Conhecimentos e atitudes de docentes e alunos em enfermagem na interface espiritualidade, religiosidade e saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomasso, Claudia de Souza
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Beltrame, Ideraldo Luiz, Lucchetti, Giancarlo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4432
Resumo: Objetivou-se com o presente estudo comparar conhecimentos e atitudes dos docentes e discentes de Enfermagem frente à interface espiritualidade, religiosidade e saúde. Para isso, realizou-se estudo transversal, com 30 docentes e 118 discentes de Enfermagem. Como resultados, mais de 95% dos participantes possuíam algum tipo de filiação religiosa, 96% acreditavam que a espiritualidade influenciava muito na saúde do paciente, e 77% sentiam vontade de abordar o assunto. Entretanto, somente 36% julgavam-se preparados, e a maioria acreditava que a universidade não proporcionava todas as informações necessárias sobre o tema. Não houve diferenças estatísticas entre a religiosidade de docentes e discentes de Enfermagem, porém, houve marcante diferença entre suas práticas clínicas e opiniões a respeito da espiritualidade e de sua implementação no currículo. As principais barreiras ao abordar o assunto foram: medo de impor as próprias crenças, falta de tempo e medo de ofender os pacientes.
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spelling Conhecimentos e atitudes de docentes e alunos em enfermagem na interface espiritualidade, religiosidade e saúde Knowledge and attitudes of nursing professors and students concerning the interface between spirituality, religiosity and health Comparación de conocimientos y actitudes de los profesores y estudiantes de enfermería frente a las relaciones entre espiritualidad, religión y salud EspiritualidadeEnfermagemEnsinoEspiritualidadEnfermeríaEnseñanzaSpiritualityNursingTeaching Objetivou-se com o presente estudo comparar conhecimentos e atitudes dos docentes e discentes de Enfermagem frente à interface espiritualidade, religiosidade e saúde. Para isso, realizou-se estudo transversal, com 30 docentes e 118 discentes de Enfermagem. Como resultados, mais de 95% dos participantes possuíam algum tipo de filiação religiosa, 96% acreditavam que a espiritualidade influenciava muito na saúde do paciente, e 77% sentiam vontade de abordar o assunto. Entretanto, somente 36% julgavam-se preparados, e a maioria acreditava que a universidade não proporcionava todas as informações necessárias sobre o tema. Não houve diferenças estatísticas entre a religiosidade de docentes e discentes de Enfermagem, porém, houve marcante diferença entre suas práticas clínicas e opiniões a respeito da espiritualidade e de sua implementação no currículo. As principais barreiras ao abordar o assunto foram: medo de impor as próprias crenças, falta de tempo e medo de ofender os pacientes. This study compares the knowledge and attitudes of nursing professors and students concerning the interface between spirituality, religiosity and health. A cross-sectional study was conducted with 30 nursing professors and 118 students. The results reveal that more than 95% of the participants had some religious affiliation, 96% believed that spirituality considerably influences patients' health, and 77% wished to address this subject. However, only 36% felt prepared for it and most believed that the university did not provide the necessary information. No statistical differences were found between the religious practices of nursing professors and students, though a marked difference was found in their clinical practices and opinions concerning spirituality and its inclusion in the program's curriculum. The most common barriers to addressing such a subject were: fear of imposing one's own beliefs, lack of time, and fear of offending patients. El presente estudio tuvo como objetivo comparar conocimientos y actitudes de los profesores y estudiantes de enfermería frente al enlace entre Espiritualidad, Religiosidad y Salud. Se trata de un estudio transversal, con 30 profesores y 118 estudiantes de enfermería. Como resultados se obtuvo que más de 95% de los participantes poseían algún tipo de afiliación religiosa, 96% creían que la espiritualidad influenciaba mucho en la salud del paciente y 77% sentían deseos de abordar el asunto. Entretanto, solamente 36% se juzgaban preparados y la mayoría creía que la universidad no proporcionaba todas las informaciones necesarias sobre el tema. No hubo diferencias estadísticas entre la religiosidad de profesores y estudiantes de enfermería, sin embargo hubo una clara diferencia entre sus prácticas clínicas y opiniones al respecto de la espiritualidad y de su implementación en el currículo. Las principales barreras para abordar el asunto fueron: miedo de imponer las propias creencias, falta de tiempo y miedo de ofender a los pacientes. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/443210.1590/S0104-11692011000500019Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19 n. 5 (2011); 1205-1213 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 Núm. 5 (2011); 1205-1213 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 19 No. 5 (2011); 1205-1213 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4432/5837https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4432/5838https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4432/5839Tomasso, Claudia de SouzaBeltrame, Ideraldo LuizLucchetti, Giancarloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:59:38Zoai:revistas.usp.br:article/4432Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:59:38Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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