A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
DOI: | 10.1590/S0104-11692009000600009 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar estratégias discutidas e utilizadas pelos profissionais cuidadores de abrigo na atenção às situações de violência, vividas pelas adolescentes, e discutir a prática educativa como tecnologia de cuidado no enfrentamento da violência. Com base na pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos através de entrevistas a cuidadores de abrigo municipal para adolescentes e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram estratégias individuais e institucionais para o atendimento das adolescentes. Concluindo, ações educativas são tecnologias de cuidado no processo de ressignificação do valor da vida pelas adolescentes em situação de rua ou abrigadas, considerando a diversidade cultural - uma prática dialógica sistematizada e institucionalizada para o enfrentamento da violência vivida. |
id |
USP-38_58084fede154dd6ff9ca33276b5e632c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4074 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
spelling |
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentesThe educative practice of professional caregivers at shelters: coping with violence lived by female adolescentsLa práctica educativa de cuidadores profesionales en refugios para niñas: enfrentando la violencia vivida por mujeres adolescentesviolence against womenadolescent institutionalizedhomeless youthhealth educationcomprehensive health careviolencia contra la mujeradolescente institucionalizadojóvenes sin hogareducación en saludatención integral de saludviolência contra a mulheradolescente institucionalizadomenores de ruaeducação em saúdeassistência integral à saúdeEste estudo objetivou identificar estratégias discutidas e utilizadas pelos profissionais cuidadores de abrigo na atenção às situações de violência, vividas pelas adolescentes, e discutir a prática educativa como tecnologia de cuidado no enfrentamento da violência. Com base na pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos através de entrevistas a cuidadores de abrigo municipal para adolescentes e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram estratégias individuais e institucionais para o atendimento das adolescentes. Concluindo, ações educativas são tecnologias de cuidado no processo de ressignificação do valor da vida pelas adolescentes em situação de rua ou abrigadas, considerando a diversidade cultural - uma prática dialógica sistematizada e institucionalizada para o enfrentamento da violência vivida.This study aimed to identify strategies caregiving professionals at shelters discuss and use in care delivery to violence situations lived by female adolescents; and to discuss educative practice as a care technology for coping with violence. Based on qualitative research, the data were produced through interviews with caregivers at a municipal adolescent shelter and were interpreted according to content analysis. The results evidenced individual and institutional strategies for care delivery to the adolescents. In conclusion, educative actions are care technologies in the reframing process of life's value by female adolescents living on the streets or in shelters, considering the cultural diversity - a dialogical action systemized and institutionalized for coping with the violence they experience.Este estudio tuvo como objetivo identificar las estrategias discutidas y utilizadas por los profesionales cuidadores de refugios para niñas en la atención a las situaciones de violencia, vividas por las adolescentes, y discutir la práctica educativa como una tecnología de cuidado en el enfrentamiento de la violencia. Con base en la investigación cualitativa, los datos fueron producidos a través de entrevistas a cuidadores de un refugio municipal para adolescentes e interpretados bajo el marco teórico del análisis de contenido. Los resultados evidenciaron estrategias individuales e institucionales para atender a las adolescentes. Se concluye que las acciones educativas son tecnologías de cuidado en el proceso de dar un nuevo significado al valor de la vida para las adolescentes en situación de vivir en la calle o como refugiadas en abrigos, considerando la diversidad cultural - una práctica dialógica sistematizada e institucionalizada para el enfrentamiento de la violencia vivida.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/407410.1590/S0104-11692009000600009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 6 (2009); 981-987Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 6 (2009); 981-987Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 6 (2009); 981-9871518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4911https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4912https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4913Penna, Lucia Helena GarciaCarinhanha, Joana IabrudiLeite, Ligia Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T12:59:04Zoai:revistas.usp.br:article/4074Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T12:59:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes The educative practice of professional caregivers at shelters: coping with violence lived by female adolescents La práctica educativa de cuidadores profesionales en refugios para niñas: enfrentando la violencia vivida por mujeres adolescentes |
title |
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes |
spellingShingle |
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes Penna, Lucia Helena Garcia violence against women adolescent institutionalized homeless youth health education comprehensive health care violencia contra la mujer adolescente institucionalizado jóvenes sin hogar educación en salud atención integral de salud violência contra a mulher adolescente institucionalizado menores de rua educação em saúde assistência integral à saúde Penna, Lucia Helena Garcia violence against women adolescent institutionalized homeless youth health education comprehensive health care violencia contra la mujer adolescente institucionalizado jóvenes sin hogar educación en salud atención integral de salud violência contra a mulher adolescente institucionalizado menores de rua educação em saúde assistência integral à saúde |
title_short |
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes |
title_full |
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes |
title_fullStr |
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes |
title_full_unstemmed |
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes |
title_sort |
A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes |
author |
Penna, Lucia Helena Garcia |
author_facet |
Penna, Lucia Helena Garcia Penna, Lucia Helena Garcia Carinhanha, Joana Iabrudi Leite, Ligia Costa Carinhanha, Joana Iabrudi Leite, Ligia Costa |
author_role |
author |
author2 |
Carinhanha, Joana Iabrudi Leite, Ligia Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penna, Lucia Helena Garcia Carinhanha, Joana Iabrudi Leite, Ligia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
violence against women adolescent institutionalized homeless youth health education comprehensive health care violencia contra la mujer adolescente institucionalizado jóvenes sin hogar educación en salud atención integral de salud violência contra a mulher adolescente institucionalizado menores de rua educação em saúde assistência integral à saúde |
topic |
violence against women adolescent institutionalized homeless youth health education comprehensive health care violencia contra la mujer adolescente institucionalizado jóvenes sin hogar educación en salud atención integral de salud violência contra a mulher adolescente institucionalizado menores de rua educação em saúde assistência integral à saúde |
description |
Este estudo objetivou identificar estratégias discutidas e utilizadas pelos profissionais cuidadores de abrigo na atenção às situações de violência, vividas pelas adolescentes, e discutir a prática educativa como tecnologia de cuidado no enfrentamento da violência. Com base na pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos através de entrevistas a cuidadores de abrigo municipal para adolescentes e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram estratégias individuais e institucionais para o atendimento das adolescentes. Concluindo, ações educativas são tecnologias de cuidado no processo de ressignificação do valor da vida pelas adolescentes em situação de rua ou abrigadas, considerando a diversidade cultural - uma prática dialógica sistematizada e institucionalizada para o enfrentamento da violência vivida. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074 10.1590/S0104-11692009000600009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692009000600009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4911 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4912 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4074/4913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 6 (2009); 981-987 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 6 (2009); 981-987 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 6 (2009); 981-987 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1822183145357705216 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-11692009000600009 |