Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guzmán-Almagro, María Isabel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oter-Quintana, Cristina, Martín-Salinas, Carmen Clara, Cid-Galán, María Luisa, Carrillo-Camacho, Elena, Navarta-Sánchez, María Victoria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/206697
Resumo: Objetivo: avaliar o impacto da intervenção educacional (edworkcases) nos resultados da avaliação dos alunos em suas práticas clínicas, suas atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem e sua satisfação. Método: estudo observacional transversal, realizado com 69 estudantes do terceiro ano de Enfermagem de uma universidade pública de Madri, Espanha. Os dados analisados foram obtidos das notas dos alunos em suas práticas clínicas, bem como, os escores pré- e pós-intervenção na Escala de Posições frente ao Diagnóstico de Enfermagem e uma pesquisa de satisfação. A comparação de médias por participação no projeto (sim/não) foi realizada por meio do teste t de Student. A comparação de médias por professor foi realizada por meio de testes de Kruskal-Wallis. Resultados: taxa de participação: 72,4%; 92% dos participantes eram mulheres; mediana de idade de 21 anos. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre participantes e não participantes em termos de pontuação média na Avaliação Geral e na Avaliação do Estudo de Caso, com maiores pontuações encontradas entre o grupo de participantes. A pontuação média das atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem foi de 99,9 (DP=2,8) antes da intervenção e 111,1 (DP=2,9) após a intervenção [IC 95%: 3,3-19,2]. Conclusão: a utilização de edworkcases como parte do treinamento prático foi considerada satisfatória, permitindo a articulação teoria e prática e melhorando as atitudes dos alunos em relação aos diagnósticos de Enfermagem.
id USP-38_1e93b1a28521798573371c629f46a249
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/206697
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversalEvaluation of an educational intervention (edworkcases) involving clinical cases and Nursing students: a cross-sectional observational studyEvaluación de una intervención educativa (edworkcases) que involucra casos clínicos y estudiantes de Enfermería: estudio transversal y observacionalClinical Competence; Decision-Making; Problem-Based Learning; Nursing Students; Nursing Diagnosis; Standardized Nursing TerminologyCompetencia Clínica; Toma de Decisiones; Aprendizaje Basado en Problemas; Estudiantes de Enfermería; Diagnóstico de Enfermería; Terminología Normalizada de EnfermeríaCompetência Clínica; Tomada de Decisões; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudantes de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Terminologia Padronizada em EnfermagemObjetivo: avaliar o impacto da intervenção educacional (edworkcases) nos resultados da avaliação dos alunos em suas práticas clínicas, suas atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem e sua satisfação. Método: estudo observacional transversal, realizado com 69 estudantes do terceiro ano de Enfermagem de uma universidade pública de Madri, Espanha. Os dados analisados foram obtidos das notas dos alunos em suas práticas clínicas, bem como, os escores pré- e pós-intervenção na Escala de Posições frente ao Diagnóstico de Enfermagem e uma pesquisa de satisfação. A comparação de médias por participação no projeto (sim/não) foi realizada por meio do teste t de Student. A comparação de médias por professor foi realizada por meio de testes de Kruskal-Wallis. Resultados: taxa de participação: 72,4%; 92% dos participantes eram mulheres; mediana de idade de 21 anos. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre participantes e não participantes em termos de pontuação média na Avaliação Geral e na Avaliação do Estudo de Caso, com maiores pontuações encontradas entre o grupo de participantes. A pontuação média das atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem foi de 99,9 (DP=2,8) antes da intervenção e 111,1 (DP=2,9) após a intervenção [IC 95%: 3,3-19,2]. Conclusão: a utilização de edworkcases como parte do treinamento prático foi considerada satisfatória, permitindo a articulação teoria e prática e melhorando as atitudes dos alunos em relação aos diagnósticos de Enfermagem.Objetivo: evaluar el efecto de la intervención educativa (edworkcases) sobre los resultados de la evaluación de los estudiantes en sus prácticas clínicas, sus actitudes hacia los diagnósticos de Enfermería y su nivel de satisfacción. Método: en este estudio se empleó un diseño transversal y observacional. Los participantes fueron 68 estudiantes de tercer año de la carrera de Enfermería de una universidad pública de Madrid, España. Los datos que se analizaron en el estudio fueron las calificaciones obtenidas por los estudiantes en sus prácticas clínicas, al igual que las puntuaciones antes y después de la intervención en la Escala de Posicionamiento ante el Diagnóstico de Enfermería y en una encuesta de satisfacción. Se utilizó la prueba t de Student para realizar una comparación de valores medios por participación en el proyecto (sí/no). La comparación de valores medios por profesor se llevó a cabo por medio de pruebas Kruskal-Wallis. Resultados: índice de participación: 72,4%; el 92% de los participantes eran mujeres, con una mediana de edad de 21 años. Se encontraron diferencias estadísticamente significativas entre participantes y no participantes en cuanto a la puntuación media en la Evaluación General y en la Evaluación de Estudios de Caso, con puntuaciones más elevadas en el grupo de participantes. Las puntuaciones medias correspondientes a las actitudes con respecto a los diagnósticos de Enfermería fueron 99,9 (SD=2,8) y 111.1 (SD=2.9) antes y después de la intervención, respectivamente [IC 95%: 3,3-19,2]. Conclusión: se consideró satisfactorio utilizar edworkcases como parte te la capacitación práctica, lo que permitió combinar teoría y práctica y mejorar las actitudes de los estudiantes con respecto a los diagnósticos de Enfermería.Objective: to evaluate the impact of the (edworkcases) educational intervention on students’ evaluation outcomes in their clinical practices, their attitudes towards Nursing diagnoses, and their satisfaction. Method: this study used a cross-sectional observational design. The participants were 69 third-year Nursing students from a public university in Madrid, Spain. The data analysed in the study were the grades obtained by students for their clinical practices, as well as pre-post intervention scores on the Positions on Nursing Diagnosis Scale and a satisfaction survey. A means comparison by participation in the project (yes/no) was carried out using Student’s t-test. A means comparison by professor was conducted using Kruskal-Wallis tests. Results: participation rate: 72.4%; 92% of the participants were women; median age = 21 years old. Statistically significant differences were found between participants and non-participants in terms of mean score in the Overall Evaluation and in the Case Study Evaluation, with higher scores found among the group of participants. The mean score for attitudes towards Nursing diagnoses was 99.9 (SD=2.8) before the intervention and 111.1 (SD=2.9) after the intervention [95% CI: 3.3-19.2]. Conclusion: the use of (edworkcases) as part of the practical training was considered satisfactory, enabling theory and practice to be combined and improving students’ attitudes towards Nursing diagnoses.