Estratégias de implementação do processo de enfermagem para uma pessoa infectada pelo HIV
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1531 |
Resumo: | Buscando valorizar a utilização de estratégias como os métodos de ensino e de aprendizagem, a técnica de relaxamento e o "coping é relatado um estudo de caso de uma pessoa infectada pelo HIV e portadora da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) que se encontra hospitalizada. Adotou-se, como referencial teórico, o modelo conceptual de Dorothéia Orem (OREM, 1985), a proposta de Risner para a condução do raciocínio diagnóstico e a Uniformização do Diagnóstico de Enfermagem proposta pela NANDA (NANDA, 1996). Dos diagnósticos identificados foram selecionados três para exemplificar as fases de planejamento, implementação e avaliação do processo. |
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Estratégias de implementação do processo de enfermagem para uma pessoa infectada pelo HIVEstrategias de implementación del proceso de enfermería para una persona infectada por el HIVImplementations strategies of nursing processes for an HIV-positive clientenfermagemsoropositividade para HIVdiagnóstico de enfermagem e estratégiasenfermeríasuero-positividad para HIVdiagnóstico de enfermeríaestrategiasnursingHIV-positivenursing diagnosis and strategiesBuscando valorizar a utilização de estratégias como os métodos de ensino e de aprendizagem, a técnica de relaxamento e o "coping é relatado um estudo de caso de uma pessoa infectada pelo HIV e portadora da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) que se encontra hospitalizada. Adotou-se, como referencial teórico, o modelo conceptual de Dorothéia Orem (OREM, 1985), a proposta de Risner para a condução do raciocínio diagnóstico e a Uniformização do Diagnóstico de Enfermagem proposta pela NANDA (NANDA, 1996). Dos diagnósticos identificados foram selecionados três para exemplificar as fases de planejamento, implementação e avaliação do processo.Aiming at valuing the use of strategies such as teaching and learning methods, the relaxation technique and coping are described in a case study concerning a hospitalized HIV-positive person presenting the Acquired Immuno-Defficiency Syndrome (AIDS). The Conceptual Model proposed by Dorothéia Orem (OREM, 1985), Risner's proposal for the conduction of diagnostic thinking and the Nursing Diagnostic Unifying System proposed by NANDA (NANDA, 1996) were use as theoretical framework. Among the identified diagnoses, three were selected in order to exemplify the planning, implementation and process evaluation phases.Buscando valorizar la utilización de estrategias como los métodos de enseñanza y aprendizaje, la técnica de relajación y el "coping", es relatado un estudio de caso de una persona infectada por el HIV y portadora del Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida (SIDA) que se encuentra hospitalizada. Se adoptó como referencial teórico el Modelo Conceptual de Dorothea Orem (OREM, 1985), la propuesta de Risner para la conducción del raciocinio diagnostico y la uniformidad en el Diagnostico de Enfermería propuesta por la NANDA (NANDA, 1996). De los diagnósticos identificados fueron seleccionados tres para ejemplificar las fases de planeación, implementación y evaluación del proceso.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/153110.1590/S0104-11692001000100005Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 9 n. 1 (2001); 27-38Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 Núm. 1 (2001); 27-38Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 9 No. 1 (2001); 27-381518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1531/1574Sena, Cristina ArreguyCarvalho, Emilia Campos deRossi, Lídia AparecidaRuffino, Márcia Caroninfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:38:07Zoai:revistas.usp.br:article/1531Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:38:07Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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