Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771 |
Resumo: | Objetivo: explorar as potencialidades da metodologia Photovoice para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando diferentes etapas da metodologia Photovoice. Os estudantes de enfermagem obtiveram fotografias em sua comunidade, mostrando Determinantes Sociais da Saúde, analisaram e classificaram as fotografias e expuseram os resultados na faculdade. Os alunos preencheram um questionário escrevendo suas percepções. Os dados coletados dos questionários foram analisados qualitativamente. Resultados: 91 estudantes participaram do estudo. Duas categorias principais emergiram dos dados: A Photovoice é uma boa metodologia para estimular o pensamento crítico sobre os determinantes sociais da saúde e estimular outras habilidades (expressar crenças e percepções, estimular a criatividade, desenvolver habilidades de pesquisa, fortalecer laços com colegas e atrair atenção). Conclusão: exploramos as potencialidades da metodologia Photovoice. Esta pode ser uma ferramenta original, simples e barata para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde e estimular outras habilidades. A Photovoice pode considerar o ensino de aspectos relacionados à saúde/assistência em estudantes de enfermagem, a fim de promover o pensamento crítico de futuros agentes de mudança na saúde. |
id |
USP-38_40f4193cd1ffe90e4116c703a852a9fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/182771 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de EnfermagemUsing Photovoice to stimulate critical thinking: An exploratory study with Nursing studentsCómo usar Photovoice para estimular el pensamiento crítico: un estudio exploratorio con estudiantes de enfermeríaPesquisa QualitativaEducação em EnfermagemMétodosMateriais de EnsinoFotografiaPensamentoInvestigación CualitativaEducación en EnfermeríaMétodosMateriales de EnseñanzaFotografíaPensamientoQualitative ResearchNursing EducationMethodsTeaching MaterialsPhotographyThinkingObjetivo: explorar as potencialidades da metodologia Photovoice para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando diferentes etapas da metodologia Photovoice. Os estudantes de enfermagem obtiveram fotografias em sua comunidade, mostrando Determinantes Sociais da Saúde, analisaram e classificaram as fotografias e expuseram os resultados na faculdade. Os alunos preencheram um questionário escrevendo suas percepções. Os dados coletados dos questionários foram analisados qualitativamente. Resultados: 91 estudantes participaram do estudo. Duas categorias principais emergiram dos dados: A Photovoice é uma boa metodologia para estimular o pensamento crítico sobre os determinantes sociais da saúde e estimular outras habilidades (expressar crenças e percepções, estimular a criatividade, desenvolver habilidades de pesquisa, fortalecer laços com colegas e atrair atenção). Conclusão: exploramos as potencialidades da metodologia Photovoice. Esta pode ser uma ferramenta original, simples e barata para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde e estimular outras habilidades. A Photovoice pode considerar o ensino de aspectos relacionados à saúde/assistência em estudantes de enfermagem, a fim de promover o pensamento crítico de futuros agentes de mudança na saúde.Objetivo: explorar las potencialidades de la metodología del Photovoice para estimular el pensamiento crítico sobre los Determinantes Sociales de la Salud. Método: estudio exploratorio y descriptivo con enfoque cualitativo, en el que se utilizaron diferentes pasos de la metodología del Photovoice. Los estudiantes de enfermería tomaron fotografías en su comunidad, en las que se mostraban los Determinantes Sociales de la Salud, las analizaron y clasificaron y expusieron los resultados en la facultad. A continuación, completaron un cuestionario escribiendo sus percepciones sobre las mismas. Los datos recopilados de los cuestionarios se analizaron cualitativamente. Resultados: en el estudio participaron 91 estudiantes. Surgieron dos categorías principales de los datos: Photovoice es una buena metodología para estimular el pensamiento crítico sobre los Determinantes Sociales de la Salud, y Photovoice es una buena metodología para estimular otras habilidades (expresar creencias y percepciones, estimular la creatividad, desarrollar habilidades de investigación, fortalecer los lazos con los compañeros y atraer la atención). Conclusión: exploramos las potencialidades de la metodología Photovoice. Puede ser una herramienta original, simple y económica para estimular el pensamiento crítico sobre los Determinantes Sociales de la Salud, y también para estimular otras habilidades. Photovoice se puede considerar para la enseñanza de aspectos relacionados con la salud y/o el cuidado con estudiantes de enfermería, para promover el pensamiento crítico de futuros agentes de cambio en la salud.Objective: to explore the potentialities of the Photovoice methodology to stimulate critical thinking on Social Determinants of Health. Method: an exploratory and descriptive study with a qualitative approach, using different steps of the Photovoice methodology. Nursing students obtained photographs in their community, showing Social Determinants of Health, analyzed and classified the