Cirurgia segura em pediatria: aplicação na prática doChecklist Pediátrico para Cirurgia Segura
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Publication Date: | 2015 |
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Source: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
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Summary: | Objetivos: avaliar a aplicação na prática do Checklist Pediátrico para Cirurgia Segura no período pré-operatório e verificar a satisfação da família quanto ao uso do material. Método: estudo exploratório, no qual se visou analisar o uso dochecklist por crianças que seriam submetidas a intervenções cirúrgicas, sendo a amostra constituída por 60 crianças pré-escolares a adolescentes e 60 familiares. As variáveis relacionaram-se à caracterização demográfica, preenchimento do checklist e satisfação dos familiares, sendo avaliadas por meio da análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: a maioria (71,7%) das crianças era do sexo masculino, com mediana de idade de 7,5 anos. Identificou-se consecução do checklist em 65,3% dos itens, 30,0% não foram preenchidos devido à não execução da equipe e 4,7% por motivos das crianças e familiares. Na análise de associação, verificou-se que o item da retirada de adornos (p=0,008) foi mais checado por crianças com maior média de idade. Quanto à satisfação, os familiares avaliaram o material como ótimo (63,3%) e bom (36,7%) e acreditaram que houve redução de ansiedade na criança (83,3%). Conclusão: o uso do checklist na prática clínica pode colaborar para mudanças nos serviços de saúde com relação à cultura de segurança e promover satisfação dos clientes. |
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Cirurgia segura em pediatria: aplicação na prática doChecklist Pediátrico para Cirurgia Segura Surgical Safety in Pediatrics: practical application of the Pediatric Surgical Safety Checklist Cirugía segura en pediatría: aplicación en la práctica delChecklist Pediátrico para Cirugía Segura Objetivos: avaliar a aplicação na prática do Checklist Pediátrico para Cirurgia Segura no período pré-operatório e verificar a satisfação da família quanto ao uso do material. Método: estudo exploratório, no qual se visou analisar o uso dochecklist por crianças que seriam submetidas a intervenções cirúrgicas, sendo a amostra constituída por 60 crianças pré-escolares a adolescentes e 60 familiares. As variáveis relacionaram-se à caracterização demográfica, preenchimento do checklist e satisfação dos familiares, sendo avaliadas por meio da análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: a maioria (71,7%) das crianças era do sexo masculino, com mediana de idade de 7,5 anos. Identificou-se consecução do checklist em 65,3% dos itens, 30,0% não foram preenchidos devido à não execução da equipe e 4,7% por motivos das crianças e familiares. Na análise de associação, verificou-se que o item da retirada de adornos (p=0,008) foi mais checado por crianças com maior média de idade. Quanto à satisfação, os familiares avaliaram o material como ótimo (63,3%) e bom (36,7%) e acreditaram que houve redução de ansiedade na criança (83,3%). Conclusão: o uso do checklist na prática clínica pode colaborar para mudanças nos serviços de saúde com relação à cultura de segurança e promover satisfação dos clientes. Objetivos : evaluar la aplicación en la práctica del ChecklistPediátrico para la Cirugía Segura en el periodo preoperatorio y verificar la satisfacción de la familia con respecto al uso del material. Método : estudio exploratorio, cuyo objetivo fue analizar el uso delchecklist por niños que serían sometidos a intervenciones quirúrgicas, siendo la muestra compuesta por 60 niños en edad preescolar a adolescentes y 60 familiares. Las variables se relacionaron con la caracterización demográfica, llenado del checklist y satisfacción de los familiares, siendo evaluadas por medio del análisis estadístico descriptivo e inferencial. Resultados : la mayoría (71,7%) de los niños eran varones, con una edad media de 7,5 años. Se identificó el cumplimiento del checklist en el 65,3% de los ítems, el 30,0% no ha sido rellenado debido a la falta de ejecución por parte del equipo y el 4,7% por causa de los niños y familiares. En el análisis de asociación, se constató que el ítem de retirada de joyas (p =0,008) fue el más marcado por los niños con una edad media más alta. En cuanto a la satisfacción, los familiares evaluaron el material como óptimo (63,3%) y bueno (36,7%) y acreditaron que hubo una reducción de la ansiedad en los niños (83,3%). Conclusión : el uso del checklist en la práctica clínica puede contribuir a cambios en los servicios de salud con respecto a la cultura de seguridad y promover la satisfacción de los clientes. Objectives: to assess the practical application of the Pediatric Surgical Safety Checklist on the preoperative period and to verify family satisfaction regarding the use of the material. Method: exploratory study that aimed to analyze the use of the checklist by children who underwent surgical interventions. The sample was constituted by 60 children (from preschoolers to teens) and 60 family members. The variables related to demographic characterization, filling out the checklist, and family satisfaction, being evaluated through inferential and descriptive statistical analysis. Results: most children (71.7%) were male, with a median age of 7.5 years. We identified the achievement of 65.3% of the checklist items, 30.0% were not filled due to non-performance of the team and 4.7% for children and family reasons. In the association analysis, we found that the removal of accessories item (p = 0.008) was the most checked by older children. Regarding satisfaction, the family members evaluated the material as great (63.3%) and good (36.7%) and believed that there was a reduction of the child's anxiety (83.3%). Conclusion: the use of the checklist in clinical practice can change health services regarding safety culture and promote customer satisfaction. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/10802310.1590/0104-1169.0553.2655Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 6 (2015); 1105-1112Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 6 (2015); 1105-1112Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 6 (2015); 1105-11121518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108023/106366https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108023/106367https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108023/106368Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Maria Paula de OliveiraPedreira, Mavilde L. G.Peterlini, Maria Angélica Sorgini2015-12-01T15:53:41Zoai:revistas.usp.br:article/108023Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-12-01T15:53:41Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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