A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Ingryd Cunha Ventura
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gomes, Antonio Marcos Tosoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241
Resumo: O consumo de álcool é considerado problema mundial, afetando principalmente os adolescentes. Nesse contexto, adotaram-se como objetivos identificar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental, na abordagem sobre o álcool junto aos adolescentes, analisar as atitudes, crenças, valores e práticas dos professores do ensino fundamental em relação ao álcool, discutir as repercussões das atitudes, crenças, valores e práticas dos professores sobre álcool, na interlocução com os alunos e na implementação das estratégias suprarreferidas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com 26 professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática e agrupados em 5 categorias. Conclui-se que a construção socioimaginária e atitudinal dos docentes interferem diretamente na prática pessoal e profissional, repercutindo no cotidiano dos alunos. Destaca-se que o foco não deve ser apenas os estudantes, mas a relação dos professores com suas estratégias pedagógicas.
id USP-38_1f5bb8a2d43c9114d6ef2387f2c0a832
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4241
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes El abordaje del alcohol en el contexto de la enseñanza fundamental: la reconstrucción socio imaginaria de los docentes Addressing Alcohol in the Context of Elementary Education: the Social Imaginary Reconstruction of Teachers Consumo de Bebidas AlcoólicasEducação em Saúdevenção PrimáriaSaúde EscolarConsumo de Bebidas AlcohólicasEducación en SaludPrevención PrimariaSalud EscolarAlcohol DrinkingHealth EducationPrimary PreventionSchool Health O consumo de álcool é considerado problema mundial, afetando principalmente os adolescentes. Nesse contexto, adotaram-se como objetivos identificar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental, na abordagem sobre o álcool junto aos adolescentes, analisar as atitudes, crenças, valores e práticas dos professores do ensino fundamental em relação ao álcool, discutir as repercussões das atitudes, crenças, valores e práticas dos professores sobre álcool, na interlocução com os alunos e na implementação das estratégias suprarreferidas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com 26 professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática e agrupados em 5 categorias. Conclui-se que a construção socioimaginária e atitudinal dos docentes interferem diretamente na prática pessoal e profissional, repercutindo no cotidiano dos alunos. Destaca-se que o foco não deve ser apenas os estudantes, mas a relação dos professores com suas estratégias pedagógicas. Alcohol consumption is considered a global problem, principally affecting adolescents. In this context, the aims of this study were to identify the pedagogical strategies developed by elementary school teachers in the approach to alcohol with adolescents; To analyze the attitudes, beliefs, values and practices of the elementary school teachers in relation to alcohol; To discuss the repercussions of the attitudes, beliefs, values and practices of the teachers about alcohol in the dialogue with the students and in the implementation of the strategies referred to above. This was a qualitative study performed with 26 teachers of a Rio de Janeiro public school. The data were analyzed through thematic content analysis and grouped into 5 categories. It was concluded that social imaginary and attitudinal construction of the teachers directly interferes with the personal and professional practice and has repercussions in the quotidian life of the students. It was noted that the focus should not just be on the students, but on the relationship of the teachers with their pedagogic strategies. El consumo de alcohol es considerado un problema mundial, afectando principalmente a los adolescentes. En este contexto, se adoptaron como objetivos: identificar las estrategias pedagógicas desarrolladas por los profesores de la enseñanza fundamental en el abordaje sobre el alcohol junto a los adolescentes; analizar las actitudes, creencias, valores y prácticas de los profesores de la enseñanza fundamental en relación al alcohol; y, discutir las repercusiones de las actitudes, creencias, valores y prácticas de los profesores sobre alcohol en la interlocución con los alumnos y en la implementación de las estrategias seleccionadas. Se trata de estudio cualitativo realizado con 26 profesores de una escuela municipal de Rio de Janeiro. Los datos fueron tratados a través del análisis de contenido temático y agrupados en 5 categorías. Se concluye que la construcción socio-imaginaria y la actitud de los docentes interfieren directamente en la práctica personal y profesional repercutiendo en lo cotidiano de los alumnos. Se destaca que el enfoque no deben ser apenas los estudiantes, se debe también considerar la relación de los profesores con sus estrategias pedagógicas. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/424110.1590/S0104-11692010000500013Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 928-935 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 928-935 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 928-935 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5314https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5315https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5316Felipe, Ingryd Cunha VenturaGomes, Antonio Marcos Tosoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:29:34Zoai:revistas.usp.br:article/4241Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:29:34Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes
El abordaje del alcohol en el contexto de la enseñanza fundamental: la reconstrucción socio imaginaria de los docentes
Addressing Alcohol in the Context of Elementary Education: the Social Imaginary Reconstruction of Teachers
title A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes
spellingShingle A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes
Felipe, Ingryd Cunha Ventura
Consumo de Bebidas Alcoólicas
Educação em Saúde
venção Primária
Saúde Escolar
Consumo de Bebidas Alcohólicas
Educación en Salud
Prevención Primaria
Salud Escolar
Alcohol Drinking
Health Education
Primary Prevention
School Health
title_short A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes
title_full A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes
title_fullStr A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes
title_full_unstemmed A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes
title_sort A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes
author Felipe, Ingryd Cunha Ventura
author_facet Felipe, Ingryd Cunha Ventura
Gomes, Antonio Marcos Tosoli
author_role author
author2 Gomes, Antonio Marcos Tosoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe, Ingryd Cunha Ventura
Gomes, Antonio Marcos Tosoli
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo de Bebidas Alcoólicas
Educação em Saúde
venção Primária
Saúde Escolar
Consumo de Bebidas Alcohólicas
Educación en Salud
Prevención Primaria
Salud Escolar
Alcohol Drinking
Health Education
Primary Prevention
School Health
topic Consumo de Bebidas Alcoólicas
Educação em Saúde
venção Primária
Saúde Escolar
Consumo de Bebidas Alcohólicas
Educación en Salud
Prevención Primaria
Salud Escolar
Alcohol Drinking
Health Education
Primary Prevention
School Health
description O consumo de álcool é considerado problema mundial, afetando principalmente os adolescentes. Nesse contexto, adotaram-se como objetivos identificar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental, na abordagem sobre o álcool junto aos adolescentes, analisar as atitudes, crenças, valores e práticas dos professores do ensino fundamental em relação ao álcool, discutir as repercussões das atitudes, crenças, valores e práticas dos professores sobre álcool, na interlocução com os alunos e na implementação das estratégias suprarreferidas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com 26 professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática e agrupados em 5 categorias. Conclui-se que a construção socioimaginária e atitudinal dos docentes interferem diretamente na prática pessoal e profissional, repercutindo no cotidiano dos alunos. Destaca-se que o foco não deve ser apenas os estudantes, mas a relação dos professores com suas estratégias pedagógicas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241
10.1590/S0104-11692010000500013
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692010000500013
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5314
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5315
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4241/5316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 928-935
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 928-935
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 928-935
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222844595994624