Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16094 |
Resumo: | O presente artigo avalia a estratégia alternativa de integração em grupo por meio da aplicação da técnica da complementação de frases em Universitários, em véspera de prova. Teve como objetivo: a) oferecer aos alunos do curso de graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, uma possibilidade de expressão vivencial da situação peculiar; b) apreender suas condições emocionais relacionadas às suas expectativas; c) identificar aspectos possíveis de serem manejados e; d) sugerir uma possível alternativa de intervenção para alívio de tensões. |
id |
USP-38_1e1ce42d8564e6034c21eaacb1e35361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16094 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de provaTécnica de la complementación de frases como recurso para expresión vivencial del alumno en la víspera de exámenTechnique of complementing sentences as a resource to students expression in the day before their examinationtécnica da complementação de frasesalunos de graduação em enfermagemcondições emocionais do aluno de graduaçãotécnica de complementación de frasesgraduados en enfermeríacondiciones emocionales de los alumnos graduadostechnique of complementing sentencenursing undergraduate studentstudents' emotional conditionO presente artigo avalia a estratégia alternativa de integração em grupo por meio da aplicação da técnica da complementação de frases em Universitários, em véspera de prova. Teve como objetivo: a) oferecer aos alunos do curso de graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, uma possibilidade de expressão vivencial da situação peculiar; b) apreender suas condições emocionais relacionadas às suas expectativas; c) identificar aspectos possíveis de serem manejados e; d) sugerir uma possível alternativa de intervenção para alívio de tensões.This article evaluates an alternative strategy of group intervention using the technique of complementing sentences to a group of students at University just before their examination. It aimed at offering to the nursing undergraduate students from the College of Nursing at Ribeirão Preto - University of São Paulo, a space to show their feelings related to this peculiar situation. The authors searched to catch the students' emotional conditions regarding their expectations as well as to identify possible aspects that can be handled looking at suggesting alternatives of intervention to alleviated tension.El presente artículo, evalúa la estrategia alternativa de la intervención en grupo mediante la técnica de la complementación de frases en Universitarios, en el día anterior de a pruebas de conocimientos. Tuvo como objetivos: a) ofrecer a los alumnos del curso de pre-grado en enfermería de la Escuela de Enfermería de Ribeirao Preto - USP, una posibilidad de expresión vivencial en situación específica; b) captar sus condiciones emocionales relacionadas a sus expectativas; c) identificar aspectos posibles de ser manejados y; de sugerir una posible alternativa de intervención para alivio de sus tensiones.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1996-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1609410.1590/S0104-11691996000700005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 4 (1996): Número Especial; 39-49Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 (1996): Número Especial; 39-49Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 (1996): Número Especial; 39-491518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16094/17667Vietta, Edna PaciênciaLabate, Renata C.Moraes, Maria C.Rodrigues, Antonia R. F.Braga, Eliana Ap. P. S.info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-18T18:49:44Zoai:revistas.usp.br:article/16094Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-18T18:49:44Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova Técnica de la complementación de frases como recurso para expresión vivencial del alumno en la víspera de exámen Technique of complementing sentences as a resource to students expression in the day before their examination |
title |
Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova |
spellingShingle |
Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova Vietta, Edna Paciência técnica da complementação de frases alunos de graduação em enfermagem condições emocionais do aluno de graduação técnica de complementación de frases graduados en enfermería condiciones emocionales de los alumnos graduados technique of complementing sentence nursing undergraduate student students' emotional condition |
title_short |
Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova |
title_full |
Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova |
title_fullStr |
Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova |
title_full_unstemmed |
Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova |
title_sort |
Técnica da complementação de frases como recurso para expressão vivencial do aluno em véspera de prova |
author |
Vietta, Edna Paciência |
author_facet |
Vietta, Edna Paciência Labate, Renata C. Moraes, Maria C. Rodrigues, Antonia R. F. Braga, Eliana Ap. P. S. |
author_role |
author |
author2 |
Labate, Renata C. Moraes, Maria C. Rodrigues, Antonia R. F. Braga, Eliana Ap. P. S. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vietta, Edna Paciência Labate, Renata C. Moraes, Maria C. Rodrigues, Antonia R. F. Braga, Eliana Ap. P. S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
técnica da complementação de frases alunos de graduação em enfermagem condições emocionais do aluno de graduação técnica de complementación de frases graduados en enfermería condiciones emocionales de los alumnos graduados technique of complementing sentence nursing undergraduate student students' emotional condition |
topic |
técnica da complementação de frases alunos de graduação em enfermagem condições emocionais do aluno de graduação técnica de complementación de frases graduados en enfermería condiciones emocionales de los alumnos graduados technique of complementing sentence nursing undergraduate student students' emotional condition |
description |
O presente artigo avalia a estratégia alternativa de integração em grupo por meio da aplicação da técnica da complementação de frases em Universitários, em véspera de prova. Teve como objetivo: a) oferecer aos alunos do curso de graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, uma possibilidade de expressão vivencial da situação peculiar; b) apreender suas condições emocionais relacionadas às suas expectativas; c) identificar aspectos possíveis de serem manejados e; d) sugerir uma possível alternativa de intervenção para alívio de tensões. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16094 10.1590/S0104-11691996000700005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16094 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691996000700005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16094/17667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 4 (1996): Número Especial; 39-49 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 (1996): Número Especial; 39-49 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 4 (1996): Número Especial; 39-49 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222846403739648 |