Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos , Teresa Maria dos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Balsanelli, Alexandre Pazetto, Souza, Káren Mendes Jorge de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/223065
Resumo: Objetivo: analisar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e resiliência de enfermeiros líderes. Método: estudo-piloto de ensaio clínico randomizado cruzado. Amostra (n=32) randomizada em grupo A (n=18) e grupo B (n=14), avaliados nos momentos pré-teste, pós-teste e seguimento. Os desfechos foram avaliados pela Medida de Inteligência Emocional, pelo Questionário de Resiliência Connor-Davidson e pelo Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness , e analisados pelo Generalized Linear Mixed Model. Resultados: foram avaliadas 32 enfermeiras com idade média de 42,6 anos. As análises mostraram interações significativas dos efeitos dos fatores Grupo x Momento nos escores das habilidades de automotivação (p=0,005), sociabilidade (p<0,001), autocontrole (p=0,013) e total (p=0,002) de inteligência emocional; das facetas observar (p=0,042), descrever (p=0,008), não julgar (p<0,001), agir com consciência (p=0,004) e total (p<0,001) de mindfulness . Pós-teste: houve aumento estatisticamente significante das habilidades de sociabilidade (p=0,009) e autocontrole (p=0,015) de inteligência emocional; das facetas não julgar (p=0,022) e total (p=0,002) de mindfulness . Seguimento: observou-se aumento significativo das facetas não julgar (p=0,024) e total (p=0,026) de mindfulness . A variável resiliência não apresentou significância estatística no fator Grupo x Momento, no pós-teste e seguimento. Conclusão: a intervenção baseada em mindfulness utilizada mostrou-se efetiva no aumento das habilidades de inteligência emocional e mindfulness disposicional de enfermeiros líderes. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3c62gy), registrado em 04 de março de 2020, atualizado em 16 de setembro de 2022.
id USP-38_2d79ee9843cc6d7317e56666dc656e4d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/223065
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot studyEnsayo clínico aleatorizado cruzado de una intervención basada en mindfulness con enfermeros líderes: estudio pilotoEnsaio clínico randomizado cruzado de uma intervenção baseada em mindfulness em enfermeiros líderes: estudo-pilotoMindfulness; Emotional Intelligence; Resilience, Psychological; Leadership; Nursing; Clinical TrialAtención Plena; Inteligencia Emocional; Resiliencia Psicológica; Liderazgo; Enfermería; Ensayo ClínicoAtenção Plena; Inteligência Emocional; Resiliência Psicológica; Liderança; Enfermagem; Ensaio ClínicoObjetivo: analisar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e resiliência de enfermeiros líderes. Método: estudo-piloto de ensaio clínico randomizado cruzado. Amostra (n=32) randomizada em grupo A (n=18) e grupo B (n=14), avaliados nos momentos pré-teste, pós-teste e seguimento. Os desfechos foram avaliados pela Medida de Inteligência Emocional, pelo Questionário de Resiliência Connor-Davidson e pelo Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness , e analisados pelo Generalized Linear Mixed Model. Resultados: foram avaliadas 32 enfermeiras com idade média de 42,6 anos. As análises mostraram interações significativas dos efeitos dos fatores Grupo x Momento nos escores das habilidades de automotivação (p=0,005), sociabilidade (p<0,001), autocontrole (p=0,013) e total (p=0,002) de inteligência emocional; das facetas observar (p=0,042), descrever (p=0,008), não julgar (p<0,001), agir com consciência (p=0,004) e total (p<0,001) de mindfulness . Pós-teste: houve aumento estatisticamente significante das habilidades de sociabilidade (p=0,009) e autocontrole (p=0,015) de inteligência emocional; das facetas não julgar (p=0,022) e total (p=0,002) de mindfulness . Seguimento: observou-se aumento significativo das facetas não julgar (p=0,024) e total (p=0,026) de mindfulness . A variável resiliência não apresentou significância estatística no fator Grupo x Momento, no pós-teste e seguimento. Conclusão: a intervenção baseada em mindfulness utilizada mostrou-se efetiva no aumento das habilidades de inteligência emocional e mindfulness disposicional de enfermeiros líderes. