Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andina-Díaz, Elena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771
Resumo: Objetivo: explorar as potencialidades da metodologia Photovoice para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando diferentes etapas da metodologia Photovoice. Os estudantes de enfermagem obtiveram fotografias em sua comunidade, mostrando Determinantes Sociais da Saúde, analisaram e classificaram as fotografias e expuseram os resultados na faculdade. Os alunos preencheram um questionário escrevendo suas percepções. Os dados coletados dos questionários foram analisados qualitativamente. Resultados: 91 estudantes participaram do estudo. Duas categorias principais emergiram dos dados: A Photovoice é uma boa metodologia para estimular o pensamento crítico sobre os determinantes sociais da saúde e estimular outras habilidades (expressar crenças e percepções, estimular a criatividade, desenvolver habilidades de pesquisa, fortalecer laços com colegas e atrair atenção). Conclusão: exploramos as potencialidades da metodologia Photovoice. Esta pode ser uma ferramenta original, simples e barata para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde e estimular outras habilidades. A Photovoice pode considerar o ensino de aspectos relacionados à saúde/assistência em estudantes de enfermagem, a fim de promover o pensamento crítico de futuros agentes de mudança na saúde.
id USP-38_40f4193cd1ffe90e4116c703a852a9fe
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/182771
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de EnfermagemUsing Photovoice to stimulate critical thinking: An exploratory study with Nursing studentsCómo usar Photovoice para estimular el pensamiento crítico: un estudio exploratorio con estudiantes de enfermeríaPesquisa QualitativaEducação em EnfermagemMétodosMateriais de EnsinoFotografiaPensamentoInvestigación CualitativaEducación en EnfermeríaMétodosMateriales de EnseñanzaFotografíaPensamientoQualitative ResearchNursing EducationMethodsTeaching MaterialsPhotographyThinkingObjetivo: explorar as potencialidades da metodologia Photovoice para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando diferentes etapas da metodologia Photovoice. Os estudantes de enfermagem obtiveram fotografias em sua comunidade, mostrando Determinantes Sociais da Saúde, analisaram e classificaram as fotografias e expuseram os resultados na faculdade. Os alunos preencheram um questionário escrevendo suas percepções. Os dados coletados dos questionários foram analisados qualitativamente. Resultados: 91 estudantes participaram do estudo. Duas categorias principais emergiram dos dados: A Photovoice é uma boa metodologia para estimular o pensamento crítico sobre os determinantes sociais da saúde e estimular outras habilidades (expressar crenças e percepções, estimular a criatividade, desenvolver habilidades de pesquisa, fortalecer laços com colegas e atrair atenção). Conclusão: exploramos as potencialidades da metodologia Photovoice. Esta pode ser uma ferramenta original, simples e barata para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde e estimular outras habilidades. A Photovoice pode considerar o ensino de aspectos relacionados à saúde/assistência em estudantes de enfermagem, a fim de promover o pensamento crítico de futuros agentes de mudança na saúde.Objetivo: explorar las potencialidades de la metodología del Photovoice para estimular el pensamiento crítico sobre los Determinantes Sociales de la Salud. Método: estudio exploratorio y descriptivo con enfoque cualitativo, en el que se utilizaron diferentes pasos de la metodología del Photovoice. Los estudiantes de enfermería tomaron fotografías en su comunidad, en las que se mostraban los Determinantes Sociales de la Salud, las analizaron y clasificaron y expusieron los resultados en la facultad. A continuación, completaron un cuestionario escribiendo sus percepciones sobre las mismas. Los datos recopilados de los cuestionarios se analizaron cualitativamente. Resultados: en el estudio participaron 91 estudiantes. Surgieron dos categorías principales de los datos: Photovoice es una buena metodología para estimular el pensamiento crítico sobre los Determinantes Sociales de la Salud, y Photovoice es una buena metodología para estimular otras habilidades (expresar creencias y percepciones, estimular la creatividad, desarrollar habilidades de investigación, fortalecer los lazos con los compañeros y atraer la atención). Conclusión: exploramos las potencialidades de la metodología Photovoice. Puede ser una herramienta original, simple y económica para estimular el pensamiento crítico sobre los Determinantes Sociales de la Salud, y también para estimular otras habilidades. Photovoice se puede considerar para la enseñanza de aspectos relacionados con la salud y/o el cuidado con estudiantes de enfermería, para promover el pensamiento crítico de futuros agentes de cambio en la salud.Objective: to explore the potentialities of the Photovoice methodology to stimulate critical thinking on Social Determinants of Health. Method: an exploratory and descriptive study with a qualitative approach, using different steps of the Photovoice methodology. Nursing students obtained photographs in their community, showing Social Determinants of Health, analyzed