Os significados da morte e do morrer: a perspectiva de usuários de crack

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Fernando José Guedes da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Monteiro, Claudete Ferreira de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/48518
Resumo: O consumo de crack pode constituir-se em forma inautêntica da existência que leva a pessoa a viver de forma imprópria o ser-para-a-morte. Diante dessa realidade, objetivou-se compreender o significado da morte e do morrer para o usuário de crack e desvelar os sentidos atribuídos a esses significados. Realizou-se pesquisa qualitativa, fundamentada no método fenomenológico, com 12 usuários de crack, em processo terapêutico, em um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPSad), no período de fevereiro a abril de 2011, em Teresina, Piauí. Os resultados mostram que a morte é significada, onticamente, por companheira, parceira, passagem, viagem e pelo próprio crack. Conclui-se que esse significado expressa uma vivência inautêntica, direcionada ao convívio incessante do crack, acompanhada por sentimento de nulidade e descompromisso relacional.
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spelling Os significados da morte e do morrer: a perspectiva de usuários de crackLos significados de la muerte y el morir: la perspectiva de los consumidores de crackThe meanings of death and dying: the perspective of crack usersDeathCrack CocaineNursingMuerteCocaina CrackEnfermeríaMorteCocaína CrackEnfermagemO consumo de crack pode constituir-se em forma inautêntica da existência que leva a pessoa a viver de forma imprópria o ser-para-a-morte. Diante dessa realidade, objetivou-se compreender o significado da morte e do morrer para o usuário de crack e desvelar os sentidos atribuídos a esses significados. Realizou-se pesquisa qualitativa, fundamentada no método fenomenológico, com 12 usuários de crack, em processo terapêutico, em um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPSad), no período de fevereiro a abril de 2011, em Teresina, Piauí. Os resultados mostram que a morte é significada, onticamente, por companheira, parceira, passagem, viagem e pelo próprio crack. Conclui-se que esse significado expressa uma vivência inautêntica, direcionada ao convívio incessante do crack, acompanhada por sentimento de nulidade e descompromisso relacional.The consumption of crack can constitute in an inauthentic form of the existence that leads a person to live improperly the being-toward-death. Given this reality, this study aimed to comprehend the significance of death and dying for the user of crack and to unveil the meanings attributed to this significance. This qualitative study was conducted, based on the phenomenological method, with 12 crack users, in the therapeutic process, in a Psychosocial Care Center - Alcohol and Drugs (CAPSad), in the period from February to April 2011, in Teresina, Piauí. The results show that death is signified, ontically, as a companion, a partner, a passage, a journey and as the crack itself. It was concluded that this significance expressed an inauthentic experience, directed toward the incessant interaction with crack, accompanied by a feeling of nullity and relational disengagement.El consumo de cocaína puede estar en un modo auténtico de la existencia que lleva la persona a vivir mal ser-para-la-muerte. Ante esta realidad se tuvo como objetivo comprender el significado de la muerte y el morir para los consumidores del crack revelar los significados atribuidos a estos significados. Se realizó un estudio cualitativo sobre el método fenomenológico con 12 usuarios de crack en el proceso terapéutico en un Centro de Atención Psicosocial de alcohol y otras drogas en el período de febrero a abril de 2011 en Teresina, Piauí. Los resultados muestran que la muerte se entiende, onticamente por socio, asociación, entradas, viajes y el propio crack. Se concluye que el sentido es expresado en una experiencia inauténtica dirigido a la convivencia de la grieta incesante acompañada por un sentimiento de la nada y la retirada relacional.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4851810.1590/S0104-11692012000200022Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 20 n. 2 (2012); 378-383Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 20 Núm. 2 (2012); 378-383Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 20 No. 2 (2012); 378-3831518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/48518/52419https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/48518/52420https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/48518/52421Silva Júnior, Fernando José Guedes daMonteiro, Claudete Ferreira de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-19T17:27:48Zoai:revistas.usp.br:article/48518Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-12-19T17:27:48Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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