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20669710.1590/1518-8345.6190.3724Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3724Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3724Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e37241518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/206697/190391https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/206697/190392https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/206697/190393https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuzmán-Almagro, María Isabel Oter-Quintana, Cristina Martín-Salinas, Carmen Clara Cid-Galán, María Luisa Carrillo-Camacho, Elena Navarta-Sánchez, María Victoria 2023-01-12T13:36:13Zoai:revistas.usp.br:article/206697Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-01-12T13:36:13Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal
Evaluation of an educational intervention (edworkcases) involving clinical cases and Nursing students: a cross-sectional observational study
Evaluación de una intervención educativa (edworkcases) que involucra casos clínicos y estudiantes de Enfermería: estudio transversal y observacional
title Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal
spellingShingle Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal
Guzmán-Almagro, María Isabel
Clinical Competence; Decision-Making; Problem-Based Learning; Nursing Students; Nursing Diagnosis; Standardized Nursing Terminology
Competencia Clínica; Toma de Decisiones; Aprendizaje Basado en Problemas; Estudiantes de Enfermería; Diagnóstico de Enfermería; Terminología Normalizada de Enfermería
Competência Clínica; Tomada de Decisões; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudantes de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem
title_short Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal
title_full Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal
title_fullStr Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal
title_full_unstemmed Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal
title_sort Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal
author Guzmán-Almagro, María Isabel
author_facet Guzmán-Almagro, María Isabel
Oter-Quintana, Cristina
Martín-Salinas, Carmen Clara
Cid-Galán, María Luisa
Carrillo-Camacho, Elena
Navarta-Sánchez, María Victoria
author_role author
author2 Oter-Quintana, Cristina
Martín-Salinas, Carmen Clara
Cid-Galán, María Luisa
Carrillo-Camacho, Elena
Navarta-Sánchez, María Victoria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guzmán-Almagro, María Isabel
Oter-Quintana, Cristina
Martín-Salinas, Carmen Clara
Cid-Galán, María Luisa
Carrillo-Camacho, Elena
Navarta-Sánchez, María Victoria
dc.subject.por.fl_str_mv Clinical Competence; Decision-Making; Problem-Based Learning; Nursing Students; Nursing Diagnosis; Standardized Nursing Terminology
Competencia Clínica; Toma de Decisiones; Aprendizaje Basado en Problemas; Estudiantes de Enfermería; Diagnóstico de Enfermería; Terminología Normalizada de Enfermería
Competência Clínica; Tomada de Decisões; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudantes de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem
topic Clinical Competence; Decision-Making; Problem-Based Learning; Nursing Students; Nursing Diagnosis; Standardized Nursing Terminology
Competencia Clínica; Toma de Decisiones; Aprendizaje Basado en Problemas; Estudiantes de Enfermería; Diagnóstico de Enfermería; Terminología Normalizada de Enfermería
Competência Clínica; Tomada de Decisões; Aprendizagem Baseada em Problemas; Estudantes de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem
description Objetivo: avaliar o impacto da intervenção educacional (edworkcases) nos resultados da avaliação dos alunos em suas práticas clínicas, suas atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem e sua satisfação. Método: estudo observacional transversal, realizado com 69 estudantes do terceiro ano de Enfermagem de uma universidade pública de Madri, Espanha. Os dados analisados foram obtidos das notas dos alunos em suas práticas clínicas, bem como, os escores pré- e pós-intervenção na Escala de Posições frente ao Diagnóstico de Enfermagem e uma pesquisa de satisfação. A comparação de médias por participação no projeto (sim/não) foi realizada por meio do teste t de Student. A comparação de médias por professor foi realizada por meio de testes de Kruskal-Wallis. Resultados: taxa de participação: 72,4%; 92% dos participantes eram mulheres; mediana de idade de 21 anos. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre participantes e não participantes em termos de pontuação média na Avaliação Geral e na Avaliação do Estudo de Caso, com maiores pontuações encontradas entre o grupo de participantes. A pontuação média das atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem foi de 99,9 (DP=2,8) antes da intervenção e 111,1 (DP=2,9) após a intervenção [IC 95%: 3,3-19,2]. Conclusão: a utilização de edworkcases como parte do treinamento prático foi considerada satisfatória, permitindo a articulação teoria e prática e melhorando as atitudes dos alunos em relação aos diagnósticos de Enfermagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/206697
10.1590/1518-8345.6190.3724
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/206697
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6190.3724
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/206697/190391
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/206697/190392
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/206697/190393
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3724
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3724
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3724
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222857384427520