Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Julliana Fernandes de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Isabelle Pereira da, Lucena, Silvia Kalyma Paiva, Oliveira, Adriana Catarina de Souza, Costa, Isabelle Katherinne Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178841
Resumo: Objetivo: validar uma cartilha educativa para pessoas com estomias intestinais como recurso tecnológico no ensino do autocuidado. Método: pesquisa metodológica para a construção e validação de cartilha educativa por nove juízes especialistas e 25 pessoas com estomias. Foi considerado o índice de concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material. Resultados: quanto aos objetivos da cartilha, todos os juízes avaliaram os itens como “adequado” ou “totalmente adequado”, com índice de validade de conteúdo de 1,00. Com relação à estrutura e apresentação da cartilha, o índice total foi de 0,84. No quesito relevância, o total foi de 0,97 e o índice geral da cartilha educativa foi de 0,89, confirmando a validação junto aos juízes. Todos os itens da organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material foram considerados validados pelo público-alvo, atingindo índice de concordância total de 0,99. Conclusão: no contexto da educação em saúde, a cartilha foi considerada válida e adequada para o cuidado das pessoas com estomias intestinais, podendo ser utilizada em ambientes de ensino, pesquisa, extensão e no cuidado à pessoa com estomia intestinal.
id USP-38_78241554fc7cdf3431ce55ee2873845c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178841
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinalValidación de material educativo para el cuidado de la persona con ostomía intestinalValidation of educational material for the care of people with intestinal stomaOstomySelf-CareEducational TechnologyHealth educationNursing CareValidation StudiesOstomíaAutocuidadoTecnología EducativaEducación en SaludCuidados de EnfermeríaEstudios de ValidaciónEstomiaAutocuidadoTecnologia EducativaEducação em SaúdeCuidados de EnfermagemEstudos de ValidaçãoObjetivo: validar uma cartilha educativa para pessoas com estomias intestinais como recurso tecnológico no ensino do autocuidado. Método: pesquisa metodológica para a construção e validação de cartilha educativa por nove juízes especialistas e 25 pessoas com estomias. Foi considerado o índice de concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material. Resultados: quanto aos objetivos da cartilha, todos os juízes avaliaram os itens como “adequado” ou “totalmente adequado”, com índice de validade de conteúdo de 1,00. Com relação à estrutura e apresentação da cartilha, o índice total foi de 0,84. No quesito relevância, o total foi de 0,97 e o índice geral da cartilha educativa foi de 0,89, confirmando a validação junto aos juízes. Todos os itens da organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material foram considerados validados pelo público-alvo, atingindo índice de concordância total de 0,99. Conclusão: no contexto da educação em saúde, a cartilha foi considerada válida e adequada para o cuidado das pessoas com estomias intestinais, podendo ser utilizada em ambientes de ensino, pesquisa, extensão e no cuidado à pessoa com estomia intestinal.Objetivo: validar una guía educativa para personas con ostomías intestinales, como recurso tecnológico en la enseñanza del autocuidado. Método: investigación metodológica para la construcción y validación de una guía educativa por nueve jueces especialistas y 25 personas con ostomías. Se consideró el índice de concordancia mínimo de 80% para garantizar la validación del material. Resultados: en cuanto a los objetivos de la guía, todos los jueces evaluaron los ítems como “adecuado” o “totalmente adecuado” con índice de validación de contenido de 1,00. En relación a la estructura y presentación de la guía, el índice fue de 0,84. En el punto atinente a la relevancia, el total fue de 0,97 y el índice general de la guía educativa fue de 0,89, confirmándose la validación junto a los jueces. Todos los ítems de la organización, estilo de escritura, apariencia y motivación del material fueron validados por el público destinatario, alcanzándose el índice de concordancia total de 0,99. Conclusión: En el contexto de educación en salud, la guía se consideró válida y adecuada para el cuidado de personas con ostomías intestinales, apta para ser utilizada en el ámbito educativo, investigaciones, extensión y en el cuidado a la persona con ostomía intestinal.Objective: to validate an educational booklet for people with intestinal stoma as a technological resource in the teaching of self-care. Method: a methodological research for the construction and validation of an educational booklet by nine expert judges and 25 people with stomas. The agreement index of at least 80% was considered to guarantee the validation of the material. Results: regarding the objectives of the booklet, all the judges evaluated the items as “adequate” or “totally adequate”, with a content validity index of 1.00. Regarding the structure and presentation of the booklet, the total index was 0.84. Regarding relevance, the total was 0.97 and the general index of the educational booklet was 0.89, confirming the validation with the judges. All items of the organization, writing style, appearance and motivation of the material were considered as validated by the target audience, reaching a total agreement index of 0.99. Conclusion: in the context of health education, the booklet was considered valid and suitable for the care of people with intestinal stoma, and can be used in teaching, research, extension and care for people with intestinal stoma.