O brincar em sala de espera de um ambulatório infantil na perspectiva de crianças e seus acompanhantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Iara Cristina da Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Nascimento, Lucila Castanheira, Poleti, Livia Capelani, Lima, Regina Aparecida Garcia de, Mello, Débora Falleiros de, Luiz, Flávia Mendonça Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2429
Resumo: O brincar é uma das formas que a criança tem para se comunicar com o mundo que a rodeia. O objetivo deste estudo descritivo-exploratório foi compreender a experiência do brincar para a criança e seu acompanhante, que permanecem em sala de espera ambulatorial. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com 12 crianças e seus acompanhantes. A análise dos dados permitiu a identificação de três temas: tempo de espera: "não tem jeito, tem que esperar"; aproveitando para brincar: tornando o ambulatório um espaço agradável e o brinquedo como mediador das relações. O brincar mostra-se como uma efetiva estratégia de intervenção da enfermagem pediátrica, para auxiliar a criança na superação de barreiras impostas pelo atendimento. É um recurso facilitador do processo de comunicação entre as crianças, acompanhantes e profissionais, que muito contribui para a melhoria do cuidado prestado.
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spelling O brincar em sala de espera de um ambulatório infantil na perspectiva de crianças e seus acompanhantesJugando en la sala de espera de un servicio ambulatorio infantil bajo la perspectiva de niños y sus acompañantesPlaying in the waiting room of an infant outpatient clinic from the perspective of children and their companionsniñojuegos y juguetesservicio ambulatorio hospitalarioenfermería pediátricachildplay and playthingsoutpatient clinicshospitalpediatric nursingcriançajogos e brinquedosambulatório hospitalarenfermagem pediátricaO brincar é uma das formas que a criança tem para se comunicar com o mundo que a rodeia. O objetivo deste estudo descritivo-exploratório foi compreender a experiência do brincar para a criança e seu acompanhante, que permanecem em sala de espera ambulatorial. Realizaram-se entrevistas semi-estruturadas com 12 crianças e seus acompanhantes. A análise dos dados permitiu a identificação de três temas: tempo de espera: "não tem jeito, tem que esperar"; aproveitando para brincar: tornando o ambulatório um espaço agradável e o brinquedo como mediador das relações. O brincar mostra-se como uma efetiva estratégia de intervenção da enfermagem pediátrica, para auxiliar a criança na superação de barreiras impostas pelo atendimento. É um recurso facilitador do processo de comunicação entre as crianças, acompanhantes e profissionais, que muito contribui para a melhoria do cuidado prestado.Jugar es una de las formas que el niño tiene para comunicarse con el mundo que lo rodea. La finalidad de este estudio descriptivo-exploratorio fue comprender sobre la experiencia que el niño y su acompañante tienen con relación al jugar mientras permanecen en la sala de espera. Se realizaron entrevistas semi-estructuradas con 12 niños y sus responsables. Mediante el análisis de los datos fue posible identificar tres temas: tiempo de espera: "no se puede hacer nada, hay que esperar"; aprovechando para jugar: convirtiendo el servicio de ambulatorio en un espacio agradable siendo el juguete un mediador en estas relaciones. El acto de jugar se muestra como una estrategia efectiva de intervención en enfermería pediátrica, como una forma de ayudar al niño a superar los obstáculos impuestos durante la atención. Es un recurso que facilita el proceso de comunicación entre los niños, acompañantes y profesionales y que contribuye para mejorar el cuidado brindado.Playing is one way children use to communicate with the world that surrounds them. This descriptive-exploratory study aimed to understand the experience of playing for children and their companions in an outpatient waiting room. We performed semi-structured interviews with 12 children and those responsible for them. In the data analysis, three themes were identified: waiting time: "there is no other way, you have to wait"; using the time to play: turning the clinic into a more pleasant space; and the toy as a relations mediator. Playing is revealed to be an effective pediatric nursing intervention strategy in helping the child to overcome barriers imposed by the assistance. This resource favors the communication process among children, companions and professionals and, thus, greatly contributes to improve the care delivery.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/242910.1590/S0104-11692007000200015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 2 (2007); 290-297Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 2 (2007); 290-297Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 2 (2007); 290-2971518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2429/2749https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2429/2750https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2429/2751Pedro, Iara Cristina da SilvaNascimento, Lucila CastanheiraPoleti, Livia CapelaniLima, Regina Aparecida Garcia deMello, Débora Falleiros deLuiz, Flávia Mendonça Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:37:53Zoai:revistas.usp.br:article/2429Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:37:53Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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