Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, José Carlos Amado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Baptista, Rui Carlos Negrão, Coutinho, Verónica Rita Dias, Mazzo, Alessandra, Rodrigues, Manuel Alves, Mendes, Isabel Amélia Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86682
Resumo: Objetivo: realizar a adaptação cultural e validação de uma versão portuguesa da Self-confidence Scale. Método: estudo descritivo, exploratório, de investigação metodológica, de adaptação e validação de instrumento de medida. Foram cumpridas as etapas de tradução, síntese, retrotradução, revisão, pré-teste e avaliação semântica. A avaliação foi desenvolvida com 178 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Foram respeitados os princípios éticos. Resultados: a análise de consistência interna da escala revela bons valores de alpha (0,92 no global e superiores a 0,83 para as diferentes dimensões). A análise fatorial apresenta uma solução com três fatores, tendo esses significado racional. Conclusão: a escala é de fácil resposta e compreensão. Pelos resultados obtidos, pode-se afirmar que a escala revela boas propriedades psicométricas, apresentando elevado potencial para utilização em investigações futuras.
id USP-38_35c8d063b76cbf071a889c225c45f690
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/86682
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem Autoconfianza para intervención en emergencia: adaptación y validación cultural de la Self-confidence Scale en estudiantes de enfermería Self-confidence for emergency intervention: adaptation and cultural validation of the Self-confidence Scale in nursing students Objetivo: realizar a adaptação cultural e validação de uma versão portuguesa da Self-confidence Scale. Método: estudo descritivo, exploratório, de investigação metodológica, de adaptação e validação de instrumento de medida. Foram cumpridas as etapas de tradução, síntese, retrotradução, revisão, pré-teste e avaliação semântica. A avaliação foi desenvolvida com 178 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Foram respeitados os princípios éticos. Resultados: a análise de consistência interna da escala revela bons valores de alpha (0,92 no global e superiores a 0,83 para as diferentes dimensões). A análise fatorial apresenta uma solução com três fatores, tendo esses significado racional. Conclusão: a escala é de fácil resposta e compreensão. Pelos resultados obtidos, pode-se afirmar que a escala revela boas propriedades psicométricas, apresentando elevado potencial para utilização em investigações futuras. Objective: develop the cultural adaptation and validation of a Portuguese version of the Self-confidence Scale. Method: descriptive and exploratory methodological research for the adaptation and validation of a measuring instrument. The translation, synthesis, back-translation, revision, pretest and semantic evaluation phases were accomplished. The evaluation involving 178 students from a Teaching Diploma Program in Nursing. The ethical principles were complied with. Results: the internal consistency analysis of the scale reveals good Alpha coefficients (0.92 for the global scale and superior to 0.83 for the different dimensions). The factor analysis presents a three-factor solution with rational meaning. Conclusion: The scale is easy to answer and understand. Based on the obtained results, it can be affirmed that the scale reveals good psychometric properties, with great potential to be used in future research. Objetivo: efectuar la adaptación cultural y validación de una versión portuguesa de la Self-confidence Scale. Método: estudio descriptivo, exploratorio, de investigación metodológica, de adaptación y validación de instrumento de medida. Fueron seguidas las etapas de traducción, síntesis, retro traducción, revisión, pre-prueba y evaluación semántica. La evaluación fue desarrollada con 178 estudiantes del Curso de Licenciatura en Enfermería. Fueron respetados los principios éticos. Resultados: el análisis de consistencia interna de la escala revela buenos valores de Alpha (0,92 global y superiores a 0,83 para las diferentes dimensiones). El análisis factorial muestra una solución con tres factores que poseen significado racional. Conclusión: La escala es fácil de responder y comprender. Con base en los resultados alcanzados, podemos afirmar que la escala revela buenas propiedades psicométricas, con elevado potencial para utilización en investigaciones futuras. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/8668210.1590/0104-1169.3128.2451Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 4 (2014); 554-561Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 4 (2014); 554-561Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 4 (2014); 554-5611518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86682/89699https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86682/89700https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86682/89701Copyright (c) 2014 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, José Carlos Amado Baptista, Rui Carlos Negrão Coutinho, Verónica Rita Dias Mazzo, Alessandra Rodrigues, Manuel Alves Mendes, Isabel Amélia Costa 2015-03-16T17:25:39Zoai:revistas.usp.br:article/86682Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-03-16T17:25:39Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem
Autoconfianza para intervención en emergencia: adaptación y validación cultural de la Self-confidence Scale en estudiantes de enfermería
Self-confidence for emergency intervention: adaptation and cultural validation of the Self-confidence Scale in nursing students
title Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem
spellingShingle Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem
Martins, José Carlos Amado
title_short Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem
title_full Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem
title_fullStr Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem
title_full_unstemmed Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem
title_sort Autoconfiança para intervenção em emergências: adaptação e validação cultural da Self-confidence Scale em estudantes de Enfermagem
author Martins, José Carlos Amado
author_facet Martins, José Carlos Amado
Baptista, Rui Carlos Negrão
Coutinho, Verónica Rita Dias
Mazzo, Alessandra
Rodrigues, Manuel Alves
Mendes, Isabel Amélia Costa
author_role author
author2 Baptista, Rui Carlos Negrão
Coutinho, Verónica Rita Dias
Mazzo, Alessandra
Rodrigues, Manuel Alves
Mendes, Isabel Amélia Costa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, José Carlos Amado
Baptista, Rui Carlos Negrão
Coutinho, Verónica Rita Dias
Mazzo, Alessandra
Rodrigues, Manuel Alves
Mendes, Isabel Amélia Costa
description Objetivo: realizar a adaptação cultural e validação de uma versão portuguesa da Self-confidence Scale. Método: estudo descritivo, exploratório, de investigação metodológica, de adaptação e validação de instrumento de medida. Foram cumpridas as etapas de tradução, síntese, retrotradução, revisão, pré-teste e avaliação semântica. A avaliação foi desenvolvida com 178 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Foram respeitados os princípios éticos. Resultados: a análise de consistência interna da escala revela bons valores de alpha (0,92 no global e superiores a 0,83 para as diferentes dimensões). A análise fatorial apresenta uma solução com três fatores, tendo esses significado racional. Conclusão: a escala é de fácil resposta e compreensão. Pelos resultados obtidos, pode-se afirmar que a escala revela boas propriedades psicométricas, apresentando elevado potencial para utilização em investigações futuras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86682
10.1590/0104-1169.3128.2451
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86682
identifier_str_mv 10.1590/0104-1169.3128.2451
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86682/89699
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86682/89700
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86682/89701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 4 (2014); 554-561
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 4 (2014); 554-561
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 4 (2014); 554-561
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444193801764864