Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agreli, Heloíse Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Peduzzi, Marina, Silva, Mariana Charantola, Mascarelle, Renata Cristina Ventura, Espinoza, Pilar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184302
Resumo: Objetivo: Avaliar o efeito da educação interprofissional no clima de equipes da Atenção Primária à Saúde e na apropriação de conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas não transmissíveis. Método: estudo quase-experimental de intervenção de educação interprofissional. Participaram 17 equipes da Atenção Primária (95 profissionais), das quais nove equipes (50 profissionais) compuseram o grupo-intervenção e oito equipes (45 participantes), o grupo-controle. A escala de clima de equipe e um questionário referente aos conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas na Atenção Primária foram aplicados antes e após a intervenção. Fixou-se erro tipo I como estatisticamente significativo (p < 0,05). Resultados: na análise dos conhecimentos sobre manejo das condições crônicas, as equipes que participaram da intervenção de educação interprofissional apresentaram aumento médio pós-intervenção maior do que as equipes do grupo-controle (p < 0,001). Contudo, na análise de ambos os grupos, não houve variação significativa nos escores de clima do trabalho em equipe (0,061). Conclusão: intervenção de educação interprofissional curta realizada durante as reuniões de equipe resultou em melhoria na apreensão dos conhecimentos específicos sobre as condições crônicas. Entretanto, a intervenção de curta duração não apresentou impactos significativos no clima do trabalho em equipe.
id USP-38_7d8c6972df974c9bc453c872b4cf07e6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184302
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicasEfecto de la educación interprofesional en el trabajo en equipo y conocimiento del manejo de enfermedades crónicasEffect of interprofessional education on teamwork and on knowledge of chronic conditions managementChronic Diseases; Continuing Education; Interdisciplinary Health Team; Primary Health Care; Interprofessional Relations; NursingEnfermedades Crónicas; Educación Continua; Equipo Interdisciplinario de Salud; Atención Primaria a la Salud; Relaciones Interprofesionales; EnfermeríaDoenças Crônicas; Educação Continuada; Equipe Interdisciplinar de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Relações Interprofissionais; Enfermagem Objetivo: Avaliar o efeito da educação interprofissional no clima de equipes da Atenção Primária à Saúde e na apropriação de conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas não transmissíveis. Método: estudo quase-experimental de intervenção de educação interprofissional. Participaram 17 equipes da Atenção Primária (95 profissionais), das quais nove equipes (50 profissionais) compuseram o grupo-intervenção e oito equipes (45 participantes), o grupo-controle. A escala de clima de equipe e um questionário referente aos conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas na Atenção Primária foram aplicados antes e após a intervenção. Fixou-se erro tipo I como estatisticamente significativo (p < 0,05). Resultados: na análise dos conhecimentos sobre manejo das condições crônicas, as equipes que participaram da intervenção de educação interprofissional apresentaram aumento médio pós-intervenção maior do que as equipes do grupo-controle (p < 0,001). Contudo, na análise de ambos os grupos, não houve variação significativa nos escores de clima do trabalho em equipe (0,061). Conclusão: intervenção de educação interprofissional curta realizada durante as reuniões de equipe resultou em melhoria na apreensão dos conhecimentos específicos sobre as condições crônicas. Entretanto, a intervenção de curta duração não apresentou impactos significativos no clima do trabalho em equipe. Objetivo: Evaluar el efecto de la educación interprofesional en el ambiente de los equipos de Atención Primaria de Salud y en la apropiación de conocimientos sobre el manejo de las condiciones crónicas no transmisibles. Método: Estudio cuasi-experimental de intervención educativa interprofesional. Participaron 17 equipos de Atención Primaria (95 profesionales); de estos, nueve equipos (50 profesionales) formaron el grupo de intervención, y ocho (45 participantes) el grupo de control. Se aplicaron antes y después de la intervención una Escala sobre el ambiente del personal y un cuestionario sobre los conocimientos acerca del manejo de condiciones crónicas. El error tipo I se consideró como estadísticamente significativo (p<0,05). Resultados: En el análisis de conocimientos acerca del manejo de condiciones crónicas, los equipos que participaron en la intervención educativa interprofesional tuvieron un aumento promedio en el posintervención superior a los equipos del grupo de control (p <0,001). Sin embargo, en el análisis de ambos grupos, no hubo variación significativa en los puntajes en el ambiente de trabajo en equipo (0,061). Conclusión: La intervención de educación interprofesional a corto plazo realizada durante las reuniones del equipo mejoró la comprensión de los conocimientos específicos sobre las condiciones crónicas. Pero no tuvo el mismo impacto significativo en el ambiente de trabajo en equipo. Objective: Evaluate the effect of interprofessional education on the climate of Primary Health Care teams and on the acquisition of knowledge about management of chronic non-communicable diseases. Method: Quasi-experimental study of interprofessional education intervention. Seventeen Primary Health Care teams (95 professionals) participated in the study, of which nine teams (50 professionals) composed the intervention group and eight teams (45 participants) composed the control group. The team climate inventory scale and a questionnaire on knowledge about management of chronic conditions in Primary Health Care were applied before and after intervention. Type I error was fixed as statistically significant (p<0.05). Results: In the analysis of knowledge about management of chronic conditions, the teams that participated in the interprofessional education intervention presented higher mean post-intervention increase than the teams of the control group (p < 0.001). However, in the analysis of both groups, there was no significant variation in the teamwork climate scores (0.061). Conclusion: The short interprofessional education intervention carried out during team meetings resulted in improved apprehension of specific knowledge on chronic conditions. However, the short intervention presented no significant impacts on teamwork climate. