Communication between the health staff and hypertensive patients
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1250 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivos levantar dados sobre o que os indivíduos portadores de hipertensão arterial pensam sobre a sua doença e verificar a ocorrência do processo de comunicação entre estes e os profissionais que atuam junto aos mesmos. Foram entrevistados 66 clientes, obtendo-se 73 narrativas, constatando-se que a maioria (69 narrativas) dos participantes da pesquisa faz correlação com o conceito de hipertensão arterial, ainda que de maneira pouco elaborada. Apesar de 95% dos clientes fazerem alguma referência à doença, não significa que as orientações recebidas anteriormente foram aprendidas. Espera-se que o enfermeiro por desempenhar um importante papel dentro da equipe multiprofissional, identifique as possíveis barreiras relativas ao processo de comunicação, havendo daí a intervenção junto aos elementos que podem estar dificultando ou impedindo a compreensão necessária para que o cliente assuma seu autocuidado. |
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Communication between the health staff and hypertensive patientsComunicação da equipe multiprofissional e indivíduos portadores de hipertensão arterialComunicación entre los profesionales de la salud y los portadores de hipertensión arterialcomunicação em saúdehipertensão arterialfatores de riscocomunicación en saludhipertensión arterialfactores de riesgocommunication in healthhigh blood pressurerisk factorsO presente estudo tem como objetivos levantar dados sobre o que os indivíduos portadores de hipertensão arterial pensam sobre a sua doença e verificar a ocorrência do processo de comunicação entre estes e os profissionais que atuam junto aos mesmos. Foram entrevistados 66 clientes, obtendo-se 73 narrativas, constatando-se que a maioria (69 narrativas) dos participantes da pesquisa faz correlação com o conceito de hipertensão arterial, ainda que de maneira pouco elaborada. Apesar de 95% dos clientes fazerem alguma referência à doença, não significa que as orientações recebidas anteriormente foram aprendidas. Espera-se que o enfermeiro por desempenhar um importante papel dentro da equipe multiprofissional, identifique as possíveis barreiras relativas ao processo de comunicação, havendo daí a intervenção junto aos elementos que podem estar dificultando ou impedindo a compreensão necessária para que o cliente assuma seu autocuidado.This study aims to analyse data on hypertensive individuals and their concern about the disease as well as to verify the communication process that took place between the individuals and the health staff working with them. Sixty-six individuals were interviewed and we obtained 73 statements. The majority of them (69 narratives) expressed correlation to high blood pressure concepts even though in a poorly elaborated form. Although 95% of the patients referred to the illness, it does not mean that the orientations were understood. Nurses are expected to perform an important role in the multiprofessional team, identifying possible obstacles to the process of communication in order to enable the clients' comprehension and their self care.Este trabajo tiene como objetivo coger datos sobre lo que piensan los portadores de hipertensión arterial sobre su enfermedad y verificar el proceso de comunicación entre los mismos y con los profesionales de la salud que actuan junto a ellos. Fueron entrevistados 66 clientes, obteniendo 73 narrativas, de las cuales se constató que la mayoría (69 narrativas) de los sujetos hicieron referencia al concepto de hipertensión arterial, aunque de forma pocoelaborada. A pesar de que el 95% de los clientes hacieron alguna referencia a la enfermedad, no significa que las orientaciones recibidas anteriormente fueron aprehendidas. Se espera que el enfermero, por desempenãr un importante papel dentro del equipo multiprofesional, identifique las barreras posibles del proceso de comunicación, obteniendo al mismo que interviene en las etapas que pueden estar dificultando o impidiendo la comprensión necesaria para que cliente asuma su autocuidado.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1997-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/125010.1590/S0104-11691997000300007Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 5 n. 3 (1997); 43-48Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 Núm. 3 (1997); 43-48Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 5 No. 3 (1997); 43-481518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1250/1272Dell'Acqua, Magda Cristina QueirozPessuto, JaneteBocchi, Sílvia Cristina ManginiAnjos, Renata Cristina Peloso Macero dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T12:48:28Zoai:revistas.usp.br:article/1250Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T12:48:28Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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