Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cristina Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Turrini, Ruth Natalia Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
spa
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161931
Resumo: Objetivo: desenvolver, avaliar e correlacionar a aceitabilidade de um aplicativo educativo de celular para pacientes submetidos à cirurgia ortognática. Método: estudo metodológico baseado no design instrucional sistemático com conteúdo de aprendizagem ao paciente por aplicativo de celular. Usabilidade e satisfação do usuário foram avaliadas por 30 pacientes em perioperatório por meio de questionário eletrônico enviado por redes sociais, e-mail e cartão de visita, mensurados com o instrumento System Usability Scale validado em português, e satisfação do usuário com instrumento baseado em outro estudo, utilizado após uso do aplicativo. Os dados foram analisados com estatística descritiva e correlação de Spearman. Resultados: o aplicativo nomeado “OrtogApp” apresenta conteúdo validado em estudo prévio, incluiu cinco sessões de conteúdo de aprendizagem essenciais para gerenciar o cuidado perioperatório e foi disponibilizado nas plataformas IOS e Android. Usabilidade correspondeu a 79,8 + 15,4 pontos e o índice de satisfação 82,9%. A correlação da idade, escolaridade e usos do aplicativo com os instrumentos não foi significativa. Conclusão: OrtogApp é um aplicativo educativo com conteúdo validado por profissionais que resultou em alta satisfação do usuário e boa usabilidade. Os pacientes podem utilizar o aplicativo como material educativo de apoio complementar às orientações dadas por enfermeiras perioperatórias e/ou cirurgiões durante o cuidado perioperatório.
id USP-38_66ce9d64bf9be5754beea368d80a9f42
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/161931
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgeryDesenvolvimento de aplicativo de celular educativo para pacientes submetidos à cirurgia ortognáticaDesarrollo de aplicaciones de celular educativo para pacientes sometidos a cirugía ortognáticaMobile ApplicationSmartphoneTelemedicinePatient Education as TopicOrthognathic SurgeryPerioperative NursingAplicaciones MóvilesTeléfono InteligenteTelemedicinaEducación del Paciente como AsuntoCirugía OrtognáticaEnfermería PerioperatoriaAplicativos MóveisSmartphoneTelemedicinaEducação de Pacientes como AssuntoCirurgia OrtognáticaEnfermagem PerioperatóriaObjetivo: desenvolver, avaliar e correlacionar a aceitabilidade de um aplicativo educativo de celular para pacientes submetidos à cirurgia ortognática. Método: estudo metodológico baseado no design instrucional sistemático com conteúdo de aprendizagem ao paciente por aplicativo de celular. Usabilidade e satisfação do usuário foram avaliadas por 30 pacientes em perioperatório por meio de questionário eletrônico enviado por redes sociais, e-mail e cartão de visita, mensurados com o instrumento System Usability Scale validado em português, e satisfação do usuário com instrumento baseado em outro estudo, utilizado após uso do aplicativo. Os dados foram analisados com estatística descritiva e correlação de Spearman. Resultados: o aplicativo nomeado “OrtogApp” apresenta conteúdo validado em estudo prévio, incluiu cinco sessões de conteúdo de aprendizagem essenciais para gerenciar o cuidado perioperatório e foi disponibilizado nas plataformas IOS e Android. Usabilidade correspondeu a 79,8 + 15,4 pontos e o índice de satisfação 82,9%. A correlação da idade, escolaridade e usos do aplicativo com os instrumentos não foi significativa. Conclusão: OrtogApp é um aplicativo educativo com conteúdo validado por profissionais que resultou em alta satisfação do usuário e boa usabilidade. Os pacientes podem utilizar o aplicativo como material educativo de apoio complementar às orientações dadas por enfermeiras perioperatórias e/ou cirurgiões durante o cuidado perioperatório.Objetivo: desarrollar, evaluar y correlacionar la aceptabilidad de una aplicación educativa de celular para pacientes sometidos a la cirugía ortognática. Método: estudio metodológico basado en el diseño instruccional sistemático con contenidos de aprendizaje al paciente por una aplicación de celular. Facilidad de uso y la satisfacción del usuario se evaluaron para 30 pacientes en el perioperatorio mediante un cuestionario electrónico enviado por redes, correo electrónico y tarjeta de visita social. La medida del instrumento Escala usabilidad Sistema validado en el instrumento portugués y la satisfacción del usuario basado en otro estudio fueron aplicados después del uso de la aplicación. Los datos fueron analizados con estadística descriptiva y correlación de Spearman. Resultados: la aplicación denominada “OrtogApp” presenta contenido validado en estudio previo, incluye cinco sesiones de contenido de aprendizaje esenciales para administrar el cuidado perioperatorio. Era disponible en las plataformas IOS y Android. La facilidad de uso correspondió a 79,8 + 15,4 puntos y el índice de satisfacción fue 82,9%, la correlación de la edad, escolaridad y usos de la aplicación con los instrumentos no fue significativa. Conclusión: OrtogApp es una aplicación educativa con contenido validado por profesionales, que resultó en alta satisfacción del usuario y buena facilidad de uso. Los pacientes pueden utilizar la aplicación como material educativo de apoyo complementario a las orientaciones dadas por enfermeras perioperatorias y/o cirujanos durante el cuidado perioperatorio.Objective: to develop, evaluate and correlate the acceptability of an educational mobile application to patients submitted to orthognathic surgery. Method: methodological study based on systematic instructional design with contents aimed at patient learning through a mobile application. Usability and user satisfaction were evaluated by 30 patients in the perioperative stage through an electronic questionnaire sent by social networks, e-mail and business card, measured using the System Usability Scale