O conhecimento em Enfermagem Pediátrica: livros editados no Brasil de 1916 a 1988
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Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1107 |
Resumo: | Para a apreensão do conhecimento em enfermagem pediátrica no Brasil fez-se um levantamento em uma obra de referencia bibliográfica de enfermagem brasileira. A postura teórica metodológica adotada concebe a enfermagem em uma perspectiva histórica, parte de um processo coletivo de trabalho e o saber como instrumental que permite a transformação do objeto no produto desejado, de acordo com a finalidade do trabalho, imprimindo racionalidade ao processo. Foram encontradas quarenta títulos sobre assistência à criança (8%) em um total de quinhentos e quatro, proporção considerada pequena. A produção foi classificada em prescritiva e analítica. Prescritiva refere-se aos textos que normalizam o trabalho com vistas a sua racionalidade e produtividade. Os analíticos abrem a possibilidade de diversificar o cuidado de enfermagem atendendo com alguma especificidade a clientela, redimensionando a finalidade do trabalho de enfermagem. |
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O conhecimento em Enfermagem Pediátrica: livros editados no Brasil de 1916 a 1988Pediatric nursing knowledge: books published in Brazil from 1916 to 1988El conocimiento en Enfermería Pediátrica: libros editados en Brasil de 1916 a 1988Enfermagem pediátricaconhecimento em enfermagem pediátricaEnfermería pediátricaconocimiento de enfermería pediátricaPediatric nursingknowledge in pediatric nursingPara a apreensão do conhecimento em enfermagem pediátrica no Brasil fez-se um levantamento em uma obra de referencia bibliográfica de enfermagem brasileira. A postura teórica metodológica adotada concebe a enfermagem em uma perspectiva histórica, parte de um processo coletivo de trabalho e o saber como instrumental que permite a transformação do objeto no produto desejado, de acordo com a finalidade do trabalho, imprimindo racionalidade ao processo. Foram encontradas quarenta títulos sobre assistência à criança (8%) em um total de quinhentos e quatro, proporção considerada pequena. A produção foi classificada em prescritiva e analítica. Prescritiva refere-se aos textos que normalizam o trabalho com vistas a sua racionalidade e produtividade. Os analíticos abrem a possibilidade de diversificar o cuidado de enfermagem atendendo com alguma especificidade a clientela, redimensionando a finalidade do trabalho de enfermagem.From the apprehension of the knowledge in pediatrics nursing in Brazil, a research was done in a Brazilian historical bibliographic work of references. From an historical perspective nursing it is seen as a social articulate practice, as pan of a collective process of work. The knowledge in this study is considered as an instrument from which man apprehends his working object. Forty tittles were found about how to take care of children, from eight per cent of the group of five hundred and four. The proportion was considered very small. The production which was found was classified under two aspects: the prescriptive and the analytical. The prescriptive texts are those related to normalize the work in view of the rationality and to the productivity. The analytical open the possibility and give the means to diversify the nursing assistance particularizing the care and with another aim related to the nursing work.Para aprehensión del conocimiento en Enfermería Pediátrica en Brasil, se hizo una estadística en obra de referencia bibliografica de Enfermería Brasileira. La posición teórica metodológica adoptada concibe a la Enfermería una perspectiva histórica, parte de un proceso colectivo de trabajo y el saber como instrumental que permite la transformación del objeto en producto deseado, de acuerdo con la finalidad del trabajo imprimiendo racionalidad en el proceso. Fueron encontrados 40 títulos sobre Asistencia al Niño (8%) en un total de quinientos y cuatro. La producción fué clasificada en prescriptiva y analítica. Prescriptiva, textos que normatizan el trabajo objetivando su racionalidad y productividad. Analítica, abre la posibilidad de diversificar el ciudad de enfermeria atendiendo con alguna especificidad la clientela, redimensionando la finalidad del trabajo de Enfermería.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1993-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/110710.1590/S0104-11691993000200007Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 1 n. 2 (1993); 77-91Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 Núm. 2 (1993); 77-91Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 No. 2 (1993); 77-911518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1107/1122Rocha, Semiramis Melani MeloScochi, Carmen Gracinda SilvanLima, Regina Aparecida Garcia deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-24T19:12:13Zoai:revistas.usp.br:article/1107Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-24T19:12:13Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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