photographs, and exposed the results in the Nursing school. The students answered a questionnaire writing their perceptions. The data collected from the questionnaires were qualitatively analyzed. Results: 91 students participated in the study. Two main categories emerged from the data: Photovoice is a good methodology to stimulate critical thinking on Social Determinants of Health, and Photovoice is a good methodology to stimulate other skills (expressing beliefs and perceptions, stimulating creativity, developing research skills, strengthening ties with colleagues, and attracting attention). Conclusion: we explore the potentialities of the Photovoice methodology. It can be an original, simple and economical tool to stimulate critical thinking on Social Determinants of Health, and to stimulate other skills. Photovoice can be considered in teaching about aspects related to health/care in Nursing students, in order to promote critical thinking of future agents for a change in health.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18277110.1590/1518-8345.3625.3314Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3314Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3314Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33141518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169655https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169654https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169656Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndina-Díaz, Elena2021-05-14T14:48:22Zoai:revistas.usp.br:article/182771Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-14T14:48:22Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem Using Photovoice to stimulate critical thinking: An exploratory study with Nursing students Cómo usar Photovoice para estimular el pensamiento crítico: un estudio exploratorio con estudiantes de enfermería |
title |
Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem |
spellingShingle |
Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem Andina-Díaz, Elena Pesquisa Qualitativa Educação em Enfermagem Métodos Materiais de Ensino Fotografia Pensamento Investigación Cualitativa Educación en Enfermería Métodos Materiales de Enseñanza Fotografía Pensamiento Qualitative Research Nursing Education Methods Teaching Materials Photography Thinking |
title_short |
Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem |
title_full |
Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem |
title_fullStr |
Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem |
title_full_unstemmed |
Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem |
title_sort |
Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem |
author |
Andina-Díaz, Elena |
author_facet |
Andina-Díaz, Elena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andina-Díaz, Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Qualitativa Educação em Enfermagem Métodos Materiais de Ensino Fotografia Pensamento Investigación Cualitativa Educación en Enfermería Métodos Materiales de Enseñanza Fotografía Pensamiento Qualitative Research Nursing Education Methods Teaching Materials Photography Thinking |
topic |
Pesquisa Qualitativa Educação em Enfermagem Métodos Materiais de Ensino Fotografia Pensamento Investigación Cualitativa Educación en Enfermería Métodos Materiales de Enseñanza Fotografía Pensamiento Qualitative Research Nursing Education Methods Teaching Materials Photography Thinking |
description |
Objetivo: explorar as potencialidades da metodologia Photovoice para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando diferentes etapas da metodologia Photovoice. Os estudantes de enfermagem obtiveram fotografias em sua comunidade, mostrando Determinantes Sociais da Saúde, analisaram e classificaram as fotografias e expuseram os resultados na faculdade. Os alunos preencheram um questionário escrevendo suas percepções. Os dados coletados dos questionários foram analisados qualitativamente. Resultados: 91 estudantes participaram do estudo. Duas categorias principais emergiram dos dados: A Photovoice é uma boa metodologia para estimular o pensamento crítico sobre os determinantes sociais da saúde e estimular outras habilidades (expressar crenças e percepções, estimular a criatividade, desenvolver habilidades de pesquisa, fortalecer laços com colegas e atrair atenção). Conclusão: exploramos as potencialidades da metodologia Photovoice. Esta pode ser uma ferramenta original, simples e barata para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde e estimular outras habilidades. A Photovoice pode considerar o ensino de aspectos relacionados à saúde/assistência em estudantes de enfermagem, a fim de promover o pensamento crítico de futuros agentes de mudança na saúde. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771 10.1590/1518-8345.3625.3314 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.3625.3314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169655 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169654 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3314 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3314 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3314 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222854804930560 |