Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Porto, Isaura Setenta, Ferreira, Márcia de Assunção, Castro, Joyce Beatriz de Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2407
Resumo: This paper aims to present a profile of students registered in the Professional Training Courses for Nursing Auxiliaries and Complementation Courses for Nursing Technicians of the Nursing Worker Professionalization Project - PROFAE. This quantitative study was carried out in the State of Rio de Janeiro, Brazil, from August 2004 to January 2005, through the application of 1,400 questionnaires. Data analysis used descriptive statistics, with simple frequencies and percentages. After tabulation, data were divided in the following categories: sociodemographic data, educational background, family profile, habits, professional activity, salary range, expectations about PROFAE and nursing, difficulties to participate in the project and the teaching-learning process. Students/workers graduated from the PROFAE program tend to improve the quality of hospital and outpatient care, contributing to labor market dynamics in the health sector.
id USP-38_2832a10fc584eb5d36bb28f4a278c4e7
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2407
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - BrasilPerfil de los alumnos que ingresaron a los cursos para auxiliar y técnico de enfermería del Proyecto de Profesionalización de los Trabajadores del Área de Enfermería (PROFAE) en Rio de Janeiro - BrasilProfile of students registered in nursing auxiliary and technician courses of the Nursing Worker Professionalization Project (PROFAE) in Rio de Janeiro - Brazilcredentialingnursingteachinghabilitación profesionalenfermeríaenseñanzacredenciamentoenfermagemensinoThis paper aims to present a profile of students registered in the Professional Training Courses for Nursing Auxiliaries and Complementation Courses for Nursing Technicians of the Nursing Worker Professionalization Project - PROFAE. This quantitative study was carried out in the State of Rio de Janeiro, Brazil, from August 2004 to January 2005, through the application of 1,400 questionnaires. Data analysis used descriptive statistics, with simple frequencies and percentages. After tabulation, data were divided in the following categories: sociodemographic data, educational background, family profile, habits, professional activity, salary range, expectations about PROFAE and nursing, difficulties to participate in the project and the teaching-learning process. Students/workers graduated from the PROFAE program tend to improve the quality of hospital and outpatient care, contributing to labor market dynamics in the health sector.O objetivo deste trabalho é apresentar o perfil dos alunos ingressos nos Cursos de Qualificação Profissional para Auxiliar de Enfermagem e Complementação para Técnico de Enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE). Esta é uma pesquisa quantitativa, desenvolvida no Estado do Rio de Janeiro, no período de agosto de 2004 a janeiro de 2005, com aplicação de 1400 questionários. Os dados foram tratados com estatística descritiva, sob a forma de freqüência simples e percentual. Depois de tabulados, eles foram divididos nas seguintes categorias: dados sociodemográficos, formação escolar, perfil familiar, hábitos, atuação profissional, faixa salarial, expectativas sobre o PROFAE e a Enfermagem, dificuldades para participar do Projeto, e processo ensino-aprendizagem. Os alunos/trabalhadores formados pelo PROFAE tendem a melhorar a qualidade da atenção hospitalar e ambulatorial, contribuindo para a dinamização do mercado de trabalho no setor de saúde.Este trabajo busca presentar el perfil de los alumnos que ingresaron a los cursos de Calificación Profesional para Auxiliar de Enfermería y complementación para Técnico de Enfermería del Proyecto de Profesionalización de los trabajadores del Área de Enfermería. Esta es una investigación cuantitativa, desarrollada en el Estado de Rio de Janeiro, en el período de agosto del 2004 a enero del 2005, con aplicación de 1.400 cuestionarios. Los datos fueron tratados con estadística descriptiva, bajo la forma de frecuencia simple y porcentaje. Después de tabular los datos, fueron divididos en las siguientes categorías: datos sociodemográficos, formación escolar, perfil familiar, hábitos, actuación profesional, piso salarial, expectativas acerca de PROFAE y de la enfermería, dificultades para participar del Proyecto y proceso de enseñanza-aprendizaje. Los alumnos/trabajadores formados por el PROFAE tienden a mejorar la calidad de la atención hospitalaria y ambulatoria, contribuyendo con la dinámica del mercado de trabajo en el sector de la salud.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/240710.1590/S0104-11692007000100019Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 1 (2007); 127-133Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 1 (2007); 127-133Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 1 (2007); 127-1331518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2407/2683https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2407/2684https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2407/2685Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista dePorto, Isaura SetentaFerreira, Márcia de AssunçãoCastro, Joyce Beatriz de Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:33:41Zoai:revistas.usp.br:article/2407Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:33:41Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil
Perfil de los alumnos que ingresaron a los cursos para auxiliar y técnico de enfermería del Proyecto de Profesionalización de los Trabajadores del Área de Enfermería (PROFAE) en Rio de Janeiro - Brasil
Profile of students registered in nursing auxiliary and technician courses of the Nursing Worker Professionalization Project (PROFAE) in Rio de Janeiro - Brazil
title Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil
spellingShingle Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil
Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de
credentialing
nursing
teaching
habilitación profesional
enfermería
enseñanza
credenciamento
enfermagem
ensino
title_short Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil
title_full Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil
title_fullStr Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil
title_full_unstemmed Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil
title_sort Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil
author Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de
author_facet Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de
Porto, Isaura Setenta
Ferreira, Márcia de Assunção
Castro, Joyce Beatriz de Abreu
author_role author
author2 Porto, Isaura Setenta
Ferreira, Márcia de Assunção
Castro, Joyce Beatriz de Abreu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Beatriz Guitton Renaud Baptista de
Porto, Isaura Setenta
Ferreira, Márcia de Assunção
Castro, Joyce Beatriz de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv credentialing
nursing
teaching
habilitación profesional
enfermería
enseñanza
credenciamento
enfermagem
ensino
topic credentialing
nursing
teaching
habilitación profesional
enfermería
enseñanza
credenciamento
enfermagem
ensino
description This paper aims to present a profile of students registered in the Professional Training Courses for Nursing Auxiliaries and Complementation Courses for Nursing Technicians of the Nursing Worker Professionalization Project - PROFAE. This quantitative study was carried out in the State of Rio de Janeiro, Brazil, from August 2004 to January 2005, through the application of 1,400 questionnaires. Data analysis used descriptive statistics, with simple frequencies and percentages. After tabulation, data were divided in the following categories: sociodemographic data, educational background, family profile, habits, professional activity, salary range, expectations about PROFAE and nursing, difficulties to participate in the project and the teaching-learning process. Students/workers graduated from the PROFAE program tend to improve the quality of hospital and outpatient care, contributing to labor market dynamics in the health sector.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2407
10.1590/S0104-11692007000100019
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2407
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000100019
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2407/2683
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2407/2684
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2407/2685
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 1 (2007); 127-133
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 1 (2007); 127-133
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 1 (2007); 127-133
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444185502285824