Frequência de fatores de risco para dificuldade de aprendizagem em pré-escolares com baixo nível socioeconômico, na Cidade do México

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambrano-Sánchez, Elizabeth
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Martínez-Wbaldo, María del Consuelo, Poblano, Adrián
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4250
Resumo: Este estudo objetivou identificar a frequência de fatores de risco para dificuldade de aprendizagem (DA) em crianças com baixo nível socioeconômico, na Cidade do México. A escala de inteligência Wechsler, desenho da figura humana e o teste gestáltico visomotor de Bender foram utilizados. A idade média do grupo masculino foi de 5,6±0,9 anos e do grupo feminino 5,4±0,5 anos. O quociente intelectual total (QI-T) foi de 98±12 no grupo masculino e 99±12,2 no grupo feminino. No teste de Bender, os meninos apresentaram idade mental e visomotora um ano abaixo da idade cronológica, enquanto que as meninas apresentaram idade mental e visomotora 7-8 meses abaixo do normal. As características de alto risco que apresentaram maior frequência, tanto nos meninos como nas meninas, no teste do desenho de figura humana, foram: autoisolamento 25%, timidez 22,4 e controle interno deficiente 22%. Concluindo, alta frequência de fatores de risco para DA foi encontrada em crianças de baixo nível socioeconômico. É importante destacar a importância de se identificar pré-escolares em risco de DA.
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