Concepção dos estudantes de enfermagem sobre promoção da saúde relacionada ao uso de substâncias psicoativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delia Rojo, María
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Villela Bueno, Sonia Maria, Silva, Edilaine Cristina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2529
Resumo: Este estudo qualitativo objetivou indagar a respeito da concepção dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a promoção da saúde, frente ao uso de substâncias psicoativas. Nove estudantes, cursando as últimas matérias do primeiro ciclo da carreira, participaram do estudo e foram reunidos em dois grupos focais. O referencial teórico metodológico se fundamentou na Teoria da Conscientização de Paulo Freire. Os dados foram interpretados mediante a análise de conteúdo, evidenciando-se que os estudantes encontram dificuldades no planejamento de estratégias de intervenção na promoção da saúde frente ao fenômeno das drogas, pois os conhecimentos adquiridos na universidade possuem uma tendência biologista, própria do modelo médico, reconhecendo-se assim uma desarticulação entre a teoria e a prática. Apesar disso, conseguem reconstruir seus conhecimentos e tomar consciência de seu papel como futuros promotores da saúde diante do uso e abuso de drogas.
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spelling Concepção dos estudantes de enfermagem sobre promoção da saúde relacionada ao uso de substâncias psicoativasConcepción de los estudiantes de enfermería sobre promoción de la salud ante el uso de sustancias psicoactivasConceptions of nursing students on health promotion related to psychoactive substanceshealth promotionnursing studentssubstance-related disorderspromoción de la saludestudiantes de enfermeríatrastornos relacionados con sustanciaspromoção da saúdeestudantes de enfermagemtranstornos relacionados ao uso de substânciasEste estudo qualitativo objetivou indagar a respeito da concepção dos estudantes de graduação em enfermagem sobre a promoção da saúde, frente ao uso de substâncias psicoativas. Nove estudantes, cursando as últimas matérias do primeiro ciclo da carreira, participaram do estudo e foram reunidos em dois grupos focais. O referencial teórico metodológico se fundamentou na Teoria da Conscientização de Paulo Freire. Os dados foram interpretados mediante a análise de conteúdo, evidenciando-se que os estudantes encontram dificuldades no planejamento de estratégias de intervenção na promoção da saúde frente ao fenômeno das drogas, pois os conhecimentos adquiridos na universidade possuem uma tendência biologista, própria do modelo médico, reconhecendo-se assim uma desarticulação entre a teoria e a prática. Apesar disso, conseguem reconstruir seus conhecimentos e tomar consciência de seu papel como futuros promotores da saúde diante do uso e abuso de drogas.This qualitative study aimed to investigate the perception of undergraduate nursing students on health promotion in view of the use of psychoactive substances. Nine undergraduate students, attending the last disciplines of the first semester, participated in the study and were divided in two focal groups. The theoretical-methodological referential was based on Paulo Freire's theory of conscientization. Data were processed through content analysis, demonstrating that students find difficulties in planning intervention strategies in health promotion in view of the drug phenomenon, because the knowledge provided by the university has a biologist tendency, typical of the medical model, recognizing a gap between theory and practice. Nevertheless, they manage to reconstruct their knowledge and become aware of their role as future health promoters in the face of drug use and abuse.Este estudio de modalidad cualitativa tuvo como finalidad indagar acerca de la concepción que los estudiantes de enfermería de la universidad poseen sobre la promoción de la salud, ante el uso de sustancias psicoactivas. Participaron nueve estudiantes, cursando las últimas asignaturas del primer ciclo de la carrera, reunidos en dos grupos focales. El referencial teórico-metodológico se fundamentó en la Teoría de la Concientización de Paulo Freire. Los datos fueron interpretados mediante el análisis de contenido, evidenciándose que los estudiantes encuentran dificultades al planificar estrategias de intervención en promoción de la salud ante el fenómeno de las drogas, debido a que los conocimientos brindados en la universidad poseen una tendencia biologista, propia del modelo médico, reconociendo a su vez una desarticulación entre la teoría y la práctica. A pesar de ello, logran reconstruir sus conocimientos y tomar conciencia de su rol como futuros promotores de salud ante el uso y abuso de drogas.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/252910.1590/S0104-11692008000700020Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 (2008): Número Especial; 627-633Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 627-633Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 627-6331518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2529/3048https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2529/3049https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2529/3050Delia Rojo, MaríaVillela Bueno, Sonia MariaSilva, Edilaine Cristina dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T20:04:48Zoai:revistas.usp.br:article/2529Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T20:04:48Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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