Seguimento da saúde da criança e prematuridade: as repercussões da pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosane Meire Munhak da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pancieri, Letícia, Zilly, Adriana, Spohr, Fabiana Aparecida, Fonseca, Luciana Mara Monti, Mello, Débora Falleiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185069
Resumo: Objetivo: analisar os elementos relacionados ao seguimento da saúde da criança com histórico de prematuridade em meio à pandemia da COVID-19. Método: estudo qualitativo na perspectiva da hermenêutica filosófica, conduzido pelo movimento interpretativo das experiências de cuidado da criança em casa. Participaram 12 mães e 14 crianças de dois anos de idade, com entrevistas on-line por mensagem de texto instantânea e análise de dados por interpretação de sentidos. Resultados: destacaram-se elementos frágeis ao seguimento da saúde da criança: lacunas na comunicação, ausência de orientações, atraso vacinal, demandas de cuidados interrompidas; elementos vulneráveis ao desenvolvimento infantil: distanciamento social impeditivo ao convívio entre pares, aumento do uso de telas, comportamentos de irritação e reivindicações, sobrecarga das atribuições maternas; e elementos fortalecedores dos cuidados maternos: atenção ao contágio, experiência e satisfação no papel materno, ampliação do tempo de convívio com a criança, reconhecimento de sinais e sintomas respiratórios, principalmente febris. Conclusão: o seguimento da saúde das crianças em situações estressoras implica ampliar práticas sustentadoras ao bem-estar infantil e familiar, reduzir chances de expor crianças aos prejuízos no desenvolvimento e detectar oportunamente sinais e sintomas. O teleatendimento de enfermagem pode quebrar a invisibilidade das necessidades longitudinais e alavancar as ações de educação em saúde em domicílio.
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Resultados: destacaram-se elementos frágeis ao seguimento da saúde da criança: lacunas na comunicação, ausência de orientações, atraso vacinal, demandas de cuidados interrompidas; elementos vulneráveis ao desenvolvimento infantil: distanciamento social impeditivo ao convívio entre pares, aumento do uso de telas, comportamentos de irritação e reivindicações, sobrecarga das atribuições maternas; e elementos fortalecedores dos cuidados maternos: atenção ao contágio, experiência e satisfação no papel materno, ampliação do tempo de convívio com a criança, reconhecimento de sinais e sintomas respiratórios, principalmente febris. Conclusão: o seguimento da saúde das crianças em situações estressoras implica ampliar práticas sustentadoras ao bem-estar infantil e familiar, reduzir chances de expor crianças aos prejuízos no desenvolvimento e detectar oportunamente sinais e sintomas. O teleatendimento de enfermagem pode quebrar a invisibilidade das necessidades longitudinais e alavancar as ações de educação em saúde em domicílio.Objetivo: analizar elementos del seguimiento de la salud del niño con historial de prematuridad en medio de la pandemia de la COVID-19. Método: estudio cualitativo en la perspectiva de la hermenéutica filosófica, conducido por el movimiento interpretativo de las experiencias de cuidado del niño en el hogar. Participaron 12 madres y 14 niños de 2 años de edad, con entrevistas online por mensaje de texto instantáneo y análisis de datos por interpretación de sentidos. Resultados: se destacaron elementos frágiles al seguimiento de la salud del niño: lagunas en la comunicación, ausencia de orientaciones, atraso de vacunación, demandas de cuidados interrumpidas; elementos vulnerables al desarrollo infantil: distanciamiento social impeditivo a la convivencia entre pares, aumento del uso de pantallas, comportamientos de irritación y reivindicaciones, sobrecarga de las atribuciones maternas; y elementos fortalecedores de los cuidados maternos: atención al contagio, experiencia y satisfacción en el papel materno, ampliación del tiempo de convivencia con el niño, reconocimiento de señales y síntomas respiratorios, principalmente febriles. Conclusión: el seguimiento de la salud de los niños en situaciones estresantes implica ampliar prácticas sustentadoras al bienestar infantil y familiar, reducir posibilidades de exponer niños a los perjuicios en el desarrollo y detectar oportunamente señales y síntomas. Los servicios remotos de enfermería pueden quebrar la invisibilidad de las necesidades longitudinales y apalancar las acciones de educación en salud a domicilio.Objective: to analyze elements of the follow-up care provided to premature children amidst the COVID-19 pandemic. Method: qualitative study from the perspective of philosophical hermeneutics, interpreting experiences with childcare provided at home. Twelve mothers and 14 children aged two years old were interviewed online via a text messaging application. Data were analyzed by interpreting meanings. Results: weaknesses stood out in the follow-up care provided to children such as gaps of communication, lack of guidance and delayed immunizations, while care intended to meet health demands was interrupted. Vulnerability aspects affecting child development included: social isolation measures that impeded the children from socializing with their peers, increased screen time, the manifestation of demanding behaviors and irritation and the mothers experiencing an overload of responsibilities. The elements that strengthened maternal care included the mothers being attentive to contagion, enjoying greater experience and satisfaction with the maternal role, spending more time with their children, and recognizing respiratory signs and symptoms, especially fever. Conclusion: follow-up care provided to children in stressful situations implies implementing practices that support the wellbeing of children and families, decreasing the likelihood of children being exposed to development deficits, and detecting signs and symptoms timely. The use of nursing call centers can break the invisibility of longitudinal needs and promote health education actions at home.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18506910.1590/1518-8345.4759.3414Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 29 (2021); e3414Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e3414Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 29 (2021); e34141518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185069/171266https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185069/171267https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/185069/171268Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosane Meire Munhak daPancieri, LetíciaZilly, AdrianaSpohr, Fabiana AparecidaFonseca, Luciana Mara MontiMello, Débora Falleiros de2021-05-18T16:23:02Zoai:revistas.usp.br:article/185069Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-18T16:23:02Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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