Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa qualitativa, focando os sentimentos de proxemia, de distanciamento e de ambiguidade dos docentes-enfermeiros/as a partir do vivido. O objetivo é revelar os significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. O suporte teórico-filosófico fundamentou-se na abordagem fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty e, como recurso metodológico, utilizou-se a hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados dezenove docentes-enfermeiros/as de uma instituição de ensino superior público do Sul do país, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A sensibilidade revelou-se como capacidade de observar os detalhes para intervir numa situação, da melhor forma possível, também como maneira de criar rupturas com modelos exclusivos da racionalidade cognitivo-instrumental da ciência e da técnica, porque é a base para desenvolver outras maneiras de ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. |
id |
USP-38_7ca618b33e649ee1cba61b61afbf7971 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/4142 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem Sensibility in the Relations and Interactions of Teaching and Learning to Be and Do Nursing La sensibilidad en las relaciones e interacciones entre el enseñar y aprender a ser y el hacer enfermería PhilosophyQualitative ResearchEducationNursingFilosofiaPesquisa QualitativaEducação em EnfermagemFilosofiaInvestigación CualitativaEducación en Enfermería Esta é uma pesquisa qualitativa, focando os sentimentos de proxemia, de distanciamento e de ambiguidade dos docentes-enfermeiros/as a partir do vivido. O objetivo é revelar os significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. O suporte teórico-filosófico fundamentou-se na abordagem fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty e, como recurso metodológico, utilizou-se a hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados dezenove docentes-enfermeiros/as de uma instituição de ensino superior público do Sul do país, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A sensibilidade revelou-se como capacidade de observar os detalhes para intervir numa situação, da melhor forma possível, também como maneira de criar rupturas com modelos exclusivos da racionalidade cognitivo-instrumental da ciência e da técnica, porque é a base para desenvolver outras maneiras de ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. This qualitative study focused on proxemic feelings and feelings of detachment and ambiguity among professors-nurses concerning their experiences. This study aimed to reveal the meanings of sensibility held by being-professor-nurse in teaching and learning to be and do nursing. The theoretical-philosophical support is based on Merleau-Ponty's existential phenomenological approach and the hermeneutics phenomenology of Paul Ricoeur was used. Nineteen professors-nurses from a Higher Education institution in the South of Brazil were interviewed between November and December 2006. Sensibility was revealed as the capacity to observe details in order to intervene in a situation the best way possible, and also as a way to break with exclusive models of the cognitive-instrumental rationality of science and technique, since sensibility is the basis for developing other ways of teaching and learning to be and do Nursing. Esta es una investigación cualitativa, enfocando los sentimientos de proxemia, de distanciamiento y de ambigüedad de los docentes enfermeros/as a partir de lo vivido. El objetivo es revelar los significados de la sensibilidad para el ser-docente-enfermero/a en el enseñar y aprender a ser y hacer Enfermería. El soporte teórico filosófico se fundamentó en el abordaje fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty y, como recurso metodológico, se utilizó la hermenéutica fenomenológica de Paul Ricoeur. Fueron entrevistados diecinueve docentes enfermeros/as de una institución de enseñanza superior pública del sur del país, en los meses de noviembre y diciembre de 2006. La sensibilidad se reveló como la capacidad de observar los detalles para intervenir en una situación, de la mejor forma posible, también como manera de crear rupturas con modelos exclusivos de racionalidad cognitiva instrumental de la ciencia y de la técnica, porque es la base para desarrollar otras maneras de enseñar y aprender a ser y hacer Enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/414210.1590/S0104-11692010000200010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 2 (2010); 203-209 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 2 (2010); 203-209 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 2 (2010); 203-209 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5067https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5068https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5069Terra, Marlene GomesGonçalves, Lucia Hisako TakaseSantos, Evanguelia Kotzias Atherino dosErdmann, Alacoque Lorenziniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:18:46Zoai:revistas.usp.br:article/4142Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:18:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem Sensibility in the Relations and Interactions of Teaching and Learning to Be and Do Nursing La sensibilidad en las relaciones e interacciones entre el enseñar y aprender a ser y el hacer enfermería |
title |
Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem |
spellingShingle |
Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem Terra, Marlene Gomes Philosophy Qualitative Research Education Nursing Filosofia Pesquisa Qualitativa Educação em Enfermagem Filosofia Investigación Cualitativa Educación en Enfermería |
title_short |
Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem |
title_full |
Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem |
title_fullStr |
Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem |
title_full_unstemmed |
Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem |
title_sort |
Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem |
author |
Terra, Marlene Gomes |
author_facet |
Terra, Marlene Gomes Gonçalves, Lucia Hisako Takase Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos Erdmann, Alacoque Lorenzini |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Lucia Hisako Takase Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos Erdmann, Alacoque Lorenzini |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terra, Marlene Gomes Gonçalves, Lucia Hisako Takase Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos Erdmann, Alacoque Lorenzini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Philosophy Qualitative Research Education Nursing Filosofia Pesquisa Qualitativa Educação em Enfermagem Filosofia Investigación Cualitativa Educación en Enfermería |
topic |
Philosophy Qualitative Research Education Nursing Filosofia Pesquisa Qualitativa Educação em Enfermagem Filosofia Investigación Cualitativa Educación en Enfermería |
description |
Esta é uma pesquisa qualitativa, focando os sentimentos de proxemia, de distanciamento e de ambiguidade dos docentes-enfermeiros/as a partir do vivido. O objetivo é revelar os significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. O suporte teórico-filosófico fundamentou-se na abordagem fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty e, como recurso metodológico, utilizou-se a hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados dezenove docentes-enfermeiros/as de uma instituição de ensino superior público do Sul do país, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A sensibilidade revelou-se como capacidade de observar os detalhes para intervir numa situação, da melhor forma possível, também como maneira de criar rupturas com modelos exclusivos da racionalidade cognitivo-instrumental da ciência e da técnica, porque é a base para desenvolver outras maneiras de ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142 10.1590/S0104-11692010000200010 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692010000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por spa |
language |
eng por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5067 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5068 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 2 (2010); 203-209 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 2 (2010); 203-209 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 2 (2010); 203-209 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222843959508992 |