Vigilância do desenvolvimento infantil: estudo de intervenção com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/106167 |
Resumo: | Objetivo: avaliar a efetividade de uma ação educativa em vigilância do desenvolvimento infantil, de enfermeiros que atuam na atenção primária à saúde.Métodos: estudo de intervenção do tipo antes-depois, realizado com 45 enfermeiros e 450 mães de crianças menores de 2 anos. Inicialmente, avaliaram-se as práticas e conhecimentos dos enfermeiros quanto à vigilância do desenvolvimento infantil e entrevistaram-se as mães sobre estas práticas. Em seguida, realizaram-se oficinas com enfermeiros e após quatro meses reavaliaram-se os conhecimentos dos enfermeiros e as informações maternas.Resultados: após intervenção houve aumento significativo na frequência dos seguintes aspectos: de 73% para 100%, em relação à prática dos enfermeiros em perguntar a opinião das mães sobre o desenvolvimento dos filhos; de 42% para 91%, quanto à utilização de instrumento sistematizado para avaliação; de 91% para 100%, referente à orientação às mães sobre como estimular o desenvolvimento da criança.Conclusões: a intervenção contribuiu para o aumento dos conhecimentos dos enfermeiros e implementação da vigilância do desenvolvimento infantil, evidenciando a importância desta iniciativa para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde da criança. |
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Vigilância do desenvolvimento infantil: estudo de intervenção com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família Child development surveillance: intervention study with nurses of the Family Health Strategy Vigilancia del desarrollo infantil: estudio de intervención con enfermeros de la Estrategia Salud de la Familia Objetivo: avaliar a efetividade de uma ação educativa em vigilância do desenvolvimento infantil, de enfermeiros que atuam na atenção primária à saúde.Métodos: estudo de intervenção do tipo antes-depois, realizado com 45 enfermeiros e 450 mães de crianças menores de 2 anos. Inicialmente, avaliaram-se as práticas e conhecimentos dos enfermeiros quanto à vigilância do desenvolvimento infantil e entrevistaram-se as mães sobre estas práticas. Em seguida, realizaram-se oficinas com enfermeiros e após quatro meses reavaliaram-se os conhecimentos dos enfermeiros e as informações maternas.Resultados: após intervenção houve aumento significativo na frequência dos seguintes aspectos: de 73% para 100%, em relação à prática dos enfermeiros em perguntar a opinião das mães sobre o desenvolvimento dos filhos; de 42% para 91%, quanto à utilização de instrumento sistematizado para avaliação; de 91% para 100%, referente à orientação às mães sobre como estimular o desenvolvimento da criança.Conclusões: a intervenção contribuiu para o aumento dos conhecimentos dos enfermeiros e implementação da vigilância do desenvolvimento infantil, evidenciando a importância desta iniciativa para a melhoria da qualidade do cuidado em saúde da criança. Objective: to evaluate the effectiveness of an educational action in child development surveillance performed by nurses working in primary health care.Methods: interventional study with a before-and-after type of design, carried out with 45 nurses and 450 mothers of children under 2 years of age. Initially, it was evaluated the practices and knowledge of nurses on child development surveillance and the mothers were interviewed about these practices. Subsequently, workshops were carried out with nurses and four months later, the knowledge of nurses and the maternal information were reevaluated.Results: after intervention there was significant increase in the frequency of the following aspects: from 73% to 100%, in relation to the practice of nurses of asking the opinion of mothers about their children's development; from 42% to 91%, regarding the use of the systematized instrument of evaluation; from 91% to 100% with respect to guidance to mothers on how to stimulate child development.Conclusions: the intervention contributed to the increase of knowledge of nurses and implementation of child development surveillance, showing the importance of this initiative to improve the quality of child health care. Objetivo: evaluar la eficacia de una acción educativa en vigilancia del desarrollo infantil, de los enfermeros que trabajan en la atención primaria de salud.Métodos: estudio de intervención, con diseño tipo antes y después, llevado a cabo con 45 enfermeros y 450 madres de niños menores de 2 años. Inicialmente, se evaluó las prácticas y los conocimientos de los enfermeros sobre la vigilancia del desarrollo infantil y se entrevistó a las madres sobre estas prácticas. A continuación, talleres se llevaron a cabo con los enfermeros y después de cuatro meses, se reevaluaron los conocimientos de los enfermeros e la información materna.Resultados: después de la intervención se ha producido un aumento significativo en la frecuencia de los siguientes aspectos: del 73% al 100%, con respecto a la práctica de los enfermeros de preguntar la opinión de las madres sobre el desarrollo de sus hijos; del 42% al 91%, cuanto el uso de instrumento sistematizado para la evaluación; del 91% al 100%, con respecto a la orientación a las madres sobre cómo estimular el desarrollo del niño.Conclusiones: la intervención contribuyó para aumentar el conocimiento de los enfermeros y la implementación de la vigilancia del desarrollo infantil, destacando la importancia de esta iniciativa para mejorar la calidad de la atención a la salud infantil. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/10616710.1590/0104-1169.0272.2636Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 5 (2015); 954-962Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 5 (2015); 954-962Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 5 (2015); 954-9621518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/106167/104839https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/106167/104840https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/106167/104841Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessReichert, Altamira Pereira da SilvaCollet, NeusaEickmann, Sophie HelenaLima, Marília de Carvalho2015-12-01T10:17:41Zoai:revistas.usp.br:article/106167Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-12-01T10:17:41Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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