instrument validated in Portuguese and user satisfaction with an instrument based on another study, after its applications. Data were analyzed with descriptive statistics and Spearman correlation. Results: the application named “OrtogApp” features content validated in a previous study included five learning content sessions essential for managing perioperative care, and it is available on IOS and Android platforms. Usability corresponded to 79.8 + 15.4 points and the satisfaction index was 82.9%; correlation of age, schooling and uses of the application with the instruments was not significant. Conclusion: OrtogApp is an educational application with content validated by professionals, resulting in high user satisfaction and good usability. Patients may use the application as supportive educational material to supplement guidance provided by perioperative nurses and/ or surgeons during perioperative care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16193110.1590/1518-8345.2904.3143Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3143Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3143Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e31431518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspaporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161931/155881https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161931/155882https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161931/155883Sousa, Cristina SilvaTurrini, Ruth Natalia Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-19T12:54:25Zoai:revistas.usp.br:article/161931Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-03-19T12:54:25Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery
Desenvolvimento de aplicativo de celular educativo para pacientes submetidos à cirurgia ortognática
Desarrollo de aplicaciones de celular educativo para pacientes sometidos a cirugía ortognática
title Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery
spellingShingle Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery
Sousa, Cristina Silva
Mobile Application
Smartphone
Telemedicine
Patient Education as Topic
Orthognathic Surgery
Perioperative Nursing
Aplicaciones Móviles
Teléfono Inteligente
Telemedicina
Educación del Paciente como Asunto
Cirugía Ortognática
Enfermería Perioperatoria
Aplicativos Móveis
Smartphone
Telemedicina
Educação de Pacientes como Assunto
Cirurgia Ortognática
Enfermagem Perioperatória
title_short Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery
title_full Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery
title_fullStr Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery
title_full_unstemmed Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery
title_sort Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery
author Sousa, Cristina Silva
author_facet Sousa, Cristina Silva
Turrini, Ruth Natalia Teresa
author_role author
author2 Turrini, Ruth Natalia Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cristina Silva
Turrini, Ruth Natalia Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Mobile Application
Smartphone
Telemedicine
Patient Education as Topic
Orthognathic Surgery
Perioperative Nursing
Aplicaciones Móviles
Teléfono Inteligente
Telemedicina
Educación del Paciente como Asunto
Cirugía Ortognática
Enfermería Perioperatoria
Aplicativos Móveis
Smartphone
Telemedicina
Educação de Pacientes como Assunto
Cirurgia Ortognática
Enfermagem Perioperatória
topic Mobile Application
Smartphone
Telemedicine
Patient Education as Topic
Orthognathic Surgery
Perioperative Nursing
Aplicaciones Móviles
Teléfono Inteligente
Telemedicina
Educación del Paciente como Asunto
Cirugía Ortognática
Enfermería Perioperatoria
Aplicativos Móveis
Smartphone
Telemedicina
Educação de Pacientes como Assunto
Cirurgia Ortognática
Enfermagem Perioperatória
description Objetivo: desenvolver, avaliar e correlacionar a aceitabilidade de um aplicativo educativo de celular para pacientes submetidos à cirurgia ortognática. Método: estudo metodológico baseado no design instrucional sistemático com conteúdo de aprendizagem ao paciente por aplicativo de celular. Usabilidade e satisfação do usuário foram avaliadas por 30 pacientes em perioperatório por meio de questionário eletrônico enviado por redes sociais, e-mail e cartão de visita, mensurados com o instrumento System Usability Scale validado em português, e satisfação do usuário com instrumento baseado em outro estudo, utilizado após uso do aplicativo. Os dados foram analisados com estatística descritiva e correlação de Spearman. Resultados: o aplicativo nomeado “OrtogApp” apresenta conteúdo validado em estudo prévio, incluiu cinco sessões de conteúdo de aprendizagem essenciais para gerenciar o cuidado perioperatório e foi disponibilizado nas plataformas IOS e Android. Usabilidade correspondeu a 79,8 + 15,4 pontos e o índice de satisfação 82,9%. A correlação da idade, escolaridade e usos do aplicativo com os instrumentos não foi significativa. Conclusão: OrtogApp é um aplicativo educativo com conteúdo validado por profissionais que resultou em alta satisfação do usuário e boa usabilidade. Os pacientes podem utilizar o aplicativo como material educativo de apoio complementar às orientações dadas por enfermeiras perioperatórias e/ou cirurgiões durante o cuidado perioperatório.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161931
10.1590/1518-8345.2904.3143
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161931
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2904.3143
dc.language.iso.fl_str_mv eng
spa
por
language eng
spa
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161931/155881
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161931/155882
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161931/155883
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3143
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3143
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3143
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444198462685184