Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Isabel Silva de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sena, Edite Lago da Silva, Andrade, Luana Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99286
Resumo: OBJETIVO: descrever a percepção de docentes e graduandos em enfermagem sobre a experiência dialógica nos espaços informais e sua relação com a formação em saúde. MÉTODO: foram colhidas descrições vivenciais, no contexto de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil, por meio de entrevista aberta. Tais descrições foram analisadas segundo os princípios da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. RESULTADOS: os resultados revelaram que os espaços informais contribuem significativamente para a construção de conhecimentos e formação profissional, potencializam o ensino formal e favorecem a ressignificação da experiência dos sujeitos. CONCLUSÃO: evidencia-se que há relevância da experiência dialógica para se repensar o processo de ensino-aprendizagem na universidade, a fim de que os espaços informais sejam incluídos e valorizados como produtores de significados para a vida pessoal e acadêmica de discentes e docentes, com capacidade para ressignificar a existência.
id USP-38_7020745531fe04eb73e0f4759e80f6bb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/99286
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem Learning in the informal spaces and re-signification of the existence of undergraduate students of nursing Aprendizaje en los espacios informales y resignificación del existir de los estudiantes de enfermería OBJETIVO: descrever a percepção de docentes e graduandos em enfermagem sobre a experiência dialógica nos espaços informais e sua relação com a formação em saúde. MÉTODO: foram colhidas descrições vivenciais, no contexto de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil, por meio de entrevista aberta. Tais descrições foram analisadas segundo os princípios da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. RESULTADOS: os resultados revelaram que os espaços informais contribuem significativamente para a construção de conhecimentos e formação profissional, potencializam o ensino formal e favorecem a ressignificação da experiência dos sujeitos. CONCLUSÃO: evidencia-se que há relevância da experiência dialógica para se repensar o processo de ensino-aprendizagem na universidade, a fim de que os espaços informais sejam incluídos e valorizados como produtores de significados para a vida pessoal e acadêmica de discentes e docentes, com capacidade para ressignificar a existência. OBJETIVO: describir la percepción de docentes y estudiantes de enfermería sobre la experiencia dialógica en los espacios informales y su relación con la formación en salud. MÉTODO: fueron recolectadas descripciones vivenciales, en el contexto de una universidad pública del interior del estado de Bahia, en Brasil, por medio de entrevista abierta. Esas descripciones fueron analizadas según los principios de la fenomenología de Maurice Merleau-Ponty. RESULTADOS: revelaron que los espacios informales contribuyen significativamente para la construcción de conocimientos y formación profesional, potencializan la enseñanza formal y favorecen la resignificación de la experiencia de los sujetos. CONCLUSIÓN: se evidenció que existe relevancia de la experiencia dialógica para el repensar del proceso enseñanza-aprendizaje en la universidad, con la finalidad de que los espacios informales sean incluidos y valorizados como productores de significados para la vida personal y académica de discentes y docentes, con capacidad de resignificar la existencia. OBJECTIVE: to describe the perception of lecturers and undergraduate nursing students regarding the dialogic experience in the informal spaces and its relationship with training in health. METHOD: experiential descriptions were collected in the context of a public university in the non-metropolitan region of the state of Bahia, Brazil, using open interviews. These descriptions were analyzed according to the principles of the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty. RESULTS: it was revealed that the informal spaces contribute significantly to the construction of knowledge and professional training strengthening teaching and promoting the re-signification of the subjects' experience. CONCLUSION: it is evidenced that the dialogic experience has relevancy for rethinking the teaching-learning process in the university, such that the informal spaces should be included and valued as producers of meanings for the personal and academic life of lecturers and students, with the ability to re-signify existence. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/9928610.1590/0104-1169.3265.2474Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 5 (2014); 731-738Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 5 (2014); 731-738Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 5 (2014); 731-7381518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99286/97723https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99286/97724https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99286/97725Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Isabel Silva de Sena, Edite Lago da Silva Andrade, Luana Machado 2015-07-06T11:45:40Zoai:revistas.usp.br:article/99286Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-07-06T11:45:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem
Learning in the informal spaces and re-signification of the existence of undergraduate students of nursing
Aprendizaje en los espacios informales y resignificación del existir de los estudiantes de enfermería
title Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem
spellingShingle Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem
Jesus, Isabel Silva de
title_short Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem
title_full Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem
title_fullStr Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem
title_full_unstemmed Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem
title_sort Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem
author Jesus, Isabel Silva de
author_facet Jesus, Isabel Silva de
Sena, Edite Lago da Silva
Andrade, Luana Machado
author_role author
author2 Sena, Edite Lago da Silva
Andrade, Luana Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Isabel Silva de
Sena, Edite Lago da Silva
Andrade, Luana Machado
description OBJETIVO: descrever a percepção de docentes e graduandos em enfermagem sobre a experiência dialógica nos espaços informais e sua relação com a formação em saúde. MÉTODO: foram colhidas descrições vivenciais, no contexto de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil, por meio de entrevista aberta. Tais descrições foram analisadas segundo os princípios da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. RESULTADOS: os resultados revelaram que os espaços informais contribuem significativamente para a construção de conhecimentos e formação profissional, potencializam o ensino formal e favorecem a ressignificação da experiência dos sujeitos. CONCLUSÃO: evidencia-se que há relevância da experiência dialógica para se repensar o processo de ensino-aprendizagem na universidade, a fim de que os espaços informais sejam incluídos e valorizados como produtores de significados para a vida pessoal e acadêmica de discentes e docentes, com capacidade para ressignificar a existência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99286
10.1590/0104-1169.3265.2474
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99286
identifier_str_mv 10.1590/0104-1169.3265.2474
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99286/97723
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99286/97724
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/99286/97725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 22 n. 5 (2014); 731-738
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 Núm. 5 (2014); 731-738
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 22 No. 5 (2014); 731-738
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444193814347776