Avaliação da dilatação cervical em simuladores comparada a uma ferramenta visual: estudo randomizado
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/209952 |
Resumo: | Objetivo: verificar a taxa de avaliação correta com o uso da comparação visual direta nas medidas de dilatação cervical em modelos de simulação de colo com consistência dura. Método: estudo randomizado aberto com 63 estudantes de obstetrícia que foram designados para usar comparação visual direta em um guia de dilatação ou não. Os estudantes estimaram cegamente a dilatação cervical em simuladores com diferentes dilatações. O desfecho primário foi a taxa de avaliação correta. Resultados: os estudantes realizaram 441 testes. Foi encontrada maior taxa de avaliação correta no grupo experimental do que no grupo controle (47,3% versus 27,2%; p <0,001; Odds Ratio = 2,41; intervalo de confiança de 95% = 1,62-3,58). Conclusão: a comparação visual direta aumentou a precisão da avaliação da dilatação cervical em modelos de simulação de colo, podendo ser benéfica no treinamento em laboratório. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos nº U1111-1210-2389. |
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Avaliação da dilatação cervical em simuladores comparada a uma ferramenta visual: estudo randomizadoCervical dilation assessment in simulators compared to a visual tool: A randomized studyEvaluación de la dilatación cervical en simuladores comparada con una herramienta visual: estudio aleatorizado Natalucia Matos AraújoAngela Meguni OchiaiJoyce da Costa Silveira de CamargoEdson Yassushi UssameCervix Uteri; Simulation Training; Teaching; Labor, Obstetric; Obstetric Nursing; ObstetricsCuello del Útero; Entrenamiento Simulado; Enseñanza; Trabajo de Parto; Enfermería Obstétrica; ObstetriciaColo do Útero; Treinamento por Simulação; Ensino; Trabalho de Parto; Enfermagem Obstétrica; ObstetríciaObjetivo: verificar a taxa de avaliação correta com o uso da comparação visual direta nas medidas de dilatação cervical em modelos de simulação de colo com consistência dura. Método: estudo randomizado aberto com 63 estudantes de obstetrícia que foram designados para usar comparação visual direta em um guia de dilatação ou não. Os estudantes estimaram cegamente a dilatação cervical em simuladores com diferentes dilatações. O desfecho primário foi a taxa de avaliação correta. Resultados: os estudantes realizaram 441 testes. Foi encontrada maior taxa de avaliação correta no grupo experimental do que no grupo controle (47,3% versus 27,2%; p <0,001; Odds Ratio = 2,41; intervalo de confiança de 95% = 1,62-3,58). Conclusão: a comparação visual direta aumentou a precisão da avaliação da dilatação cervical em modelos de simulação de colo, podendo ser benéfica no treinamento em laboratório. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos nº U1111-1210-2389.Objetivo: comprobar la tasa de evaluación correcta mediante la comparación visual directa de las medidas de dilatación cervical en modelos de cuello uterino de consistencia dura. Método: estudio aleatorizado abierto con 63 estudiantes de obstetricia a los que se les asignó usar o no la comparación visual directa con una guía de dilatación. Los estudiantes estimaron de forma ciega la dilatación cervical en simuladores con diferentes dilataciones. El resultado primario fue la tasa de evaluación correcta. Resultados: los estudiantes realizaron 441 pruebas. Se observó una mayor tasa de evaluación correcta en el grupo experimental que en el grupo control (47,3% versus 27,2%; p < 0,001; Odds Ratio = 2,41; intervalo de confianza del 95% = 1,62-3, 58). Conclusión: la comparación visual directa aumentó la precisión de la evaluación de la dilatación cervical en modelos de simulación de cuello, lo que podría ser beneficioso en el entrenamiento de laboratorio. Registro Brasileño de Ensayos Clínicos n.º U1111-1210-2389.Objective: to verify the correct assessment rate when using direct visual comparison in the cervical dilation measures in hard-consistency cervix simulation models. Method: an open-label and randomized study conducted with 63 Obstetrics students that were designated either to use direct visual comparison in a dilation guide or not. The students estimated cervical dilation blindly in simulators with different dilations. The primary outcome was the correct assessment rate. Results: the students performed 141 tests. A higher correct assessment rate was found in the Experimental Group than in the Control Group (47.3% versus 27.2%; p<0.001; Odds Ratio = 2.41; 95% Confidence Interval = 1.62-3.58). Conclusion: the direct visual comparison increased precision of the cervical dilation assessment in cervix simulation models, with the possibility of being beneficial in laboratory training. Brazilian Registry of Clinical Trials No. U1111-1210-2389.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2023-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/20995210.1590/1518-8345.6102.3883 Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 31 (2023); e3883Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e3883Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 31 (2023); e38831518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/209952/192491https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/209952/192492https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/209952/192493https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Natalucia Matos Ochiai, Angela Meguni Camargo, Joyce da Costa Silveira de Ussame, Edson Yassushi Osava, Ruth Hitomi Silva, Lucia Cristina Florentino Pereira da 2023-04-20T17:45:15Zoai:revistas.usp.br:article/209952Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2023-04-20T17:45:15Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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