Nursing Now and Nursing in the future: a experiência das irrupções do inesperado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Dirce Stein
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Malgarin, Camila, Erdmann, Alacoque Lorenzini, Büscher, Andreas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
DOI: 10.1590/1518-8345.4826.3453
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187992
Resumo: Objetivo: realizar reflexão teórica acerca da Campanha Nursing Now e a experiência das irrupções do inesperado face ao período pandêmico. Método: estudo teórico-reflexivo, apoiado no referencial teórico do pensamento da complexidade. Visa-se à compreensão da dialógica entre as noções de ordem, de desordem e de organização, as quais traduzem a passagem da simplificação à complexidade do fenômeno da pandemia e sua relação com a temática Nursing Now and Nursing in the future. Resultados: o universo dos fenômenos é tecido, simultaneamente, de ordem, de desordem e de organização. Reafirmar o papel central da Enfermagem na equipe de saúde, face às irrupções e incertezas provocadas pela pandemia em curso, implica capacidade de dialogar com a desordem e suscitar uma nova e mais complexa (re)organização global do ser e do fazer Enfermagem. Conclusão: a reflexão teórica suscita, além de respostas, novos questionamentos e novas irrupções. Concebe-se a inseparabilidade entre as noções de ordem e de desordem na dinâmica evolutiva do sistema de Enfermagem e defende-se a promoção de níveis de organização, gestão e assistência de Enfermagem ainda mais complexos para o alcance do acesso universal à saúde.
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Resultados: o universo dos fenômenos é tecido, simultaneamente, de ordem, de desordem e de organização. Reafirmar o papel central da Enfermagem na equipe de saúde, face às irrupções e incertezas provocadas pela pandemia em curso, implica capacidade de dialogar com a desordem e suscitar uma nova e mais complexa (re)organização global do ser e do fazer Enfermagem. Conclusão: a reflexão teórica suscita, além de respostas, novos questionamentos e novas irrupções. Concebe-se a inseparabilidade entre as noções de ordem e de desordem na dinâmica evolutiva do sistema de Enfermagem e defende-se a promoção de níveis de organização, gestão e assistência de Enfermagem ainda mais complexos para o alcance do acesso universal à saúde.Objetivo: realizar una reflexión teórica sobre la Campaña Nursing Now y la experiencia de las irrupciones de lo inesperado ante el período pandémico. Método: estudio teórico-reflexivo, basado en el marco teórico del pensamiento complejo. Tiene como objetivo comprender la dialógica entre las nociones de orden, desorden y organización, que traducen la transición de la simplificación a la complejidad del fenómeno pandémico y su relación con el tema Nursing Now and Nursing in the future. Resultados: el universo de los fenómenos se entreteje, simultáneamente, de orden, desorden y organización. Reafirmar el papel central de la Enfermería en el equipo de salud, ante las irrupciones e incertidumbres provocadas por la pandemia actual, implica la capacidad de dialogar con el desorden y propiciar una nueva y más compleja (re)organización global del ser y hacer Enfermería. Conclusión: la reflexión teórica plantea, además de respuestas, nuevas interrogantes y nuevas irrupciones. Se concibe la inseparabilidad entre las nociones de orden y desorden en la dinámica evolutiva del sistema de Enfermería y se aboga por la promoción de niveles aún más complejos de organización, gestión y asistencia de Enfermería para lograr el acceso universal a la salud.Objective: to carry out a theoretical reflection on the Nursing Now Campaign and the experience of the unexpected irruptions facing the pandemic period. Method: a theoretical-reflective study, supported by the theoretical framework of complexity thinking. It aims at understanding the dialogic between the notions of order, disorder and organization, which translate the transition from simplification to complexity of the pandemic phenomenon and its relation to the theme of Nursing Now and Nursing in the future. Results: the universe of phenomena is simultaneously composed of order, disorder and organization. Reasserting the central role of Nursing in the health team, facing the irruptions and uncertainties caused by the current pandemic, implies the ability to dialog with disorder and raise a new and more complex global (re)organization of the being and doing Nursing. Conclusion: in addition to answers, theoretical reflection raises new questions and irruptions. The inseparability between the notions of order and disorder in the evolutionary dynamics of the Nursing system is conceived and the promotion of even more complex levels of organization, management and Nursing assistance to achieve universal access to health is advocated.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18799210.1590/1518-8345.4826.3453Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3453Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3453Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34531518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187992/173606https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187992/173607https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/187992/173608Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBackes, Dirce SteinMalgarin, CamilaErdmann, Alacoque LorenziniBüscher, Andreas2021-06-30T21:43:47Zoai:revistas.usp.br:article/187992Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-06-30T21:43:47Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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