Teachers' social representations on drug use in a secondary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Jussara Gue
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Furegato, Antonia Regina Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525
Resumo: A preocupação com o abuso de drogas entre os jovens contribui para a criação de um espaço de prevenção dentro da escola. O objetivo desta investigação é conhecer as representações dos professores de uma escola de ensino básico de Florianópolis sobre o uso de drogas, envolvendo 16 professores de 5ª a 8ª séries do ensino básico. As informações foram obtidas através da rede de associações elaborada em resposta à expressão estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. As representações dos professores se organizam em torno de um núcleo central -o outro vulnerável - um adolescente, carente, que se torna usuário de drogas, destacando como fatores relacionados: a família, os enfrentamentos cotidianos e a (in)visibilidade da escola nas ações de prevenção. A complexidade dos fatores envolvidos na produção, distribuição e comercialização de drogas exigem ações que extrapolam o âmbito da educação ou da saúde, sendo necessários programas de prevenção inter-setoriais, envolvendo o estudo das situações locais.
id USP-38_7c0a3d022f9d476e5a059a2e1d7e68e6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2525
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Teachers' social representations on drug use in a secondary schoolRepresentações sociais de professores sobre o uso de drogas em uma escola de ensino básicoRepresentaciones sociales según los profesores al respecto del uso de drogas en una escuela de educación básicatranstornos relacionados ao uso de substânciaseducação primária e secundáriatrastornos relacionados con sustanciaseducación primária y secundáriasubstance-related disorderseducationprimary and secondaryA preocupação com o abuso de drogas entre os jovens contribui para a criação de um espaço de prevenção dentro da escola. O objetivo desta investigação é conhecer as representações dos professores de uma escola de ensino básico de Florianópolis sobre o uso de drogas, envolvendo 16 professores de 5ª a 8ª séries do ensino básico. As informações foram obtidas através da rede de associações elaborada em resposta à expressão estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. As representações dos professores se organizam em torno de um núcleo central -o outro vulnerável - um adolescente, carente, que se torna usuário de drogas, destacando como fatores relacionados: a família, os enfrentamentos cotidianos e a (in)visibilidade da escola nas ações de prevenção. A complexidade dos fatores envolvidos na produção, distribuição e comercialização de drogas exigem ações que extrapolam o âmbito da educação ou da saúde, sendo necessários programas de prevenção inter-setoriais, envolvendo o estudo das situações locais.Increased concern regarding drug abuse among adolescents contributes to the elaboration of prevention programs at schools. This investigation aims to know teachers' social representations, regarding drug abuse, in a secondary school in Florianopolis, SC, Brazil. A total of 16 teachers of the 5th to 8th grades participated in the study. Data were collected through associations elaborated by teachers in response to the expression: drugs use/abuse. The teacher's representations are organized around a central concept - the vulnerable other: a needy adolescent, who becomes drugs user, highlighting the family, everyday coping, and the school's (in)visibility in prevention actions, as factors related. The complexity of factors involving drugs production, distribution and its commercialization, demands the implementation of actions that go beyond the scopes of education and health. The elaboration of inter-sector prevention programs considering local characteristics is necessary.La preocupación con el abuso de drogas entre los jóvenes obliga a crear estrategias de prevención. El objetivo de esta investigación fue conocer representaciones sociales, según los profesores en una escuela secundaria de Florianópolis respecto al uso de drogas; participaron del estudio 16 profesores del 5º al 8º grado de educación secundaria. Las informaciones fueron obtenidas a través de redes de asociaciones, como una forma de respuesta a la expresión estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. Las representaciones mencionadas por los profesores fueron organizadas de acuerdo a un núcleo central -el otro vulnerable - un adolescente con necesidades que se vuelve usuario de drogas; fueron destacados como factores relacionados: la familia, los enfrentamientos en su vida y la poca participación de la escuela en actividades de prevención. La complejidad de los factores involucrados en la producción, distribución y comercialización de drogas exigen la implementación de acciones que sobrepasen el ámbito educativo y de salud. Por lo tanto, son necesarios programas de prevención intersectoriales que sean desarrollados en base a las realidades locales.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/252510.1590/S0104-11692008000700016Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 (2008): Número Especial; 601-606Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 601-606Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 601-6061518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3036https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3037https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3038Martini, Jussara GueFuregato, Antonia Regina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T20:04:20Zoai:revistas.usp.br:article/2525Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T20:04:20Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teachers' social representations on drug use in a secondary school
Representações sociais de professores sobre o uso de drogas em uma escola de ensino básico
Representaciones sociales según los profesores al respecto del uso de drogas en una escuela de educación básica
title Teachers' social representations on drug use in a secondary school
spellingShingle Teachers' social representations on drug use in a secondary school
Martini, Jussara Gue
transtornos relacionados ao uso de substâncias
educação primária e secundária
trastornos relacionados con sustancias
educación primária y secundária
substance-related disorders
education
primary and secondary
title_short Teachers' social representations on drug use in a secondary school
title_full Teachers' social representations on drug use in a secondary school
title_fullStr Teachers' social representations on drug use in a secondary school
title_full_unstemmed Teachers' social representations on drug use in a secondary school
title_sort Teachers' social representations on drug use in a secondary school
author Martini, Jussara Gue
author_facet Martini, Jussara Gue
Furegato, Antonia Regina Ferreira
author_role author
author2 Furegato, Antonia Regina Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martini, Jussara Gue
Furegato, Antonia Regina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv transtornos relacionados ao uso de substâncias
educação primária e secundária
trastornos relacionados con sustancias
educación primária y secundária
substance-related disorders
education
primary and secondary
topic transtornos relacionados ao uso de substâncias
educação primária e secundária
trastornos relacionados con sustancias
educación primária y secundária
substance-related disorders
education
primary and secondary
description A preocupação com o abuso de drogas entre os jovens contribui para a criação de um espaço de prevenção dentro da escola. O objetivo desta investigação é conhecer as representações dos professores de uma escola de ensino básico de Florianópolis sobre o uso de drogas, envolvendo 16 professores de 5ª a 8ª séries do ensino básico. As informações foram obtidas através da rede de associações elaborada em resposta à expressão estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. As representações dos professores se organizam em torno de um núcleo central -o outro vulnerável - um adolescente, carente, que se torna usuário de drogas, destacando como fatores relacionados: a família, os enfrentamentos cotidianos e a (in)visibilidade da escola nas ações de prevenção. A complexidade dos fatores envolvidos na produção, distribuição e comercialização de drogas exigem ações que extrapolam o âmbito da educação ou da saúde, sendo necessários programas de prevenção inter-setoriais, envolvendo o estudo das situações locais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525
10.1590/S0104-11692008000700016
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692008000700016
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3036
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3037
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 (2008): Número Especial; 601-606
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 601-606
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 601-606
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222842691780608