A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penna, Lucia Helena Garcia
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carinhanha, Joana Iabrudi, Leite, Ligia Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
DOI: 10.1590/S0104-11692009000600009
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074
Resumo: Este estudo objetivou identificar estratégias discutidas e utilizadas pelos profissionais cuidadores de abrigo na atenção às situações de violência, vividas pelas adolescentes, e discutir a prática educativa como tecnologia de cuidado no enfrentamento da violência. Com base na pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos através de entrevistas a cuidadores de abrigo municipal para adolescentes e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram estratégias individuais e institucionais para o atendimento das adolescentes. Concluindo, ações educativas são tecnologias de cuidado no processo de ressignificação do valor da vida pelas adolescentes em situação de rua ou abrigadas, considerando a diversidade cultural - uma prática dialógica sistematizada e institucionalizada para o enfrentamento da violência vivida.
id USP-38_58084fede154dd6ff9ca33276b5e632c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4074
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
spelling A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentesThe educative practice of professional caregivers at shelters: coping with violence lived by female adolescentsLa práctica educativa de cuidadores profesionales en refugios para niñas: enfrentando la violencia vivida por mujeres adolescentesviolence against womenadolescent institutionalizedhomeless youthhealth educationcomprehensive health careviolencia contra la mujeradolescente institucionalizadojóvenes sin hogareducación en saludatención integral de saludviolência contra a mulheradolescente institucionalizadomenores de ruaeducação em saúdeassistência integral à saúdeEste estudo objetivou identificar estratégias discutidas e utilizadas pelos profissionais cuidadores de abrigo na atenção às situações de violência, vividas pelas adolescentes, e discutir a prática educativa como tecnologia de cuidado no enfrentamento da violência. Com base na pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos através de entrevistas a cuidadores de abrigo municipal para adolescentes e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram estratégias individuais e institucionais para o atendimento das adolescentes. Concluindo, ações educativas são tecnologias de cuidado no processo de ressignificação do valor da vida pelas adolescentes em situação de rua ou abrigadas, considerando a diversidade cultural - uma prática dialógica sistematizada e institucionalizada para o enfrentamento da violência vivida.This study aimed to identify strategies caregiving professionals at shelters discuss and use in care delivery to violence situations lived by female adolescents; and to discuss educative practice as a care technology for coping with violence. Based on qualitative research, the data were produced through interviews with caregivers at a municipal adolescent shelter and were interpreted according to content analysis. The results evidenced individual and institutional strategies for care delivery to the adolescents. In conclusion, educative actions are care technologies in the reframing process of life's value by female adolescents living on the streets or in shelters, considering the cultural diversity - a dialogical action systemized and institutionalized for coping with the violence they experience.Este estudio tuvo como objetivo identificar las estrategias discutidas y utilizadas por los profesionales cuidadores de refugios para niñas en la atención a las situaciones de violencia, vividas por las adolescentes, y discutir la práctica educativa como una tecnología de cuidado en el enfrentamiento de la violencia. Con base en la investigación cualitativa, los datos fueron producidos a través de entrevistas a cuidadores de un refugio municipal para adolescentes e interpretados bajo el marco teórico del análisis de contenido. Los resultados evidenciaron estrategias individuales e institucionales para atender a las adolescentes. Se concluye que las acciones educativas son tecnologías de cuidado en el proceso de dar un nuevo significado al valor de la vida para las adolescentes en situación de vivir en la calle o como refugiadas en abrigos, considerando la diversidad cultural - una práctica dialógica sistematizada e institucionalizada para el enfrentamiento de la violencia vivida.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/407410.1590/S0104-11692009000600009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 6 (2009); 981-987Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 6 (2009); 981-987Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 6 (2009); 981-9871518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4911https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4912https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4913Penna, Lucia Helena GarciaCarinhanha, Joana IabrudiLeite, Ligia Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T12:59:04Zoai:revistas.usp.br:article/4074Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T12:59:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
The educative practice of professional caregivers at shelters: coping with violence lived by female adolescents
La práctica educativa de cuidadores profesionales en refugios para niñas: enfrentando la violencia vivida por mujeres adolescentes
title A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
spellingShingle A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
Penna, Lucia Helena Garcia
violence against women
adolescent institutionalized
homeless youth
health education
comprehensive health care
violencia contra la mujer
adolescente institucionalizado
jóvenes sin hogar
educación en salud
atención integral de salud
violência contra a mulher
adolescente institucionalizado
menores de rua
educação em saúde
assistência integral à saúde
Penna, Lucia Helena Garcia
violence against women
adolescent institutionalized
homeless youth
health education
comprehensive health care
violencia contra la mujer
adolescente institucionalizado
jóvenes sin hogar
educación en salud
atención integral de salud
violência contra a mulher
adolescente institucionalizado
menores de rua
educação em saúde
assistência integral à saúde
title_short A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
title_full A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
title_fullStr A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
title_full_unstemmed A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
title_sort A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
author Penna, Lucia Helena Garcia
author_facet Penna, Lucia Helena Garcia
Penna, Lucia Helena Garcia
Carinhanha, Joana Iabrudi
Leite, Ligia Costa
Carinhanha, Joana Iabrudi
Leite, Ligia Costa
author_role author
author2 Carinhanha, Joana Iabrudi
Leite, Ligia Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penna, Lucia Helena Garcia
Carinhanha, Joana Iabrudi
Leite, Ligia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv violence against women
adolescent institutionalized
homeless youth
health education
comprehensive health care
violencia contra la mujer
adolescente institucionalizado
jóvenes sin hogar
educación en salud
atención integral de salud
violência contra a mulher
adolescente institucionalizado
menores de rua
educação em saúde
assistência integral à saúde
topic violence against women
adolescent institutionalized
homeless youth
health education
comprehensive health care
violencia contra la mujer
adolescente institucionalizado
jóvenes sin hogar
educación en salud
atención integral de salud
violência contra a mulher
adolescente institucionalizado
menores de rua
educação em saúde
assistência integral à saúde
description Este estudo objetivou identificar estratégias discutidas e utilizadas pelos profissionais cuidadores de abrigo na atenção às situações de violência, vividas pelas adolescentes, e discutir a prática educativa como tecnologia de cuidado no enfrentamento da violência. Com base na pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos através de entrevistas a cuidadores de abrigo municipal para adolescentes e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram estratégias individuais e institucionais para o atendimento das adolescentes. Concluindo, ações educativas são tecnologias de cuidado no processo de ressignificação do valor da vida pelas adolescentes em situação de rua ou abrigadas, considerando a diversidade cultural - uma prática dialógica sistematizada e institucionalizada para o enfrentamento da violência vivida.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074
10.1590/S0104-11692009000600009
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692009000600009
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4911
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4912
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 6 (2009); 981-987
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 6 (2009); 981-987
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 6 (2009); 981-987
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1822183145357705216
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-11692009000600009