Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Conceição
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Miasso, Adriana Inocenti, Araújo, Alisson, Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade, Santos, José Carlos Pereira dos, Vedana, Kelly Graziani Giacchero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740
Resumo: Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.
id USP-38_3e6daef8a7fab1fbfdfc6242024163c9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/204740
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativoPrevención de las autolesiones no suicidas: construcción y validación de material educativoPrevention of non-suicidal self-injury: construction and validation of educational materialSelf-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource TrainingConducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en SaludAutolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em SaúdeObjetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.Objective: to develop and valida te educational material to strengthen adolescent health care on non-suicidal self-injury. Method: methodological research designed in three stages: (1) construction of the material based on a mixed study on needs related to the theme through social networks and an umbrella review on health care related to non-suicidal self-injury; (2) validation with 10 experts in mental health and/or self-inflicted violence selected through the Lattes Platform; (3) evaluation by the target public, with health professionals being invited, without restriction of training. Validation and evaluation data were collected by using a sociodemographic questionnaire and the Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. We used descriptive statistics, content validity index, and Gwet’s AC1 test. Results: the material obtained good general acceptance and reliability in the validation by the experts (AC1= 0.633; p=0.0000) and in the evaluation by the target public (AC1=0.716; p=0.0000). All professionals pointed out the personal contribution and educational potential of the material. Conclusion: we highlight the construction of science-based educational material to strengthen the health care for adolescents with non-suicidal self-injury.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20474010.1590/1518-8345.6265.3736Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3736Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3736Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e37361518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188381https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188383https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188382https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aline Conceição Miasso, Adriana Inocenti Araújo, Alisson Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade Santos, José Carlos Pereira dos Vedana, Kelly Graziani Giacchero 2022-11-22T13:08:58Zoai:revistas.usp.br:article/204740Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-11-22T13:08:58Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
Prevención de las autolesiones no suicidas: construcción y validación de material educativo
Prevention of non-suicidal self-injury: construction and validation of educational material
title Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
spellingShingle Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
Silva, Aline Conceição
Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training
Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
title_short Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
title_full Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
title_fullStr Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
title_full_unstemmed Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
title_sort Prevenção da autolesão não suicida: construção e validação de material educativo
author Silva, Aline Conceição
author_facet Silva, Aline Conceição
Miasso, Adriana Inocenti
Araújo, Alisson
Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade
Santos, José Carlos Pereira dos
Vedana, Kelly Graziani Giacchero
author_role author
author2 Miasso, Adriana Inocenti
Araújo, Alisson
Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade
Santos, José Carlos Pereira dos
Vedana, Kelly Graziani Giacchero
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Conceição
Miasso, Adriana Inocenti
Araújo, Alisson
Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade
Santos, José Carlos Pereira dos
Vedana, Kelly Graziani Giacchero
dc.subject.por.fl_str_mv Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training
Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
topic Self-Injurious Behavior; Mental Health Assistance; Adolescent; Psychiatric Nursing; Nursing Methodology Research; Health Human Resource Training
Conducta Autodestructiva; Atención a la Salud Mental; Adolescente; Enfermería Psiquiátrica; Investigación Metodológica en Enfermería; Capacitación de Recursos Humanos en Salud
Autolesão Não Suicida; Assistência à Saúde Mental; Adolescência; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
description Objetivo: elaborar e validar um material educativo para fortalecer a assistência em saúde aos adolescentes sobre a autolesão não suicida. Método: pesquisa metodológica delineada em três etapas: (1) construção do material a partir de estudo misto sobre necessidades ligadas à temática por meio das redes sociais e uma revisão guarda-chuva sobre a assistência relacionada à autolesão não suicida; (2) validação com 10 especialistas em saúde mental e/ou violência autoprovocada selecionados pela Plataforma Lattes; (3) avaliação pelo público-alvo, sendo convidados profissionais de saúde, sem restrição de formação. A coleta dos dados de validação e avaliação foi realizada por um questionário sociodemográfico e o Suitability Assessment of Materials for evaluation of health-related information for adults. Foi empregada a estatística descritiva, índice de validade de conteúdo e o teste AC1 de Gwet. Resultados: o material obteve boa aceitação geral e confiabilidade na validação pelos especialistas (AC1=0,633; p=0,0000) e na avaliação pelo público-alvo (AC1=0,716; p=0,0000). Todos os profissionais apontaram a contribuição pessoal e potencial educativo do material. Conclusão: destaca-se a construção de material educativo embasado em ciência para o fortalecimento da assistência aos adolescentes com autolesão não suicida.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740
10.1590/1518-8345.6265.3736
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.6265.3736
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188381
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188383
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/204740/188382
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3736
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3736
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3736
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856994357248