Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Flávia Fernanda Luchetti
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Zanetti, Maria Lúcia, Santos, Manoel Antônio dos, Martins, Tatiane Aparecida, Sousa, Valmi D., Teixeira, Carla Regina de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4026
Resumo: Estudo transversal, realizado em um centro de pesquisa e extensão universitária brasileiro, no período de março a novembro de 2007. O objetivo foi verificar conhecimentos e atitudes de pessoas com diabetes mellitus que participavam de um programa de educação para o autocuidado em diabetes. Como método usou-se amostra constituída por 82 adultos com diabetes mellitus. Para coleta de dados foram utilizadas versões portuguesas dos questionários Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e Diabetes Attitude Questionnaire (ATT-19). Os resultados mostraram que 78,05% tiveram escores superiores a 8 em relação ao conhecimento em diabetes, indicando conhecimento e compreensão acerca da doença. Quanto à atitude, os escores variaram entre 25 e 71 pontos, sugerindo dificuldade no enfrentamento da doença. Conclui-se que, apesar de os participantes terem obtido bom escore para o conhecimento, ainda assim não modificaram a atitude para o enfrentamento mais adequado da doença.
id USP-38_3bf4e3987f39be3873ed42b2454f5a0a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4026
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetesKnowledge and attitude: important components in diabetes educationConocimiento y actitudes: componentes para la educación en diabetesdiabetes mellitusenfermagemconhecimentoatitudediabetes mellitusenfermeríaconocimientoactituddiabetes mellitusnursingknowledgeattitudeEstudo transversal, realizado em um centro de pesquisa e extensão universitária brasileiro, no período de março a novembro de 2007. O objetivo foi verificar conhecimentos e atitudes de pessoas com diabetes mellitus que participavam de um programa de educação para o autocuidado em diabetes. Como método usou-se amostra constituída por 82 adultos com diabetes mellitus. Para coleta de dados foram utilizadas versões portuguesas dos questionários Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e Diabetes Attitude Questionnaire (ATT-19). Os resultados mostraram que 78,05% tiveram escores superiores a 8 em relação ao conhecimento em diabetes, indicando conhecimento e compreensão acerca da doença. Quanto à atitude, os escores variaram entre 25 e 71 pontos, sugerindo dificuldade no enfrentamento da doença. Conclui-se que, apesar de os participantes terem obtido bom escore para o conhecimento, ainda assim não modificaram a atitude para o enfrentamento mais adequado da doença.Estudio transversal, realizado en un centro de investigación y extensión universitaria brasileño, en el período de marzo a noviembre de 2007. El objetivo fue verificar conocimientos y actitudes de personas con diabetes mellitus que participaban de un programa de educación en el auto cuidado en diabetes. Como método se usó una muestra constituida por 82 adultos con diabetes mellitus. Para recolección de los datos fueron utilizadas versiones portuguesas de los cuestionarios Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) y Diabetes Attitude Questionnaire (ATT-19). Los resultados mostraron que 78,05% tuvieron puntajes superiores a 8 en relación al conocimiento en diabetes, indicando conocimiento y comprensión acerca de la enfermedad. En cuanto a la actitud, los puntajes variaron entre 25 y 71 puntos, sugiriendo dificultad en el enfrentamiento de la enfermedad. Se concluye que, a pesar que los participantes obtuvieron un buen puntaje en el conocimiento, todavía así no modificaron la actitud para el enfrentamiento más adecuado de la enfermedad.This descriptive cross-sectional study was conducted from March to November 2007 at a research and community services center of a Brazilian university. It aimed to explore the knowledge and attitude of people with diabetes mellitus who were attending a diabetes self-care education program. The sample was composed of 82 adults with diabetes mellitus. Data were collected through the Portuguese versions of the Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) and the Diabetes Attitude Questionnaire (ATT-19). Results revealed that 78.05% of the participants obtained scores higher than eight on knowledge about diabetes, which indicates they have knowledge and understand the disease. Scores on attitude ranged from 25 to 71 suggesting difficulty in coping with the disease. We conclude that although participants obtained a good score on knowledge, their attitude did not change so as to more adequately cope with the disease.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/402610.1590/S0104-11692009000400006Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 4 (2009); 468-473Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 4 (2009); 468-473Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 4 (2009); 468-4731518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4026/4771https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4026/4772https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4026/4773Rodrigues, Flávia Fernanda LuchettiZanetti, Maria LúciaSantos, Manoel Antônio dosMartins, Tatiane AparecidaSousa, Valmi D.Teixeira, Carla Regina de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T12:48:36Zoai:revistas.usp.br:article/4026Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T12:48:36Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes
Knowledge and attitude: important components in diabetes education
Conocimiento y actitudes: componentes para la educación en diabetes
title Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes
spellingShingle Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes
Rodrigues, Flávia Fernanda Luchetti
diabetes mellitus
enfermagem
conhecimento
atitude
diabetes mellitus
enfermería
conocimiento
actitud
diabetes mellitus
nursing
knowledge
attitude
title_short Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes
title_full Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes
title_fullStr Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes
title_full_unstemmed Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes
title_sort Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes
author Rodrigues, Flávia Fernanda Luchetti
author_facet Rodrigues, Flávia Fernanda Luchetti
Zanetti, Maria Lúcia
Santos, Manoel Antônio dos
Martins, Tatiane Aparecida
Sousa, Valmi D.
Teixeira, Carla Regina de Sousa
author_role author
author2 Zanetti, Maria Lúcia
Santos, Manoel Antônio dos
Martins, Tatiane Aparecida
Sousa, Valmi D.
Teixeira, Carla Regina de Sousa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Flávia Fernanda Luchetti
Zanetti, Maria Lúcia
Santos, Manoel Antônio dos
Martins, Tatiane Aparecida
Sousa, Valmi D.
Teixeira, Carla Regina de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv diabetes mellitus
enfermagem
conhecimento
atitude
diabetes mellitus
enfermería
conocimiento
actitud
diabetes mellitus
nursing
knowledge
attitude
topic diabetes mellitus
enfermagem
conhecimento
atitude
diabetes mellitus
enfermería
conocimiento
actitud
diabetes mellitus
nursing
knowledge
attitude
description Estudo transversal, realizado em um centro de pesquisa e extensão universitária brasileiro, no período de março a novembro de 2007. O objetivo foi verificar conhecimentos e atitudes de pessoas com diabetes mellitus que participavam de um programa de educação para o autocuidado em diabetes. Como método usou-se amostra constituída por 82 adultos com diabetes mellitus. Para coleta de dados foram utilizadas versões portuguesas dos questionários Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e Diabetes Attitude Questionnaire (ATT-19). Os resultados mostraram que 78,05% tiveram escores superiores a 8 em relação ao conhecimento em diabetes, indicando conhecimento e compreensão acerca da doença. Quanto à atitude, os escores variaram entre 25 e 71 pontos, sugerindo dificuldade no enfrentamento da doença. Conclui-se que, apesar de os participantes terem obtido bom escore para o conhecimento, ainda assim não modificaram a atitude para o enfrentamento mais adequado da doença.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4026
10.1590/S0104-11692009000400006
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4026
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692009000400006
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4026/4771
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4026/4772
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4026/4773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 4 (2009); 468-473
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 4 (2009); 468-473
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 4 (2009); 468-473
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222843349237760