Diagnósticos de enfermagem: atribuição feita por graduandos de enfermagem a pacientes internados com alterações neurológicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1290 |
Resumo: | Identificou-se categorias diagnósticas e padrões de respostas humanas em pacientes neurológicos, assistidos por alunos de graduação, que lhes atribuíram diagnósticos de enfermagem segundo a Taxonomia 1 da NANDA. A maioria dos diagnósticos referem-se aos padrões Trocar, Mover e Comunicar e a minoria aos padrões Escolher, Perceber e Sentir. A não atribuição de outros diagnósticos possivelmente ocorreu pela menor ênfase dada aos mesmos e inexperiência dos alunos. A intencionalidade dos docentes em desenvolver nos estudantes habilidades de análise e síntese, tem-se mostrado uma experiência positiva. |
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Diagnósticos de enfermagem: atribuição feita por graduandos de enfermagem a pacientes internados com alterações neurológicasNursing diagnoses attributed by nursing undergraduate students to in patients (admitted in hospital) with neurologic alterations: atribución hecha por estudiantes de pre-grado en enfermería a pacientes ingresados con alteraciones neurológicasDiagnósticos de enfermeríadiagnósticos de enfermagem em pacientes neurológicosensino de diagnósticos de enfermagemprocesso de enfermagematribución de diagnósticos de enfermería a pacientes neurológicosenseñanza de diagnósticos de enfermeríaproceso de enfermeríaattribution of nursing diagnoses to neurologic patientsteaching of nursing diagnosesnursing processIdentificou-se categorias diagnósticas e padrões de respostas humanas em pacientes neurológicos, assistidos por alunos de graduação, que lhes atribuíram diagnósticos de enfermagem segundo a Taxonomia 1 da NANDA. A maioria dos diagnósticos referem-se aos padrões Trocar, Mover e Comunicar e a minoria aos padrões Escolher, Perceber e Sentir. A não atribuição de outros diagnósticos possivelmente ocorreu pela menor ênfase dada aos mesmos e inexperiência dos alunos. A intencionalidade dos docentes em desenvolver nos estudantes habilidades de análise e síntese, tem-se mostrado uma experiência positiva.Diagnostic categories and patterns of human responses were identified in neurologic patients, assisted by nursing undergraduate students who attributed to them nursing diagnoses, according to NANDA's Taxinomy I. The majority of attributed diagnoses refer to the patterns Exchange, Move and Communicate and the minority to the patterns Choose, Receive and Feel. The non attribution of other diagnoses probably occurred due to the lack of emphasis given to them and to students' inexperience. Faculty determinations to develop in the students skills of analysis and synthesis confirm this positive experience.Fueron identificadas categorías diagnósticas y padrones de respuestas humanas en pacientes neurológicos, asistidos por alumnos de pre-grado, que les atribuyeron diagnósticos de enfermería según la Taxonomía I de la NANDA. La mayoría de los diagnósticos atribuidos se refieren a los patrones Cambia, Mover y Comunicar y la minoría a los patrones Escoger, Recibir y Sentir. La no atribución de otros diagnósticos ocurrió provablemente por el menor énfasis dado a los mismos y la inexperiencia de los alumnos; la intencionalidad de los docentes en desarrollar en los estudiantes habilidades de análisis y síntesis, se ha mostrado una experiencia positiva.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/129010.1590/S0104-11691998000200007Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 6 n. 2 (1998); 37-46Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 Núm. 2 (1998); 37-46Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 6 No. 2 (1998); 37-461518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1290/1314Robazzi, Maria Lúcia do Carmo CruzCarvalho, Emília Campos deMendes, Maria Manuela RinoVeiga, Eugênia Velludoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:02:18Zoai:revistas.usp.br:article/1290Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:02:18Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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