Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Conceição
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miasso, Adriana Inocenti, Araújo, Alisson, Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade, Santos, José Carlos Pereira dos, Vedana, Kelly Graziani Giacchero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
DOI: 10.1590/1518-8345.6265.3736
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740
Resumo: Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.
id USP-38_3e6daef8a7fab1fbfdfc6242024163c9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/204740
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
spelling Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativoPrevención de las autolesiones no suicidas: construcción y validación de material educativoPrevention of non-suicidal self-injury: construction and validation of educational materialSelf-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource TrainingConducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en SaludAutolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeObjetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.Objective: to develop and valida te educational material to strengthen adolescent health care on non-suicidal self-injury. Method: methodological research designed in three stages: (1) construction of the material based on a mixed study on needs related to the theme through social networks and an umbrella review on health care related to non-suicidal self-injury; (2) validation with 10 experts in mental health and/or self-inflicted violence selected through the Lattes Platform; (3) evaluation by the target public, with health professionals being invited, without restriction of training. Validation and evaluation data were collected by using a sociodemographic questionnaire and the Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. We used descriptive statistics, content validity index, and Gwet’s AC1 test. Results: the material obtained good general acceptance and reliability in the validation by the experts (AC1= 0.633; p=0.0000) and in the evaluation by the target public (AC1=0.716; p=0.0000). All professionals pointed out the personal contribution and educational potential of the material. Conclusion: we highlight the construction of science-based educational material to strengthen the health care for adolescents with non-suicidal self-injury.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20474010.1590/1518-8345.6265.3736Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3736Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3736Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e37361518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188381https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188383https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188382https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aline Conceição Miasso, Adriana Inocenti Araújo, Alisson Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Santos, José Carlos Pereira dos Vedana, Kelly Graziani Giacchero 2022-11-22T13:08:58Zoai:revistas.usp.br:article/204740Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-11-22T13:08:58Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
Prevención de las autolesiones no suicidas: construcción y validación de material educativo
Prevention of non-suicidal self-injury: construction and validation of educational material
title Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
spellingShingle Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
Silva, Aline Conceição
Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training
Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Silva, Aline Conceição
Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training
Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
title_short Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
title_full Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
title_fullStr Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
title_full_unstemmed Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
title_sort Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
author Silva, Aline Conceição
author_facet Silva, Aline Conceição
Silva, Aline Conceição
Miasso, Adriana Inocenti
Araújo, Alisson
Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade
Santos, José Carlos Pereira dos
Vedana, Kelly Graziani Giacchero
Miasso, Adriana Inocenti
Araújo, Alisson
Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade
Santos, José Carlos Pereira dos
Vedana, Kelly Graziani Giacchero
author_role author
author2 Miasso, Adriana Inocenti
Araújo, Alisson
Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade
Santos, José Carlos Pereira dos
Vedana, Kelly Graziani Giacchero
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Conceição
Miasso, Adriana Inocenti
Araújo, Alisson
Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade
Santos, José Carlos Pereira dos
Vedana, Kelly Graziani Giacchero
dc.subject.por.fl_str_mv Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training
Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
topic Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training
Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
description Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740
10.1590/1518-8345.6265.3736
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6265.3736
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188381
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188383
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188382
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3736
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3736
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3736
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1822179426501132288
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/1518-8345.6265.3736