Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trapé, Carla Andrea
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Soares, Cássia Baldini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2409
Resumo: Este estudo teve como objetivos: analisar as concepções de educação em saúde que norteiam as práticas educativas dos agentes comunitários de saúde do Programa de Saúde da Família da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura do Butantã da cidade de São Paulo, e analisar o caráter dessas atividades educativas. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais e entrevistas individuais com 39 agentes. Os procedimentos de análise seguiram as recomendações da análise temática, tendo a práxis como categoria de análise. Em relação à atividade teórica, componente da práxis, constatou-se que grande parte das concepções de educação em saúde se pautava na transmissão de informações normativas aprendidas com os técnicos de saúde. Essa atividade teórica acabou por guiar uma atividade prática característica da práxis reiterativa em que os agentes não participam do planejamento do processo de trabalho em saúde e não dominam o "objeto ideal", reproduzindo tarefas planejadas por outros.
id USP-38_7d6fc4da522e3a80692358007c905ffa
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2409
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxisA prática educativa dos agentes comunitários de saúde à luz da categoria práxisLa práctica educativa de los agentes comunitários de salud a la luz de la categoria praxishealth educationcommunity health agentFamily Health Programeducación en saludagente comunitario de saludprograma salud de la familiaeducação em saúdeagente comunitário de saúdeprograma saúde da famíliaEste estudo teve como objetivos: analisar as concepções de educação em saúde que norteiam as práticas educativas dos agentes comunitários de saúde do Programa de Saúde da Família da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura do Butantã da cidade de São Paulo, e analisar o caráter dessas atividades educativas. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais e entrevistas individuais com 39 agentes. Os procedimentos de análise seguiram as recomendações da análise temática, tendo a práxis como categoria de análise. Em relação à atividade teórica, componente da práxis, constatou-se que grande parte das concepções de educação em saúde se pautava na transmissão de informações normativas aprendidas com os técnicos de saúde. Essa atividade teórica acabou por guiar uma atividade prática característica da práxis reiterativa em que os agentes não participam do planejamento do processo de trabalho em saúde e não dominam o "objeto ideal", reproduzindo tarefas planejadas por outros.This study aimed to: analyze the conceptions of health education that guide educational practices of community health agents in the Family Health Program of the Butantã Health Coordination, São Paulo, Brazil, and analyze the character of these educational activities. Data were collected through focus groups and in-depth semi-structured interviews with 39 agents. The analysis procedures followed the recommendations of thematic content analysis, and praxis was the analytical category. Regarding theoretical activity as a component of praxis, we found that most health education conceptions were based on the transmission of normative information learned from health technicians. This theoretical activity ended up guiding a practical activity typical of repetitive praxis, in which the agents do not participate in the health work planning process and do not dominate the "ideal object", reproducing tasks planned by others.Este estudio tuvo como objetivos: analizar las concepciones de educación en salud que orientan las prácticas educativas de los agentes comunitarios de salud en el Programa de Salud de la Familia de la Coordinación de Salud de la Alcaldía menor de Butantã en la ciudad de São Paulo, Brasil; y analizar el carácter de esas actividades educativas. La colecta de datos ocurrió por medio de grupos focales y entrevistas individuales con 39 agentes. Los procedimientos de análisis siguieron las recomendaciones del análisis temático, teniendo la praxis como categoría de análisis. En relación a la actividad teórica, componente de la praxis, se constató que gran parte de las concepciones de educación en salud se basaba en la transmisión de informaciones normativas aprendidas con los técnicos de salud. Esa actividad teórica acabó por guiar una actividad práctica característica de la praxis reiterativa, en que los agentes no participan del planeamiento del proceso de trabajo en salud y no dominan el "objeto ideal", reproduciendo tareas planeadas por otros.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/240910.1590/S0104-11692007000100021Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 1 (2007); 142-149Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 1 (2007); 142-149Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 1 (2007); 142-1491518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2409/2689https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2409/2690https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2409/2691Trapé, Carla AndreaSoares, Cássia Baldiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T19:33:57Zoai:revistas.usp.br:article/2409Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T19:33:57Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxis
A prática educativa dos agentes comunitários de saúde à luz da categoria práxis
La práctica educativa de los agentes comunitários de salud a la luz de la categoria praxis
title Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxis
spellingShingle Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxis
Trapé, Carla Andrea
health education
community health agent
Family Health Program
educación en salud
agente comunitario de salud
programa salud de la familia
educação em saúde
agente comunitário de saúde
programa saúde da família
title_short Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxis
title_full Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxis
title_fullStr Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxis
title_full_unstemmed Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxis
title_sort Educative practice of community health agents analyzed through the category of praxis
author Trapé, Carla Andrea
author_facet Trapé, Carla Andrea
Soares, Cássia Baldini
author_role author
author2 Soares, Cássia Baldini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trapé, Carla Andrea
Soares, Cássia Baldini
dc.subject.por.fl_str_mv health education
community health agent
Family Health Program
educación en salud
agente comunitario de salud
programa salud de la familia
educação em saúde
agente comunitário de saúde
programa saúde da família
topic health education
community health agent
Family Health Program
educación en salud
agente comunitario de salud
programa salud de la familia
educação em saúde
agente comunitário de saúde
programa saúde da família
description Este estudo teve como objetivos: analisar as concepções de educação em saúde que norteiam as práticas educativas dos agentes comunitários de saúde do Programa de Saúde da Família da Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura do Butantã da cidade de São Paulo, e analisar o caráter dessas atividades educativas. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais e entrevistas individuais com 39 agentes. Os procedimentos de análise seguiram as recomendações da análise temática, tendo a práxis como categoria de análise. Em relação à atividade teórica, componente da práxis, constatou-se que grande parte das concepções de educação em saúde se pautava na transmissão de informações normativas aprendidas com os técnicos de saúde. Essa atividade teórica acabou por guiar uma atividade prática característica da práxis reiterativa em que os agentes não participam do planejamento do processo de trabalho em saúde e não dominam o "objeto ideal", reproduzindo tarefas planejadas por outros.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2409
10.1590/S0104-11692007000100021
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2409
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692007000100021
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2409/2689
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2409/2690
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2409/2691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 15 n. 1 (2007); 142-149
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 Núm. 1 (2007); 142-149
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 15 No. 1 (2007); 142-149
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222842127646720