Compartilhando o processo de morte com a família: a experiência da enfermeira na UTI pediátrica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2283 |
Resumo: | A morte é um evento presente no cotidiano das enfermeiras que trabalham com crianças em UTI. Este estudo teve como objetivo compreender a experiência da enfermeira no cuidado da criança e da família que vivenciam o processo de morte. O referencial teórico adotado foi o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, o Interacionismo Interpretativo para análise das narrativas biográficas das sete enfermeiras que participaram da pesquisa. Os eventos que marcaram a história das enfermeiras neste cenário foram: DEPARANDO-SE COM A MORTE DA CRIANÇA, PROJETANDO-SE NO PAPEL DE MÃE e PROMOVENDO A DESPEDIDA. Os dados analisados possibilitaram a compreensão da experiência das enfermeiras ao cuidarem da criança e sua família durante o processo de morte. |
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Compartilhando o processo de morte com a família: a experiência da enfermeira na UTI pediátricaSharing the death process with the family: a nurse's experience in the pediatric ICUCompartiendo el proceso de muerte con la familia: la experiencia de la enfermera en la UTI pediátricamortecriançafamíliaenfermagemmuerteniñofamiliaenfermeríadeathchildfamilynursingA morte é um evento presente no cotidiano das enfermeiras que trabalham com crianças em UTI. Este estudo teve como objetivo compreender a experiência da enfermeira no cuidado da criança e da família que vivenciam o processo de morte. O referencial teórico adotado foi o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, o Interacionismo Interpretativo para análise das narrativas biográficas das sete enfermeiras que participaram da pesquisa. Os eventos que marcaram a história das enfermeiras neste cenário foram: DEPARANDO-SE COM A MORTE DA CRIANÇA, PROJETANDO-SE NO PAPEL DE MÃE e PROMOVENDO A DESPEDIDA. Os dados analisados possibilitaram a compreensão da experiência das enfermeiras ao cuidarem da criança e sua família durante o processo de morte.La muerte es un evento presente en el cotidiano de las enfermeras que trabajan con niños en la UTI. Este estudio tuvo como objetivo comprender la experiencia de la enfermera en el cuidado del niño y de la familia que vivencian el proceso de muerte. El referencial teórico adoptado fue el Interaccionismo Simbólico y, como referencial metodológico, fue utilizado el Interaccionismo Interpretativo para análisis de las narrativas biográficas de las siete enfermeras que participaron de la investigación. Los eventos que marcaron la historia de las enfermeras en éste escenario fueron: DEPARANDOSE CON LA MUERTE DEL NIÑO, PROYECTÁNDOSE EN EL PAPEL DE MADRE y PROMOVIENDO LA DESPEDIDA. Los datos analizados posibilitaron la comprensión de la experiencia de las enfermeras al cuidaren del niño y su familia durante el proceso de muerte.Death is present in the daily reality of nurses who work with children in ICU. This research aimed to comprehend nurses' experience while taking care of children and his/her family experiencing the death process. Symbolic Interactionism was adopted as a theoretical reference framework, while Interpretative Interactionism was used as a methodological reference framework to analyze the biographical narratives of seven nurses who took part in the research. The events that determined the nurses' history in this context were: FACING THE DEATH OF THE CHILD, PROJECTING YOURSELF IN THE MOTHER'S ROLE and PROMOTING FAREWELL. The analyzed data made it possible to understand the nurses' experience in care for children and their families during the death process.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/228310.1590/S0104-11692006000200009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 2 (2006); 207-213Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 2 (2006); 207-213Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 2 (2006); 207-2131518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2283/2410Poles, KátiaBousso, Regina Szylitinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:03:13Zoai:revistas.usp.br:article/2283Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:03:13Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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