Validação de um questionário de conhecimentos e atitudes sobre o cateter venoso totalmente implantado em Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raña-Rocha, Roberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: López-de-Ullibarri, Ignacio, Movilla-Fernández, María-Jesús, Carvajal, Carmen Coronado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178688
Resumo: Objetivo: construir e validar um questionário para avaliar os conhecimentos e as atitudes dos profissionais de enfermagem sobre o cateter venoso totalmente implantado. Método: teste piloto: 30 enfermeiros de atendimento especializado. Estudo principal: 236 enfermeiros de atendimento primário e especializado. Avaliou-se a validade de conteúdo por meio do índice de Lawshe, a confiabilidade por meio do testereteste, a consistência interna mediante o alfa de Cronbach, e a validade de construto por meio de uma análise fatorial exploratória. Resultados: foram eliminados os itens com um índice de Lawshe inferior a 0,51. No teste-reteste, o coeficiente de correlação intraclasse foi maior que 0,75 para todos os itens. O alfa de Cronbach do questionário de atitude atingiu um valor de 0,865. O valor de alfa de Cronbach para o de conhecimentos foi de 0,750. A análise fatorial exploratória identificou um conjunto de quatro dimensões para cada parte, que explicam a variabilidade de 64% (atitude) a 80% (conhecimentos). Conclusão: a análise da confiabilidade e a validade do questionário endossam seu uso como instrumento para avaliar os conhecimentos e as atitudes dos profissionais de enfermagem em relação ao cateter venoso totalmente implantado.
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spelling Validação de um questionário de conhecimentos e atitudes sobre o cateter venoso totalmente implantado em EnfermagemValidation of a questionnaire of knowledge and attitudes about the subcutaneous venous reservoir in nursingValidación de un cuestionario de conocimientos y actitudes sobre el reservorio venoso subcutáneo en enfermeríaDispositivos de Acesso VascularInquéritos e QuestionáriosReprodutibilidade dos TestesConhecimentosAtitudes e Prática em SaúdeCuidados de EnfermagemEnfermeiras ClínicasDispositivos de Acceso VascularEncuestas y CuestionariosReproducibilidad de los ResultadosConocimientosActitudes y Práctica en SaludEnfermeríaEnfermeras ClínicasVascular Access DevicesSurveys and QuestionnairesReproducibility of ResultsHealth KnowledgeAttitudesPracticeNursing CareNursing CliniciansObjetivo: construir e validar um questionário para avaliar os conhecimentos e as atitudes dos profissionais de enfermagem sobre o cateter venoso totalmente implantado. Método: teste piloto: 30 enfermeiros de atendimento especializado. Estudo principal: 236 enfermeiros de atendimento primário e especializado. Avaliou-se a validade de conteúdo por meio do índice de Lawshe, a confiabilidade por meio do testereteste, a consistência interna mediante o alfa de Cronbach, e a validade de construto por meio de uma análise fatorial exploratória. Resultados: foram eliminados os itens com um índice de Lawshe inferior a 0,51. No teste-reteste, o coeficiente de correlação intraclasse foi maior que 0,75 para todos os itens. O alfa de Cronbach do questionário de atitude atingiu um valor de 0,865. O valor de alfa de Cronbach para o de conhecimentos foi de 0,750. A análise fatorial exploratória identificou um conjunto de quatro dimensões para cada parte, que explicam a variabilidade de 64% (atitude) a 80% (conhecimentos). Conclusão: a análise da confiabilidade e a validade do questionário endossam seu uso como instrumento para avaliar os conhecimentos e as atitudes dos profissionais de enfermagem em relação ao cateter venoso totalmente implantado.Objetivo: diseñar y validar un cuestionario para evaluar los conocimientos y las actitudes del personal de enfermería sobre el reservorio venoso subcutáneo. Método: prueba piloto con 30 enfermeros/as de atención especializada. Estudio principal con 236 enfermeros/as de atención primaria y especializada. Se evaluó la validez de contenido mediante el índice de Lawshe, la fiabilidad mediante test-retest, la consistencia interna mediante el alfa de Cronbach y la validez de constructo con un análisis factorial exploratorio. Resultados: se eliminaron los ítems con un índice de Lawshe inferior a 0,51. En el testretest, el coeficiente de correlación intraclase resultó ser mayor que 0,75 para todos los ítems. El alfa de Cronbach del cuestionario de actitud alcanzó un valor de 0,865. El valor de alfa de Cronbach para el de conocimientos fue de 0,750. El análisis factorial exploratorio identificó un conjunto de cuatro dimensiones para cada parte que explican del 64% (actitud) al 80% (conocimientos) de la variabilidad. Conclusión: el análisis de la fiabilidad y la validez del cuestionario avalan su uso como instrumento para valorar los conocimientos y actitudes del personal de enfermería en torno al reservorio venoso subcutáneo.Objective: design and validate a questionnaire to evaluate the knowledge and attitudes of nurses about the subcutaneous venous reservoir. Method: pilot test: 30 specialized care nurses. Main study: 236 nurses of primary and specialized care. Content validity was evaluated by Lawshe index, reliability by test-retest, internal consistency by Cronbach alpha, and construct validity by exploratory factorial analysis. Results: Items with a Lawshe index lower than 0.51 were eliminated. In the test-retest, the intraclass correlation coefficient was higher than 0.75 for all items. The Cronbach alpha of the attitude questionnaire reached 0.865. The Cronbach alpha value for knowledge was 0.750. The exploratory factor analysis identified a set of four dimensions for each part that explain 64% (attitude) to 80% (knowledge) of variability. Conclusion: the analysis of the reliability and validity of the questionnaire supports its use as an instrument to assess the knowledge and attitudes of nurses towards the subcutaneous venous reservoir.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17868810.1590/1518-8345.3255.3250Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3250Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3250Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32501518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178688/165336https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178688/165337https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178688/165338Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaña-Rocha, Roberto López-de-Ullibarri, Ignacio Movilla-Fernández, María-Jesús Carvajal, Carmen Coronado2021-05-17T17:10:57Zoai:revistas.usp.br:article/178688Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T17:10:57Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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