Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa eng |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/1518-8345.6265.3736 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740 |
Resumo: | Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida. |
id |
USP-38_3e6daef8a7fab1fbfdfc6242024163c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/204740 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
spelling |
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativoPrevención de las autolesiones no suicidas: construcción y validación de material educativoPrevention of non-suicidal self-injury: construction and validation of educational materialSelf-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource TrainingConducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en SaludAutolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeObjetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.Objective: to develop and valida te educational material to strengthen adolescent health care on non-suicidal self-injury. Method: methodological research designed in three stages: (1) construction of the material based on a mixed study on needs related to the theme through social networks and an umbrella review on health care related to non-suicidal self-injury; (2) validation with 10 experts in mental health and/or self-inflicted violence selected through the Lattes Platform; (3) evaluation by the target public, with health professionals being invited, without restriction of training. Validation and evaluation data were collected by using a sociodemographic questionnaire and the Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. We used descriptive statistics, content validity index, and Gwet’s AC1 test. Results: the material obtained good general acceptance and reliability in the validation by the experts (AC1= 0.633; p=0.0000) and in the evaluation by the target public (AC1=0.716; p=0.0000). All professionals pointed out the personal contribution and educational potential of the material. Conclusion: we highlight the construction of science-based educational material to strengthen the health care for adolescents with non-suicidal self-injury.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20474010.1590/1518-8345.6265.3736Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3736Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3736Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e37361518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188381https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188383https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188382https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aline Conceição Miasso, Adriana Inocenti Araújo, Alisson Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Santos, José Carlos Pereira dos Vedana, Kelly Graziani Giacchero 2022-11-22T13:08:58Zoai:revistas.usp.br:article/204740Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-11-22T13:08:58Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo Prevención de las autolesiones no suicidas: construcción y validación de material educativo Prevention of non-suicidal self-injury: construction and validation of educational material |
title |
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo |
spellingShingle |
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo Silva, Aline Conceição Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde Silva, Aline Conceição Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
title_short |
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo |
title_full |
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo |
title_fullStr |
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo |
title_full_unstemmed |
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo |
title_sort |
Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo |
author |
Silva, Aline Conceição |
author_facet |
Silva, Aline Conceição Silva, Aline Conceição Miasso, Adriana Inocenti Araújo, Alisson Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Santos, José Carlos Pereira dos Vedana, Kelly Graziani Giacchero Miasso, Adriana Inocenti Araújo, Alisson Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Santos, José Carlos Pereira dos Vedana, Kelly Graziani Giacchero |
author_role |
author |
author2 |
Miasso, Adriana Inocenti Araújo, Alisson Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Santos, José Carlos Pereira dos Vedana, Kelly Graziani Giacchero |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Conceição Miasso, Adriana Inocenti Araújo, Alisson Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Santos, José Carlos Pereira dos Vedana, Kelly Graziani Giacchero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
topic |
Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde |
description |
Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740 10.1590/1518-8345.6265.3736 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.6265.3736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa eng |
language |
por spa eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188381 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188383 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3736 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3736 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3736 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1822179426501132288 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/1518-8345.6265.3736 |