Resposta emocional de pacientes cardiológicos críticos durante a higiene em cuidados intensivos: um estudo prospectivo e descritivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez-Ortega, Silvia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Vallés, Elena Querol, Barrera, Judith Prats, Nieto, Montserrat Venturas, Zabalegui, Adelaida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/218356
Resumo: Objetivo: analisar a resposta emocional de pacientes críticos conscientes durante a higiene diária em uma unidade de terapia intensiva cardíaca e compará-la considerando ou não as experiências prévias. Método: estudo prospectivo e descritivo. Foi aplicado questionário ad hoc de 30 itens a 148 pacientes, com base na higiene do primeiro dia. Foram feitas perguntas sobre sentimentos durante a higiene e aspectos positivos e negativos da experiência. Os pacientes foram comparados considerando o fato de terem sido higienizados anteriormente. Resultados: 67,6% eram homens e a idade média foi de 67±15 anos. 45,9% apresentavam conformismo, 27% se sentiram envergonhados e 86,3% estavam gratos por terem conversado com eles durante a higiene; 33,1% dos pacientes acamados nunca haviam recebido cuidados de higiene no leito, eram significativamente mais jovens e solteiros, e tinham um senso de limpeza mais baixo; 32% expressaram que gostariam que um membro da família ajudasse na higiene. Conclusão: os pacientes não se sentiram invadidos em sua intimidade quando receberam os cuidados de higiene e apreciaram a comunicação com o pessoal de saúde durante o procedimento. Os pacientes que não tinham recebido cuidados de higiene no leito anteriormente são mais jovens, sentem-se mais constrangidos e mais incomodados pelas interrupções, sendo mais conscientes delas.
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Foi aplicado questionário ad hoc de 30 itens a 148 pacientes, com base na higiene do primeiro dia. Foram feitas perguntas sobre sentimentos durante a higiene e aspectos positivos e negativos da experiência. Os pacientes foram comparados considerando o fato de terem sido higienizados anteriormente. Resultados: 67,6% eram homens e a idade média foi de 67±15 anos. 45,9% apresentavam conformismo, 27% se sentiram envergonhados e 86,3% estavam gratos por terem conversado com eles durante a higiene; 33,1% dos pacientes acamados nunca haviam recebido cuidados de higiene no leito, eram significativamente mais jovens e solteiros, e tinham um senso de limpeza mais baixo; 32% expressaram que gostariam que um membro da família ajudasse na higiene. Conclusão: os pacientes não se sentiram invadidos em sua intimidade quando receberam os cuidados de higiene e apreciaram a comunicação com o pessoal de saúde durante o procedimento. Os pacientes que não tinham recebido cuidados de higiene no leito anteriormente são mais jovens, sentem-se mais constrangidos e mais incomodados pelas interrupções, sendo mais conscientes delas.Objetivo: analizar la respuesta emocional de pacientes conscientes en estado crítico durante la higiene diaria en una unidad de cuidados intensivos cardiológicos y compararla en función de experiencias previas o no. Método: estudio prospectivo y descriptivo. Encuesta ad hoc de 30 ítems realizada a 148 pacientes y basada en la higiene del primer día. Se formulan preguntas sobre los sentimientos durante la higiene y aspectos positivos y negativos de la experiencia. Se compara a los pacientes en función de si se los había higienizado con anterioridad. Resultados: el 67,6% fueron hombres y la media de edad fue de 67±15 años. El 45,9% presentó conformismo, el 27% sintió vergüenza y el 86,3% agradeció que le hablaran durante la higiene. Al 33,1% de los pacientes nunca les habían realizado higiene en la cama, eran significativamente más jóvenes y solteros, y tenían menor sensación de limpieza. El 32% expresó que le gustaría que un familiar colaborase en la higiene. Conclusión: los pacientes no sienten que se invade su intimidad cuando se los higieniza y aprecian la comunicación con el personal sanitario durante estos cuidados. Los pacientes a quienes no les habían realizado higiene en la cama previamente son más jóvenes, sienten mayor vergüenza y les molestan más las interrupciones, siendo más conscientes de ellas.Objective: to analyze the emotional response of critically-ill conscious patients during daily hygiene procedures in a Cardiology Intensive Care Unit and to compare it based on the existence of previous experiences or not. Method: a prospective and descriptive study. A 30-item ad hoc survey based on the first-day hygiene procedures was applied to 148 patients. Questions are asked about the feelings during the hygiene procedures and about positive and negative aspects of the experience. The patients are compared based on whether they had been already subjected to hygiene procedures or not. Results: 67.6% were men and their mean age was 67±15 years old; 45.9% proved to be satisfied, 27% felt embarrassment and 86.3% were grateful to the professionals for talking to them during the hygiene procedures. 33.1% of the patients had never been subjected to hygiene procedures in bed, were significantly younger and single, and presented a lower cleanliness sensation. 32% stated that they would like for a family member to collaborate in the hygiene procedures. Conclusion: the patients do not feel that their intimacy is invaded when they are subjected to hygiene procedures and appreciate communication with the health personnel while this care is provided. Those who had never been subjected to hygiene procedures in bed are younger, feel more embarrassed and are more disturbed by interruptions, in addition to being more aware of them.Universidade de São Paulo. 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