A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241 |
Resumo: | O consumo de álcool é considerado problema mundial, afetando principalmente os adolescentes. Nesse contexto, adotaram-se como objetivos identificar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental, na abordagem sobre o álcool junto aos adolescentes, analisar as atitudes, crenças, valores e práticas dos professores do ensino fundamental em relação ao álcool, discutir as repercussões das atitudes, crenças, valores e práticas dos professores sobre álcool, na interlocução com os alunos e na implementação das estratégias suprarreferidas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com 26 professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática e agrupados em 5 categorias. Conclui-se que a construção socioimaginária e atitudinal dos docentes interferem diretamente na prática pessoal e profissional, repercutindo no cotidiano dos alunos. Destaca-se que o foco não deve ser apenas os estudantes, mas a relação dos professores com suas estratégias pedagógicas. |
id |
USP-38_1f5bb8a2d43c9114d6ef2387f2c0a832 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4241 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes El abordaje del alcohol en el contexto de la enseñanza fundamental: la reconstrucción socio imaginaria de los docentes Addressing Alcohol in the Context of Elementary Education: the Social Imaginary Reconstruction of Teachers Consumo de Bebidas AlcoólicasEducação em Saúdevenção PrimáriaSaúde EscolarConsumo de Bebidas AlcohólicasEducación en SaludPrevención PrimariaSalud EscolarAlcohol DrinkingHealth EducationPrimary PreventionSchool Health O consumo de álcool é considerado problema mundial, afetando principalmente os adolescentes. Nesse contexto, adotaram-se como objetivos identificar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental, na abordagem sobre o álcool junto aos adolescentes, analisar as atitudes, crenças, valores e práticas dos professores do ensino fundamental em relação ao álcool, discutir as repercussões das atitudes, crenças, valores e práticas dos professores sobre álcool, na interlocução com os alunos e na implementação das estratégias suprarreferidas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com 26 professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática e agrupados em 5 categorias. Conclui-se que a construção socioimaginária e atitudinal dos docentes interferem diretamente na prática pessoal e profissional, repercutindo no cotidiano dos alunos. Destaca-se que o foco não deve ser apenas os estudantes, mas a relação dos professores com suas estratégias pedagógicas. Alcohol consumption is considered a global problem, principally affecting adolescents. In this context, the aims of this study were to identify the pedagogical strategies developed by elementary school teachers in the approach to alcohol with adolescents; To analyze the attitudes, beliefs, values and practices of the elementary school teachers in relation to alcohol; To discuss the repercussions of the attitudes, beliefs, values and practices of the teachers about alcohol in the dialogue with the students and in the implementation of the strategies referred to above. This was a qualitative study performed with 26 teachers of a Rio de Janeiro public school. The data were analyzed through thematic content analysis and grouped into 5 categories. It was concluded that social imaginary and attitudinal construction of the teachers directly interferes with the personal and professional practice and has repercussions in the quotidian life of the students. It was noted that the focus should not just be on the students, but on the relationship of the teachers with their pedagogic strategies. El consumo de alcohol es considerado un problema mundial, afectando principalmente a los adolescentes. En este contexto, se adoptaron como objetivos: identificar las estrategias pedagógicas desarrolladas por los profesores de la enseñanza fundamental en el abordaje sobre el alcohol junto a los adolescentes; analizar las actitudes, creencias, valores y prácticas de los profesores de la enseñanza fundamental en relación al alcohol; y, discutir las repercusiones de las actitudes, creencias, valores y prácticas de los profesores sobre alcohol en la interlocución con los alumnos y en la implementación de las estrategias seleccionadas. Se trata de estudio cualitativo realizado con 26 profesores de una escuela municipal de Rio de Janeiro. Los datos fueron tratados a través del análisis de contenido temático y agrupados en 5 categorías. Se concluye que la construcción socio-imaginaria y la actitud de los docentes interfieren directamente en la práctica personal y profesional repercutiendo en lo cotidiano de los alumnos. Se destaca que el enfoque no deben ser apenas los estudiantes, se debe también considerar la relación de los profesores con sus estrategias pedagógicas. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/424110.1590/S0104-11692010000500013Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 928-935 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 928-935 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 928-935 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5314https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5315https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5316Felipe, Ingryd Cunha VenturaGomes, Antonio Marcos Tosoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:29:34Zoai:revistas.usp.br:article/4241Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:29:34Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes El abordaje del alcohol en el contexto de la enseñanza fundamental: la reconstrucción socio imaginaria de los docentes Addressing Alcohol in the Context of Elementary Education: the Social Imaginary Reconstruction of Teachers |
title |
A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes |
spellingShingle |
A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes Felipe, Ingryd Cunha Ventura Consumo de Bebidas Alcoólicas Educação em Saúde venção Primária Saúde Escolar Consumo de Bebidas Alcohólicas Educación en Salud Prevención Primaria Salud Escolar Alcohol Drinking Health Education Primary Prevention School Health |
title_short |
A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes |
title_full |
A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes |
title_fullStr |
A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes |
title_full_unstemmed |
A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes |
title_sort |
A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes |
author |
Felipe, Ingryd Cunha Ventura |
author_facet |
Felipe, Ingryd Cunha Ventura Gomes, Antonio Marcos Tosoli |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Antonio Marcos Tosoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe, Ingryd Cunha Ventura Gomes, Antonio Marcos Tosoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo de Bebidas Alcoólicas Educação em Saúde venção Primária Saúde Escolar Consumo de Bebidas Alcohólicas Educación en Salud Prevención Primaria Salud Escolar Alcohol Drinking Health Education Primary Prevention School Health |
topic |
Consumo de Bebidas Alcoólicas Educação em Saúde venção Primária Saúde Escolar Consumo de Bebidas Alcohólicas Educación en Salud Prevención Primaria Salud Escolar Alcohol Drinking Health Education Primary Prevention School Health |
description |
O consumo de álcool é considerado problema mundial, afetando principalmente os adolescentes. Nesse contexto, adotaram-se como objetivos identificar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental, na abordagem sobre o álcool junto aos adolescentes, analisar as atitudes, crenças, valores e práticas dos professores do ensino fundamental em relação ao álcool, discutir as repercussões das atitudes, crenças, valores e práticas dos professores sobre álcool, na interlocução com os alunos e na implementação das estratégias suprarreferidas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com 26 professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática e agrupados em 5 categorias. Conclui-se que a construção socioimaginária e atitudinal dos docentes interferem diretamente na prática pessoal e profissional, repercutindo no cotidiano dos alunos. Destaca-se que o foco não deve ser apenas os estudantes, mas a relação dos professores com suas estratégias pedagógicas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241 10.1590/S0104-11692010000500013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692010000500013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5314 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5315 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 928-935 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 928-935 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 928-935 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222844595994624 |