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3c62gy), registrado em 04 de março de 2020, atualizado em 16 de setembro de 2022.Objetivo: analizar los efectos de una intervención basada en mindfulness sobre la inteligencia emocional y la resiliencia de enfermeros líderes. Método: estudio piloto de un ensayo clínico aleatorizado cruzado. Muestra (n=32) aleatorizada en el grupo A (n=18) y grupo B (n=14), se los evaluó en el pretest, postest y seguimiento. Los resultados fueron evaluados mediante la Medida de Inteligencia Emocional, el Cuestionario de Resiliencia de Connor-Davidson y el Cuestionario Mindfulness de Cinco Facetas, y analizados por el Generalized Linear Mixed Models. Resultados: fueron evaluadas 32 enfermeras con una edad promedio de 42,6 años. Los análisis mostraron interacciones significativas de los efectos de los factores grupo vs. momento en los puntajes de las habilidades de automotivación (p=0,005), sociabilidad (p<0,001), autocontrol (p=0,013) y total (p=0,002) de inteligencia emocional; de las facetas observar (p=0,042), describir (p=0,008), no juzgar (p<0,001), actuar con conciencia (p=0,004) y total (p<0,001) de mindfulness. Postest: hubo un aumento estadísticamente significativo de las habilidades de sociabilidad (p=0,009) y autocontrol (p=0,015) de inteligencia emocional; de las facetas no juzgar (p=0,022) y total (p=0,002) de mindfulness . Seguimiento: se observó un aumento significativo en las facetas no juzgar (p=0,024) y total (p=0,026) de mindfulness . La variable resiliencia no presentó significación estadística en el factor grupo vs. momento en el postest y seguimiento. Conclusión: la intervención basada en mindfulness utilizada demostró ser eficaz para aumentar la inteligencia emocional y las habilidades de mindfulness disposicional de los enfermeros líderes. Registro Brasileño de Ensayos Clínicos (RBR-3c62gy), registrado el 4 de marzo de 2020, actualizado el 16 de septiembre de 2022.Objective: to analyze the effects of a Mindfulness-based intervention on nurse leaders’ emotional intelligence and resilience. Method: a pilot study of a randomized crossover clinical trial. The sample (n=32) was randomized into Group A (n=18) and Group B (n=14) and evaluated at the pre-test, post-test and follow-up moments. The outcomes were assessed using the Emotional Intelligence Measure, the Connor-Davidson Resilience Questionnaire and the Five Facet Mindfulness Questionnaire, and analyzed using Generalized Linear Mixed Models. Results: a total of 32 nurses with a mean age of 42.6 years old were evaluated. The analyses showed significant interactions between the effects of the group x moment factors on the Self-motivation (p=0.005), Sociability (p<0.001), Self-control (p=0.013), and Total (p=0.002) emotional intelligence skill scores; as well as on the Observe (p=0.042), Describe (p=0.008), Non-judgment (p<0.001), Act with awareness (p=0.004) and Total (p<0.001) mindfulness facets. Post-test: there was a statistically significant increase in the Sociability (p=0.009) and Self-control (p=0.015) emotional intelligence skills; as well as in the Non-judgment (p=0.022) and Total (p=0.002) mindfulness facets. Follow-up: a significant increase was observed in the Non-judgment (p=0.024) and Total (p=0.026) mindfulness facets. The “resilience” variable did not present statistical significance in the “group x moment” factor, both in the post-test and during follow-up. Conclusion: the Mindfulness-based intervention used proved to be effective in increasing nurse leaders’ emotional intelligence and dispositional mindfulness skills. Brazilian Registry of Clinical Trials (RBR-3c62gy), registered on March 4 th , 2020, updated on September 16 th , 2022.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2024-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/22306510.1590/1518-8345.6548.4102Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4102Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4102Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e41021518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/223065/203358https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/223065/203359https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/223065/203360Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos , Teresa Maria dosBalsanelli, Alexandre PazettoSouza, Káren Mendes Jorge de2024-03-20T12:44:40Zoai:revistas.usp.br:article/223065Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2024-03-20T12:44:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot study
Ensayo clínico aleatorizado cruzado de una intervención basada en mindfulness con enfermeros líderes: estudio piloto