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17884110.1590/1518-8345.3179.3269Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3269Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3269Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32691518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178841/165437https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178841/165438https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178841/165439Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSena, Julliana Fernandes de Silva, Isabelle Pereira da Lucena, Silvia Kalyma Paiva Oliveira, Adriana Catarina de Souza Costa, Isabelle Katherinne Fernandes 2021-05-17T17:37:08Zoai:revistas.usp.br:article/178841Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T17:37:08Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal
Validación de material educativo para el cuidado de la persona con ostomía intestinal
Validation of educational material for the care of people with intestinal stoma
title Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal
spellingShingle Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal
Sena, Julliana Fernandes de
Ostomy
Self-Care
Educational Technology
Health education
Nursing Care
Validation Studies
Ostomía
Autocuidado
Tecnología Educativa
Educación en Salud
Cuidados de Enfermería
Estudios de Validación
Estomia
Autocuidado
Tecnologia Educativa
Educação em Saúde
Cuidados de Enfermagem
Estudos de Validação
title_short Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal
title_full Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal
title_fullStr Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal
title_full_unstemmed Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal
title_sort Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal
author Sena, Julliana Fernandes de
author_facet Sena, Julliana Fernandes de
Silva, Isabelle Pereira da
Lucena, Silvia Kalyma Paiva
Oliveira, Adriana Catarina de Souza
Costa, Isabelle Katherinne Fernandes
author_role author
author2 Silva, Isabelle Pereira da
Lucena, Silvia Kalyma Paiva
Oliveira, Adriana Catarina de Souza
Costa, Isabelle Katherinne Fernandes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Julliana Fernandes de
Silva, Isabelle Pereira da
Lucena, Silvia Kalyma Paiva
Oliveira, Adriana Catarina de Souza
Costa, Isabelle Katherinne Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ostomy
Self-Care
Educational Technology
Health education
Nursing Care
Validation Studies
Ostomía
Autocuidado
Tecnología Educativa
Educación en Salud
Cuidados de Enfermería
Estudios de Validación
Estomia
Autocuidado
Tecnologia Educativa
Educação em Saúde
Cuidados de Enfermagem
Estudos de Validação
topic Ostomy
Self-Care
Educational Technology
Health education
Nursing Care
Validation Studies
Ostomía
Autocuidado
Tecnología Educativa
Educación en Salud
Cuidados de Enfermería
Estudios de Validación
Estomia
Autocuidado
Tecnologia Educativa
Educação em Saúde
Cuidados de Enfermagem
Estudos de Validação
description Objetivo: validar uma cartilha educativa para pessoas com estomias intestinais como recurso tecnológico no ensino do autocuidado. Método: pesquisa metodológica para a construção e validação de cartilha educativa por nove juízes especialistas e 25 pessoas com estomias. Foi considerado o índice de concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material. Resultados: quanto aos objetivos da cartilha, todos os juízes avaliaram os itens como “adequado” ou “totalmente adequado”, com índice de validade de conteúdo de 1,00. Com relação à estrutura e apresentação da cartilha, o índice total foi de 0,84. No quesito relevância, o total foi de 0,97 e o índice geral da cartilha educativa foi de 0,89, confirmando a validação junto aos juízes. Todos os itens da organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material foram considerados validados pelo público-alvo, atingindo índice de concordância total de 0,99. Conclusão: no contexto da educação em saúde, a cartilha foi considerada válida e adequada para o cuidado das pessoas com estomias intestinais, podendo ser utilizada em ambientes de ensino, pesquisa, extensão e no cuidado à pessoa com estomia intestinal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178841
10.1590/1518-8345.3179.3269
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178841
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3179.3269
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178841/165437
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178841/165438
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178841/165439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3269
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3269
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3269
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444198582222848