, to revolt, to acceptance and adaptation.La diabetes mellitus es una enfermedad crónica que exige adaptación en los ámbitos psicológico, social y físico. El presente trabajo tuvo como objetivo comprender la experiencia del niño viviendo con la enfermedad. Los referenciales teórico y metodológico utilizados fueron el Interaccionismo Simbólico y la Teoría Fundamentada en los Datos, respectivamente. Entrevistamos niños con las edades de 7 hasta 14 años. Un total de 7 temas fueron identificados en los datos recopilados, siendo ellos: "Viviendo algo inesperado", "Enfrentando una dura realidad", "Sintiendo miedo sobre lo que está pasando", "Viviendo bajo control", "Intentando adaptarse a la nueva realidad", "Madurando con la convivencia", "Mirando la enfermedad de una manera diferente". La vivencia con la diabetes es algo que el niño enfrenta cada día, desde el momento del diagnóstico, teniendo limitaciones en la dieta, la inserción de la insulinoterapia, el cambio en el estilo de vida, hechos esos que desencadenan sentimientos que oscilan entre miedo, inseguridad, indignación y adaptación.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/220410.1590/S0104-11692006000100004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 1 (2006); 25-32Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 1 (2006); 25-32Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 1 (2006); 25-321518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204/2318https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204/2319Moreira, Patrícia LucianaDupas, Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:54:15Zoai:revistas.usp.br:article/2204Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:54:15Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança Viviendo con la diabetes: la experiencia relatada por niños Living with diabetes: the experience as it is told by children |
title |
Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança |
spellingShingle |
Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança Moreira, Patrícia Luciana criança diabetes mellitus acontecimentos que mudam a vida niño diabetes mellitas acontecimientos que cambian la vida child diabetes mellitus life change events |
title_short |
Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança |
title_full |
Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança |
title_fullStr |
Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança |
title_full_unstemmed |
Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança |
title_sort |
Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança |
author |
Moreira, Patrícia Luciana |
author_facet |
Moreira, Patrícia Luciana Dupas, Giselle |
author_role |
author |
author2 |
Dupas, Giselle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Patrícia Luciana Dupas, Giselle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criança diabetes mellitus acontecimentos que mudam a vida niño diabetes mellitas acontecimientos que cambian la vida child diabetes mellitus life change events |
topic |
criança diabetes mellitus acontecimentos que mudam a vida niño diabetes mellitas acontecimientos que cambian la vida child diabetes mellitus life change events |
description |
O diabetes mellitus como uma doença crônica exige adaptação nos âmbitos psicológico, social e físico. Este estudo tem por objetivo compreender a experiência da criança na vivência com a doença. Os referenciais teórico e metodológico utilizados foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente. Entrevistou-se 12 crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos. Um total de 7 temas foram identificados nos dados coletados, sendo eles: "Vivendo algo inesperado", "Enfrentando uma dura realidade", "Tendo medo do que está acontecendo", "Vivendo sob controle", "Tentando adaptar-se à nova realidade", "Amadurecendo com a convivência", "Olhando para a doença de um jeito diferente". A vivência com o diabetes é algo que a criança enfrenta a cada dia, desde o momento do diagnóstico, tendo limitações na dieta, a inserção da insulinoterapia, a mudança no estilo de vida, fatos esses que desencadeiam sentimentos que oscilam entre medo, insegurança, revolta, aceitação e adaptação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204 10.1590/S0104-11692006000100004 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692006000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204/2318 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204/2319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 1 (2006); 25-32 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 1 (2006); 25-32 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 1 (2006); 25-32 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222841410420736 |