Ensaio clínico randomizado cruzado de uma intervenção baseada em mindfulness em enfermeiros líderes: estudo-piloto
title Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot study
spellingShingle Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot study
Santos , Teresa Maria dos
Mindfulness; Emotional Intelligence; Resilience, Psychological; Leadership; Nursing; Clinical Trial
Atención Plena; Inteligencia Emocional; Resiliencia Psicológica; Liderazgo; Enfermería; Ensayo Clínico
Atenção Plena; Inteligência Emocional; Resiliência Psicológica; Liderança; Enfermagem; Ensaio Clínico
title_short Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot study
title_full Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot study
title_fullStr Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot study
title_full_unstemmed Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot study
title_sort Randomized crossover clinical trial of a Mindfulness-based intervention for nurse leaders: A pilot study
author Santos , Teresa Maria dos
author_facet Santos , Teresa Maria dos
Balsanelli, Alexandre Pazetto
Souza, Káren Mendes Jorge de
author_role author
author2 Balsanelli, Alexandre Pazetto
Souza, Káren Mendes Jorge de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos , Teresa Maria dos
Balsanelli, Alexandre Pazetto
Souza, Káren Mendes Jorge de
dc.subject.por.fl_str_mv Mindfulness; Emotional Intelligence; Resilience, Psychological; Leadership; Nursing; Clinical Trial
Atención Plena; Inteligencia Emocional; Resiliencia Psicológica; Liderazgo; Enfermería; Ensayo Clínico
Atenção Plena; Inteligência Emocional; Resiliência Psicológica; Liderança; Enfermagem; Ensaio Clínico
topic Mindfulness; Emotional Intelligence; Resilience, Psychological; Leadership; Nursing; Clinical Trial
Atención Plena; Inteligencia Emocional; Resiliencia Psicológica; Liderazgo; Enfermería; Ensayo Clínico
Atenção Plena; Inteligência Emocional; Resiliência Psicológica; Liderança; Enfermagem; Ensaio Clínico
description Objetivo: analisar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness na inteligência emocional e resiliência de enfermeiros líderes. Método: estudo-piloto de ensaio clínico randomizado cruzado. Amostra (n=32) randomizada em grupo A (n=18) e grupo B (n=14), avaliados nos momentos pré-teste, pós-teste e seguimento. Os desfechos foram avaliados pela Medida de Inteligência Emocional, pelo Questionário de Resiliência Connor-Davidson e pelo Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness , e analisados pelo Generalized Linear Mixed Model. Resultados: foram avaliadas 32 enfermeiras com idade média de 42,6 anos. As análises mostraram interações significativas dos efeitos dos fatores Grupo x Momento nos escores das habilidades de automotivação (p=0,005), sociabilidade (p<0,001), autocontrole (p=0,013) e total (p=0,002) de inteligência emocional; das facetas observar (p=0,042), descrever (p=0,008), não julgar (p<0,001), agir com consciência (p=0,004) e total (p<0,001) de mindfulness . Pós-teste: houve aumento estatisticamente significante das habilidades de sociabilidade (p=0,009) e autocontrole (p=0,015) de inteligência emocional; das facetas não julgar (p=0,022) e total (p=0,002) de mindfulness . Seguimento: observou-se aumento significativo das facetas não julgar (p=0,024) e total (p=0,026) de mindfulness . A variável resiliência não apresentou significância estatística no fator Grupo x Momento, no pós-teste e seguimento. Conclusão: a intervenção baseada em mindfulness utilizada mostrou-se efetiva no aumento das habilidades de inteligência emocional e mindfulness disposicional de enfermeiros líderes. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3c62gy), registrado em 04 de março de 2020, atualizado em 16 de setembro de 2022.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/223065
10.1590/1518-8345.6548.4102
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/223065
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6548.4102
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/223065/203358
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/223065/203359
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/223065/203360
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 32 (2024); e4102
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4102
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 32 (2024); e4102
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222857843703808