Burnout, somnolencia diurna y calidad del sueño en estudiantes de enfermería de nivel técnico
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198836 |
Resumo: | Objetivo: avaliar a associação da síndrome de burnout com asonolência diurna e a qualidade do sono entre alunos de níveltécnico em enfermagem. Método: estudo transversal, analíticoe quantitativo, com 213 alunos de quatro cursos técnicos emenfermagem de uma cidade do Paraná, Brasil. A coleta dedados foi realizada por meio de um instrumento contendoinformações de caracterização, o Maslach Burnout Inventory -Student Survey, a Escala de Sonolência de Epworth e o Índiceda Qualidade do Sono de Pittsburgh. Os dados foram analisadospor estatística descritiva e regressão logística. Resultados:as prevalências da síndrome de burnout, da sonolência diurnaexcessiva e da qualidade do sono ruim foram 4,7%, 34,7%e 58,7%, respectivamente. A sonolência diurna excessivaaumentou significativamente as chances de alta exaustãoemocional (ORaj: 5,714; p<0,001) e alta despersonalização(ORaj: 4,259; p<0,001). A qualidade do sono ruim, sobretudoos distúrbios do sono, associou-se com todas as dimensões dasíndrome (p<0,05). Conclusão: altos níveis das dimensõesda síndrome de burnout foram associados à sonolência diurnaexcessiva e à má qualidade de sono. As instituições de ensinodevem incluir a higiene do sono e o apoio psicossocial em seusprogramas de promoção à saúde dos estudantes. |
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Burnout, somnolencia diurna y calidad del sueño en estudiantes de enfermería de nivel técnicoBurnout, sonolência diurna e qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagemBurnout, daytime sleepiness and sleep quality among technical-level Nursing studentsDisorders of Excessive Somnolence; Psychological Burnout; Nursing Students; Associate Nursing Education; Sleep; Sleep Deprivation.Trastornos de Somnolencia Excesiva; Agotamiento Psicológico; Estudiantes de Enfermería; Graduación en Auxiliar de Enfermería; Sueño; Privación de Sueño.Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva; Esgotamento Psicológico; Estudantes de Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Privação do Sono; Sono.Objetivo: avaliar a associação da síndrome de burnout com asonolência diurna e a qualidade do sono entre alunos de níveltécnico em enfermagem. Método: estudo transversal, analíticoe quantitativo, com 213 alunos de quatro cursos técnicos emenfermagem de uma cidade do Paraná, Brasil. A coleta dedados foi realizada por meio de um instrumento contendoinformações de caracterização, o Maslach Burnout Inventory -Student Survey, a Escala de Sonolência de Epworth e o Índiceda Qualidade do Sono de Pittsburgh. Os dados foram analisadospor estatística descritiva e regressão logística. Resultados:as prevalências da síndrome de burnout, da sonolência diurnaexcessiva e da qualidade do sono ruim foram 4,7%, 34,7%e 58,7%, respectivamente. A sonolência diurna excessivaaumentou significativamente as chances de alta exaustãoemocional (ORaj: 5,714; p<0,001) e alta despersonalização(ORaj: 4,259; p<0,001). A qualidade do sono ruim, sobretudoos distúrbios do sono, associou-se com todas as dimensões dasíndrome (p<0,05). Conclusão: altos níveis das dimensõesda síndrome de burnout foram associados à sonolência diurnaexcessiva e à má qualidade de sono. As instituições de ensinodevem incluir a higiene do sono e o apoio psicossocial em seusprogramas de promoção à saúde dos estudantes.Objective: to evaluate the association of the burnout syndromewith daytime sleepiness and sleep quality among technicallevelNursing students. Method: a cross-sectional, analyticaland quantitative study, conducted with 213 students fromfour technical Nursing courses in a city of Paraná, Brazil. Datacollection was carried out using an instrument containingcharacterization information, the Maslach Burnout Inventory -Student Survey, the Epworth Sleepiness Scale and the PittsburghSleep Quality Index. The data were analyzed using descriptivestatistics and logistic regression. Results: the prevalence valuesof the burnout syndrome, excessive daytime sleepiness andpoor sleep quality were 4.7%, 34.7% and 58.7%, respectively.Excessive daytime sleepiness significantly increased the chancesof high emotional exhaustion (ORadj: 5.714; p<0.001) and highdepersonalization (ORadj: 4.259; p<0.001). Poor sleep quality,especially sleep disorders, was associated with all dimensions ofthe syndrome (p<0.05). Conclusion: high levels of the burnoutsyndrome dimensions were associated with excessive daytimesleepiness and poor sleep quality. Educational institutions shouldinclude sleep hygiene and psychosocial support in their studenthealth promotion programs.Objetivo: evaluar la asociación del síndrome de burnout conla somnolencia diurna y la calidad del sueño en estudiantesde enfermería de nivel técnico. Método: estudio transversal,analítico y cuantitativo, con 213 estudiantes de cuatrocarreras técnicas de enfermería en una ciudad del estado deParaná, Brasil. La recolección de datos se realizó utilizandoun instrumento que contiene información de caracterización,el Maslach Burnout Inventory - Student Survey, la Escala deSomnolencia de Epworth y el Índice de Calidad del Sueñode Pittsburgh. Los datos se analizaron mediante estadísticadescriptiva y regresión logística. Resultados: las prevalenciasdel síndrome de burnout, de la somnolencia diurna excesivay de la mala calidad del sueño fueron 4,7%, 34,7% y 58,7%,respectivamente. La somnolencia diurna excesiva aumentósignificativamente las posibilidades de alto agotamientoemocional (ORaj: 5,714; p<0,001) y alta despersonalización(ORaj: 4,259; p<0,001). La mala calidad del sueño,especialmente las alteraciones del sueño, se asoció con todaslas dimensiones del síndrome (p<0,05). Conclusión: altosniveles de las dimensiones del síndrome de burnout se asociaroncon somnolencia diurna excesiva y mala calidad del sueño. Lasinstituciones educativas deben incluir la higiene del sueño y elapoyo psicosocial en sus programas de promoción de la saludde los estudiantes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19883610.1590/1518-8345.5180.3487 Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3487Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3487Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34871518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198836/182980https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198836/182981https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/198836/182982https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVidotti Amaral, KawannaQuina Galdino, Maria JoséTrevisan Martins, Júlia2022-06-10T16:20:00Zoai:revistas.usp.br:article/198836Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-10T16:20Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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