Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Marlene Gomes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gonçalves, Lucia Hisako Takase, Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos, Erdmann, Alacoque Lorenzini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa, focando os sentimentos de proxemia, de distanciamento e de ambiguidade dos docentes-enfermeiros/as a partir do vivido. O objetivo é revelar os significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. O suporte teórico-filosófico fundamentou-se na abordagem fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty e, como recurso metodológico, utilizou-se a hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados dezenove docentes-enfermeiros/as de uma instituição de ensino superior público do Sul do país, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A sensibilidade revelou-se como capacidade de observar os detalhes para intervir numa situação, da melhor forma possível, também como maneira de criar rupturas com modelos exclusivos da racionalidade cognitivo-instrumental da ciência e da técnica, porque é a base para desenvolver outras maneiras de ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem.
id USP-38_7ca618b33e649ee1cba61b61afbf7971
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/4142
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem Sensibility in the Relations and Interactions of Teaching and Learning to Be and Do Nursing La sensibilidad en las relaciones e interacciones entre el enseñar y aprender a ser y el hacer enfermería PhilosophyQualitative ResearchEducationNursingFilosofiaPesquisa QualitativaEducação em EnfermagemFilosofiaInvestigación CualitativaEducación en Enfermería Esta é uma pesquisa qualitativa, focando os sentimentos de proxemia, de distanciamento e de ambiguidade dos docentes-enfermeiros/as a partir do vivido. O objetivo é revelar os significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. O suporte teórico-filosófico fundamentou-se na abordagem fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty e, como recurso metodológico, utilizou-se a hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados dezenove docentes-enfermeiros/as de uma instituição de ensino superior público do Sul do país, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A sensibilidade revelou-se como capacidade de observar os detalhes para intervir numa situação, da melhor forma possível, também como maneira de criar rupturas com modelos exclusivos da racionalidade cognitivo-instrumental da ciência e da técnica, porque é a base para desenvolver outras maneiras de ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. This qualitative study focused on proxemic feelings and feelings of detachment and ambiguity among professors-nurses concerning their experiences. This study aimed to reveal the meanings of sensibility held by being-professor-nurse in teaching and learning to be and do nursing. The theoretical-philosophical support is based on Merleau-Ponty's existential phenomenological approach and the hermeneutics phenomenology of Paul Ricoeur was used. Nineteen professors-nurses from a Higher Education institution in the South of Brazil were interviewed between November and December 2006. Sensibility was revealed as the capacity to observe details in order to intervene in a situation the best way possible, and also as a way to break with exclusive models of the cognitive-instrumental rationality of science and technique, since sensibility is the basis for developing other ways of teaching and learning to be and do Nursing. Esta es una investigación cualitativa, enfocando los sentimientos de proxemia, de distanciamiento y de ambigüedad de los docentes enfermeros/as a partir de lo vivido. El objetivo es revelar los significados de la sensibilidad para el ser-docente-enfermero/a en el enseñar y aprender a ser y hacer Enfermería. El soporte teórico filosófico se fundamentó en el abordaje fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty y, como recurso metodológico, se utilizó la hermenéutica fenomenológica de Paul Ricoeur. Fueron entrevistados diecinueve docentes enfermeros/as de una institución de enseñanza superior pública del sur del país, en los meses de noviembre y diciembre de 2006. La sensibilidad se reveló como la capacidad de observar los detalles para intervenir en una situación, de la mejor forma posible, también como manera de crear rupturas con modelos exclusivos de racionalidad cognitiva instrumental de la ciencia y de la técnica, porque es la base para desarrollar otras maneras de enseñar y aprender a ser y hacer Enfermería. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/414210.1590/S0104-11692010000200010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 2 (2010); 203-209 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 2 (2010); 203-209 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 2 (2010); 203-209 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5067https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5068https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5069Terra, Marlene GomesGonçalves, Lucia Hisako TakaseSantos, Evanguelia Kotzias Atherino dosErdmann, Alacoque Lorenziniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-27T13:18:46Zoai:revistas.usp.br:article/4142Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-27T13:18:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem
Sensibility in the Relations and Interactions of Teaching and Learning to Be and Do Nursing
La sensibilidad en las relaciones e interacciones entre el enseñar y aprender a ser y el hacer enfermería
title Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem
spellingShingle Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem
Terra, Marlene Gomes
Philosophy
Qualitative Research
Education
Nursing
Filosofia
Pesquisa Qualitativa
Educação em Enfermagem
Filosofia
Investigación Cualitativa
Educación en Enfermería
title_short Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem
title_full Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem
title_fullStr Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem
title_full_unstemmed Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem
title_sort Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem
author Terra, Marlene Gomes
author_facet Terra, Marlene Gomes
Gonçalves, Lucia Hisako Takase
Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos
Erdmann, Alacoque Lorenzini
author_role author
author2 Gonçalves, Lucia Hisako Takase
Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos
Erdmann, Alacoque Lorenzini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Marlene Gomes
Gonçalves, Lucia Hisako Takase
Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos
Erdmann, Alacoque Lorenzini
dc.subject.por.fl_str_mv Philosophy
Qualitative Research
Education
Nursing
Filosofia
Pesquisa Qualitativa
Educação em Enfermagem
Filosofia
Investigación Cualitativa
Educación en Enfermería
topic Philosophy
Qualitative Research
Education
Nursing
Filosofia
Pesquisa Qualitativa
Educação em Enfermagem
Filosofia
Investigación Cualitativa
Educación en Enfermería
description Esta é uma pesquisa qualitativa, focando os sentimentos de proxemia, de distanciamento e de ambiguidade dos docentes-enfermeiros/as a partir do vivido. O objetivo é revelar os significados da sensibilidade para o ser-docente-enfermeiro/a no ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem. O suporte teórico-filosófico fundamentou-se na abordagem fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty e, como recurso metodológico, utilizou-se a hermenêutica-fenomenológica de Paul Ricoeur. Foram entrevistados dezenove docentes-enfermeiros/as de uma instituição de ensino superior público do Sul do país, nos meses de novembro e dezembro de 2006. A sensibilidade revelou-se como capacidade de observar os detalhes para intervir numa situação, da melhor forma possível, também como maneira de criar rupturas com modelos exclusivos da racionalidade cognitivo-instrumental da ciência e da técnica, porque é a base para desenvolver outras maneiras de ensinar e aprender a ser e fazer Enfermagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142
10.1590/S0104-11692010000200010
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692010000200010
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5067
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5068
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/4142/5069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 18 n. 2 (2010); 203-209
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 Núm. 2 (2010); 203-209
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 18 No. 2 (2010); 203-209
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222843959508992