O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yonekura, Tatiana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Soares, Cássia Baldini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4246
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar a potencialidade de um jogo como estratégia de sensibilização para a consecução de grupos focais com adolescentes, em investigações sobre valores. Foram realizados 29 grupos em 10 instituições sociais, do município de Santo André, SP A amostra foi composta por 209 adolescentes de 15 a 19 anos. Os resultados indicaram que a maioria se expressou sem dificuldades, discutindo cada uma das frases com desenvoltura, envolvimento e respeito às opiniões divergentes, além de ser um método capaz de promover a reflexão e estimular o debate acerca de valores sociais. Pode-se concluir que o jogo mostrou-se adequado para a apreensão de dados. O caráter lúdico possibilitou a participação dos adolescentes de forma intensa, descontraída, prazerosa e interativa, o que facilitou o aprofundamento das discussões sobre o tema. A avaliação também permitiu identificar forte motivação dos adolescentes para discutir valores sociais.
id USP-38_54e5c2dd25f342d453551fc3a7238f7f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4246
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes El juego educativo como estrategia de sensibilización para recolección de datos con adolescentes The Educative Game as a Sensitization Strategy for the Collection of Data with Adolescents Jogos ExperimentaisAdolescenteGrupos FocaisTecnologia EducacionalColeta de DadosEnfermagemJuegos ExperimentalesAdolescenteGrupos FocalesTecnología EducacionalRecolección de DatosEnfermeríaGamesExperimentalAdolescentFocus GroupsEducational TechnologyData CollectionNursing O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar a potencialidade de um jogo como estratégia de sensibilização para a consecução de grupos focais com adolescentes, em investigações sobre valores. Foram realizados 29 grupos em 10 instituições sociais, do município de Santo André, SP A amostra foi composta por 209 adolescentes de 15 a 19 anos. Os resultados indicaram que a maioria se expressou sem dificuldades, discutindo cada uma das frases com desenvoltura, envolvimento e respeito às opiniões divergentes, além de ser um método capaz de promover a reflexão e estimular o debate acerca de valores sociais. Pode-se concluir que o jogo mostrou-se adequado para a apreensão de dados. O caráter lúdico possibilitou a participação dos adolescentes de forma intensa, descontraída, prazerosa e interativa, o que facilitou o aprofundamento das discussões sobre o tema. A avaliação também permitiu identificar forte motivação dos adolescentes para discutir valores sociais. El objetivo de este estudio fue conocer y analizar el potencial de un juego como estrategia de sensibilización para la consecución de grupos focales con adolescentes en investigaciones sobre valores. Fueron realizados 29 grupos en 10 instituciones sociales del municipio de Santo André. La muestra fue compuesta por 209 adolescentes entre 15 y 19 años. Los resultados indicaron que la mayoría se expresó sin dificultades, discutiendo cada una de las frases con desenvoltura, envolvimiento y respeto a opiniones divergentes, además de ser un método capaz de promover la reflexión y estimular el debate acerca de valores sociales. Se concluye que el juego se mostró adecuado para la obtención de datos. El carácter lúdico posibilitó la participación de los adolescentes de una forma intensa, informal, placentera e interactiva, lo que facilitó el profundizar las discusiones sobre el tema. La evaluación también permitió identificar una fuerte motivación de los adolescentes para discutir valores sociales. The aim of this study was to understand and analyze the potential of a game as a sensitization strategy for the performance of focal groups with adolescents in investigations into values. Twenty nine groups were realized in 10 social institutions of the municipality of Santo André. The sample was composed of 209 adolescents of 15 to 19 years of age. The results indicated that the majority expressed themselves without difficulties, discussing each of the valorative expressions drawn during the game with resourcefulness, involvement and respect for differing opinions, as well as being a method to promote reflection and stimulate debate about social values. Conclusions: The game was adequate for the collection of data. The ludic character allowed the participation of adolescents in an intense, relaxed, enjoyable and interactive way, which facilitated the deepening of discussions on the topic. The evaluation also identified a strong motivation for adolescents to discuss social values. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/424610.1590/S0104-11692010000500018Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 968-974 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 968-974 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 968-974 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4246/5329https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4246/5330https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4246/5331Yonekura, TatianaSoares, Cássia Baldiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:30:23Zoai:revistas.usp.br:article/4246Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:30:23Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes
El juego educativo como estrategia de sensibilización para recolección de datos con adolescentes
The Educative Game as a Sensitization Strategy for the Collection of Data with Adolescents
title O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes
spellingShingle O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes
Yonekura, Tatiana
Jogos Experimentais
Adolescente
Grupos Focais
Tecnologia Educacional
Coleta de Dados
Enfermagem
Juegos Experimentales
Adolescente
Grupos Focales
Tecnología Educacional
Recolección de Datos
Enfermería
Games
Experimental
Adolescent
Focus Groups
Educational Technology
Data Collection
Nursing
title_short O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes
title_full O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes
title_fullStr O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes
title_full_unstemmed O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes
title_sort O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes
author Yonekura, Tatiana
author_facet Yonekura, Tatiana
Soares, Cássia Baldini
author_role author
author2 Soares, Cássia Baldini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yonekura, Tatiana
Soares, Cássia Baldini
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Experimentais
Adolescente
Grupos Focais
Tecnologia Educacional
Coleta de Dados
Enfermagem
Juegos Experimentales
Adolescente
Grupos Focales
Tecnología Educacional
Recolección de Datos
Enfermería
Games
Experimental
Adolescent
Focus Groups
Educational Technology
Data Collection
Nursing
topic Jogos Experimentais
Adolescente
Grupos Focais
Tecnologia Educacional
Coleta de Dados
Enfermagem
Juegos Experimentales
Adolescente
Grupos Focales
Tecnología Educacional
Recolección de Datos
Enfermería
Games
Experimental
Adolescent
Focus Groups
Educational Technology
Data Collection
Nursing
description O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar a potencialidade de um jogo como estratégia de sensibilização para a consecução de grupos focais com adolescentes, em investigações sobre valores. Foram realizados 29 grupos em 10 instituições sociais, do município de Santo André, SP A amostra foi composta por 209 adolescentes de 15 a 19 anos. Os resultados indicaram que a maioria se expressou sem dificuldades, discutindo cada uma das frases com desenvoltura, envolvimento e respeito às opiniões divergentes, além de ser um método capaz de promover a reflexão e estimular o debate acerca de valores sociais. Pode-se concluir que o jogo mostrou-se adequado para a apreensão de dados. O caráter lúdico possibilitou a participação dos adolescentes de forma intensa, descontraída, prazerosa e interativa, o que facilitou o aprofundamento das discussões sobre o tema. A avaliação também permitiu identificar forte motivação dos adolescentes para discutir valores sociais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4246
10.1590/S0104-11692010000500018
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4246
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692010000500018
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4246/5329
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4246/5330
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4246/5331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 5 (2010); 968-974
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 5 (2010); 968-974
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 5 (2010); 968-974
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222844608577536