and classified the photographs, and exposed the results in the Nursing school. The students answered a questionnaire writing their perceptions. The data collected from the questionnaires were qualitatively analyzed. Results: 91 students participated in the study. Two main categories emerged from the data: Photovoice is a good methodology to stimulate critical thinking on Social Determinants of Health, and Photovoice is a good methodology to stimulate other skills (expressing beliefs and perceptions, stimulating creativity, developing research skills, strengthening ties with colleagues, and attracting attention). Conclusion: we explore the potentialities of the Photovoice methodology. It can be an original, simple and economical tool to stimulate critical thinking on Social Determinants of Health, and to stimulate other skills. Photovoice can be considered in teaching about aspects related to health/care in Nursing students, in order to promote critical thinking of future agents for a change in health.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18277110.1590/1518-8345.3625.3314Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3314Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3314Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e33141518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169655https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169654https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169656Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndina-Díaz, Elena2021-05-14T14:48:22Zoai:revistas.usp.br:article/182771Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-14T14:48:22Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem
Using Photovoice to stimulate critical thinking: An exploratory study with Nursing students
Cómo usar Photovoice para estimular el pensamiento crítico: un estudio exploratorio con estudiantes de enfermería
title Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem
spellingShingle Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem
Andina-Díaz, Elena
Pesquisa Qualitativa
Educação em Enfermagem
Métodos
Materiais de Ensino
Fotografia
Pensamento
Investigación Cualitativa
Educación en Enfermería
Métodos
Materiales de Enseñanza
Fotografía
Pensamiento
Qualitative Research
Nursing Education
Methods
Teaching Materials
Photography
Thinking
title_short Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem
title_full Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem
title_fullStr Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem
title_full_unstemmed Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem
title_sort Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem
author Andina-Díaz, Elena
author_facet Andina-Díaz, Elena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andina-Díaz, Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Qualitativa
Educação em Enfermagem
Métodos
Materiais de Ensino
Fotografia
Pensamento
Investigación Cualitativa
Educación en Enfermería
Métodos
Materiales de Enseñanza
Fotografía
Pensamiento
Qualitative Research
Nursing Education
Methods
Teaching Materials
Photography
Thinking
topic Pesquisa Qualitativa
Educação em Enfermagem
Métodos
Materiais de Ensino
Fotografia
Pensamento
Investigación Cualitativa
Educación en Enfermería
Métodos
Materiales de Enseñanza
Fotografía
Pensamiento
Qualitative Research
Nursing Education
Methods
Teaching Materials
Photography
Thinking
description Objetivo: explorar as potencialidades da metodologia Photovoice para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando diferentes etapas da metodologia Photovoice. Os estudantes de enfermagem obtiveram fotografias em sua comunidade, mostrando Determinantes Sociais da Saúde, analisaram e classificaram as fotografias e expuseram os resultados na faculdade. Os alunos preencheram um questionário escrevendo suas percepções. Os dados coletados dos questionários foram analisados qualitativamente. Resultados: 91 estudantes participaram do estudo. Duas categorias principais emergiram dos dados: A Photovoice é uma boa metodologia para estimular o pensamento crítico sobre os determinantes sociais da saúde e estimular outras habilidades (expressar crenças e percepções, estimular a criatividade, desenvolver habilidades de pesquisa, fortalecer laços com colegas e atrair atenção). Conclusão: exploramos as potencialidades da metodologia Photovoice. Esta pode ser uma ferramenta original, simples e barata para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde e estimular outras habilidades. A Photovoice pode considerar o ensino de aspectos relacionados à saúde/assistência em estudantes de enfermagem, a fim de promover o pensamento crítico de futuros agentes de mudança na saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771
10.1590/1518-8345.3625.3314
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3625.3314
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169655
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169654
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/182771/169656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3314
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3314
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3314
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222854804930560