Atuação da enfermagem para o desenvolvimento da parentalidade na primeira infância: revisão sistemática de escopo
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185188 |
Resumo: | Objetivo: mapear a evidência disponível sobre a atuação do profissional de enfermagem no cuidado à primeira infância por meio do desenvolvimento da parentalidade. Método: revisão sistemática de escopo, com seleção de estudos sobre a atuação de profissionais de enfermagem contemplando o desenvolvimento da parentalidade, no contexto de cuidados à primeira infância. Utilizou-se ferramenta padronizada de extração de dados e análise temática qualitativa. Resultados: foram incluídos 19 estudos que mostraram que a atuação de profissionais de enfermagem perpassa por nove dimensões: promotor da construção do papel parental; orientações e apoio para implementação de cuidados de saúde físicos; orientações para promoção de ambiente seguro; aplicação de teorias, princípios e métodos dos programas materno-infantis; estabelecimento de relações terapêuticas; implementação da gestão da atenção materno-infantil; promoção de acesso à rede de apoio; orientação para o curso da vida das figuras parentais; e uso de evidências científicas para orientar a prática. Conclusão: a atuação de profissionais de enfermagem abrange importantes saberes e significativas práticas para o desenvolvimento da parentalidade no cuidado à primeira infância. Os achados possibilitam embasamento para melhoria da prática clínica desses profissionais, ao mostrarem as áreas de atuação e intervenções relevantes para a primeira infância. |
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Atuação da enfermagem para o desenvolvimento da parentalidade na primeira infância: revisão sistemática de escopoRole of nursing professionals for parenting development in early childhood: a systematic review of scopeActuación de la enfermería en el desarrollo de la parentalidad en la primera infancia: una revisión sistemática de alcanceNurse Practitioners; Nursing Role; Child Care; Child Development; Nursing Practice; ParentingEnfermeras Practicantes; Rol de la Enfermera; Cuidado de los Niños; Desarrollo Infantil; Práctica de Enfermería; Responsabilidad ParentalProfissionais de Enfermagem; Papel do Profissional de Enfermagem; Cuidados Infantis; Desenvolvimento Infantil; Prática de Enfermagem; Parentalidade Objetivo: mapear a evidência disponível sobre a atuação do profissional de enfermagem no cuidado à primeira infância por meio do desenvolvimento da parentalidade. Método: revisão sistemática de escopo, com seleção de estudos sobre a atuação de profissionais de enfermagem contemplando o desenvolvimento da parentalidade, no contexto de cuidados à primeira infância. Utilizou-se ferramenta padronizada de extração de dados e análise temática qualitativa. Resultados: foram incluídos 19 estudos que mostraram que a atuação de profissionais de enfermagem perpassa por nove dimensões: promotor da construção do papel parental; orientações e apoio para implementação de cuidados de saúde físicos; orientações para promoção de ambiente seguro; aplicação de teorias, princípios e métodos dos programas materno-infantis; estabelecimento de relações terapêuticas; implementação da gestão da atenção materno-infantil; promoção de acesso à rede de apoio; orientação para o curso da vida das figuras parentais; e uso de evidências científicas para orientar a prática. Conclusão: a atuação de profissionais de enfermagem abrange importantes saberes e significativas práticas para o desenvolvimento da parentalidade no cuidado à primeira infância. Os achados possibilitam embasamento para melhoria da prática clínica desses profissionais, ao mostrarem as áreas de atuação e intervenções relevantes para a primeira infância. Objetivo: localizar la evidencia disponible sobre la actuación del profesional de enfermería en el cuidado de la primera infancia mediante el desarrollo de la parentalidad. Método: revisión sistemática de alcance, con selección de estudios sobre la actuación de los profesionales de enfermería en el desarrollo de la parentalidad durante el cuidado de la primera infancia. Se utilizó una herramienta de extracción de datos estandarizada y un análisis temático cualitativo. Resultados: se incluyeron 19 estudios que mostraron que en la actuación de los profesionales de enfermería atraviesan nueve dimensiones: promotora de la construcción del rol parental; orientaciones y apoyo a la implementación de cuidados de salud físicos; orientaciones para promover un ambiente seguro; aplicación de teorías, principios y métodos de programas maternoinfantiles; establecimiento de relaciones terapéuticas; implementación de la gestión de la asistencia maternoinfantil; fomento al acceso a la red de apoyo; orientación para el curso de vida de las figuras parentales; y uso de evidencias científicas para orientar la práctica. Conclusión: la actuación de los profesionales de enfermería abarca conocimientos importantes y prácticas significativas para el desarrollo de la parentalidad en el cuidado de la primera infancia. Los hallazgos proporcionan un soporte para mejorar la práctica clínica de estos profesionales mostrando las áreas de actuación e intervenciones relevantes para la primera infancia. Objective: map available evidence regarding the role of nursing professionals in early childhood care through the development of parenting. Method: systematic review of scope, with selection of studies about the role of nursing professionals for the development of parenting in the context of early childhood care, using a standardized data extraction tool and qualitative thematic analysis. Results: nineteen studies were included, showing the role of nursing professionals covers nine dimensions: promoter of parental role construction; guidance and support for the implementation of physical health care; guidance for promoting safe environment; application of theories, principles and methods of maternal and child programs; development of therapeutic relationships; implementation of maternal and child care management; promotion of access to support network; guidance for the life course of parental figures; and use of scientific evidence to guide practice. Conclusion: nursing professionals offer important knowledge and significant practices for the development of parenting in early childhood care. These findings provide the basis for improving the clinical practice of these professionals, showing relevant areas of action and interventions to early childhood. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18518810.1590/1518-8345.3031.3213Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3213Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3213Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e32131518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185188/171394https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185188/171392https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185188/171395Copyright (c) 2021 RLAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessReticena, Kesley de Oliveira Yabuchi, Vânia do Nascimento Tolentino Gomes, Maria Fernanda Pereira Siqueira, Lucíola D’Emery Abreu, Flávia Corrêa Porto de Fracolli, Lislaine Aparecida 2021-04-30T18:15:53Zoai:revistas.usp.br:article/185188Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-04-30T18:15:53Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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