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18430210.1590/1518-8345.3095.3203Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3203Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3203Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e32031518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184302/170632https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184302/170631https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184302/170633Copyright (c) 2021 RLAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgreli, Heloíse Fernandes Peduzzi, Marina Silva, Mariana Charantola Mascarelle, Renata Cristina Ventura Espinoza, Pilar 2021-04-14T11:16:08Zoai:revistas.usp.br:article/184302Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-04-14T11:16:08Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas
Efecto de la educación interprofesional en el trabajo en equipo y conocimiento del manejo de enfermedades crónicas
Effect of interprofessional education on teamwork and on knowledge of chronic conditions management
title Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas
spellingShingle Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas
Agreli, Heloíse Fernandes
Chronic Diseases; Continuing Education; Interdisciplinary Health Team; Primary Health Care; Interprofessional Relations; Nursing
Enfermedades Crónicas; Educación Continua; Equipo Interdisciplinario de Salud; Atención Primaria a la Salud; Relaciones Interprofesionales; Enfermería
Doenças Crônicas; Educação Continuada; Equipe Interdisciplinar de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Relações Interprofissionais; Enfermagem
title_short Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas
title_full Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas
title_fullStr Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas
title_full_unstemmed Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas
title_sort Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e no conhecimento do manejo de condições crônicas
author Agreli, Heloíse Fernandes
author_facet Agreli, Heloíse Fernandes
Peduzzi, Marina
Silva, Mariana Charantola
Mascarelle, Renata Cristina Ventura
Espinoza, Pilar
author_role author
author2 Peduzzi, Marina
Silva, Mariana Charantola
Mascarelle, Renata Cristina Ventura
Espinoza, Pilar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agreli, Heloíse Fernandes
Peduzzi, Marina
Silva, Mariana Charantola
Mascarelle, Renata Cristina Ventura
Espinoza, Pilar
dc.subject.por.fl_str_mv Chronic Diseases; Continuing Education; Interdisciplinary Health Team; Primary Health Care; Interprofessional Relations; Nursing
Enfermedades Crónicas; Educación Continua; Equipo Interdisciplinario de Salud; Atención Primaria a la Salud; Relaciones Interprofesionales; Enfermería
Doenças Crônicas; Educação Continuada; Equipe Interdisciplinar de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Relações Interprofissionais; Enfermagem
topic Chronic Diseases; Continuing Education; Interdisciplinary Health Team; Primary Health Care; Interprofessional Relations; Nursing
Enfermedades Crónicas; Educación Continua; Equipo Interdisciplinario de Salud; Atención Primaria a la Salud; Relaciones Interprofesionales; Enfermería
Doenças Crônicas; Educação Continuada; Equipe Interdisciplinar de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Relações Interprofissionais; Enfermagem
description Objetivo: Avaliar o efeito da educação interprofissional no clima de equipes da Atenção Primária à Saúde e na apropriação de conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas não transmissíveis. Método: estudo quase-experimental de intervenção de educação interprofissional. Participaram 17 equipes da Atenção Primária (95 profissionais), das quais nove equipes (50 profissionais) compuseram o grupo-intervenção e oito equipes (45 participantes), o grupo-controle. A escala de clima de equipe e um questionário referente aos conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas na Atenção Primária foram aplicados antes e após a intervenção. Fixou-se erro tipo I como estatisticamente significativo (p < 0,05). Resultados: na análise dos conhecimentos sobre manejo das condições crônicas, as equipes que participaram da intervenção de educação interprofissional apresentaram aumento médio pós-intervenção maior do que as equipes do grupo-controle (p < 0,001). Contudo, na análise de ambos os grupos, não houve variação significativa nos escores de clima do trabalho em equipe (0,061). Conclusão: intervenção de educação interprofissional curta realizada durante as reuniões de equipe resultou em melhoria na apreensão dos conhecimentos específicos sobre as condições crônicas. Entretanto, a intervenção de curta duração não apresentou impactos significativos no clima do trabalho em equipe.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184302
10.1590/1518-8345.3095.3203
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184302
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3095.3203
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184302/170632
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184302/170631
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/184302/170633
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 RLAE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3203
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3203
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3203
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444199425277952