Teachers' social representations on drug use in a secondary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525 |
Resumo: | A preocupação com o abuso de drogas entre os jovens contribui para a criação de um espaço de prevenção dentro da escola. O objetivo desta investigação é conhecer as representações dos professores de uma escola de ensino básico de Florianópolis sobre o uso de drogas, envolvendo 16 professores de 5ª a 8ª séries do ensino básico. As informações foram obtidas através da rede de associações elaborada em resposta à expressão estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. As representações dos professores se organizam em torno de um núcleo central -o outro vulnerável - um adolescente, carente, que se torna usuário de drogas, destacando como fatores relacionados: a família, os enfrentamentos cotidianos e a (in)visibilidade da escola nas ações de prevenção. A complexidade dos fatores envolvidos na produção, distribuição e comercialização de drogas exigem ações que extrapolam o âmbito da educação ou da saúde, sendo necessários programas de prevenção inter-setoriais, envolvendo o estudo das situações locais. |
id |
USP-38_7c0a3d022f9d476e5a059a2e1d7e68e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2525 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teachers' social representations on drug use in a secondary schoolRepresentações sociais de professores sobre o uso de drogas em uma escola de ensino básicoRepresentaciones sociales según los profesores al respecto del uso de drogas en una escuela de educación básicatranstornos relacionados ao uso de substânciaseducação primária e secundáriatrastornos relacionados con sustanciaseducación primária y secundáriasubstance-related disorderseducationprimary and secondaryA preocupação com o abuso de drogas entre os jovens contribui para a criação de um espaço de prevenção dentro da escola. O objetivo desta investigação é conhecer as representações dos professores de uma escola de ensino básico de Florianópolis sobre o uso de drogas, envolvendo 16 professores de 5ª a 8ª séries do ensino básico. As informações foram obtidas através da rede de associações elaborada em resposta à expressão estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. As representações dos professores se organizam em torno de um núcleo central -o outro vulnerável - um adolescente, carente, que se torna usuário de drogas, destacando como fatores relacionados: a família, os enfrentamentos cotidianos e a (in)visibilidade da escola nas ações de prevenção. A complexidade dos fatores envolvidos na produção, distribuição e comercialização de drogas exigem ações que extrapolam o âmbito da educação ou da saúde, sendo necessários programas de prevenção inter-setoriais, envolvendo o estudo das situações locais.Increased concern regarding drug abuse among adolescents contributes to the elaboration of prevention programs at schools. This investigation aims to know teachers' social representations, regarding drug abuse, in a secondary school in Florianopolis, SC, Brazil. A total of 16 teachers of the 5th to 8th grades participated in the study. Data were collected through associations elaborated by teachers in response to the expression: drugs use/abuse. The teacher's representations are organized around a central concept - the vulnerable other: a needy adolescent, who becomes drugs user, highlighting the family, everyday coping, and the school's (in)visibility in prevention actions, as factors related. The complexity of factors involving drugs production, distribution and its commercialization, demands the implementation of actions that go beyond the scopes of education and health. The elaboration of inter-sector prevention programs considering local characteristics is necessary.La preocupación con el abuso de drogas entre los jóvenes obliga a crear estrategias de prevención. El objetivo de esta investigación fue conocer representaciones sociales, según los profesores en una escuela secundaria de Florianópolis respecto al uso de drogas; participaron del estudio 16 profesores del 5º al 8º grado de educación secundaria. Las informaciones fueron obtenidas a través de redes de asociaciones, como una forma de respuesta a la expresión estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. Las representaciones mencionadas por los profesores fueron organizadas de acuerdo a un núcleo central -el otro vulnerable - un adolescente con necesidades que se vuelve usuario de drogas; fueron destacados como factores relacionados: la familia, los enfrentamientos en su vida y la poca participación de la escuela en actividades de prevención. La complejidad de los factores involucrados en la producción, distribución y comercialización de drogas exigen la implementación de acciones que sobrepasen el ámbito educativo y de salud. Por lo tanto, son necesarios programas de prevención intersectoriales que sean desarrollados en base a las realidades locales.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/252510.1590/S0104-11692008000700016Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 (2008): Número Especial; 601-606Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 601-606Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 601-6061518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3036https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3037https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3038Martini, Jussara GueFuregato, Antonia Regina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T20:04:20Zoai:revistas.usp.br:article/2525Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T20:04:20Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teachers' social representations on drug use in a secondary school Representações sociais de professores sobre o uso de drogas em uma escola de ensino básico Representaciones sociales según los profesores al respecto del uso de drogas en una escuela de educación básica |
title |
Teachers' social representations on drug use in a secondary school |
spellingShingle |
Teachers' social representations on drug use in a secondary school Martini, Jussara Gue transtornos relacionados ao uso de substâncias educação primária e secundária trastornos relacionados con sustancias educación primária y secundária substance-related disorders education primary and secondary |
title_short |
Teachers' social representations on drug use in a secondary school |
title_full |
Teachers' social representations on drug use in a secondary school |
title_fullStr |
Teachers' social representations on drug use in a secondary school |
title_full_unstemmed |
Teachers' social representations on drug use in a secondary school |
title_sort |
Teachers' social representations on drug use in a secondary school |
author |
Martini, Jussara Gue |
author_facet |
Martini, Jussara Gue Furegato, Antonia Regina Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Furegato, Antonia Regina Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martini, Jussara Gue Furegato, Antonia Regina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transtornos relacionados ao uso de substâncias educação primária e secundária trastornos relacionados con sustancias educación primária y secundária substance-related disorders education primary and secondary |
topic |
transtornos relacionados ao uso de substâncias educação primária e secundária trastornos relacionados con sustancias educación primária y secundária substance-related disorders education primary and secondary |
description |
A preocupação com o abuso de drogas entre os jovens contribui para a criação de um espaço de prevenção dentro da escola. O objetivo desta investigação é conhecer as representações dos professores de uma escola de ensino básico de Florianópolis sobre o uso de drogas, envolvendo 16 professores de 5ª a 8ª séries do ensino básico. As informações foram obtidas através da rede de associações elaborada em resposta à expressão estímulo: USO/ABUSO DE DROGAS. As representações dos professores se organizam em torno de um núcleo central -o outro vulnerável - um adolescente, carente, que se torna usuário de drogas, destacando como fatores relacionados: a família, os enfrentamentos cotidianos e a (in)visibilidade da escola nas ações de prevenção. A complexidade dos fatores envolvidos na produção, distribuição e comercialização de drogas exigem ações que extrapolam o âmbito da educação ou da saúde, sendo necessários programas de prevenção inter-setoriais, envolvendo o estudo das situações locais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525 10.1590/S0104-11692008000700016 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692008000700016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3036 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3037 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2525/3038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 (2008): Número Especial; 601-606 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 601-606 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 (2008): Número Especial; 601-606 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222842691780608 |