Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sparapani, Valéria de Cássia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fels, Sidney, Kamal, Noreen, Nascimento, Lucila Castanheira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
spa
por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161685
Resumo: Objetivo: apresentar uma estrutura teórica conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Métodos: este estudo metodológico desenvolveu uma estrutura conceitual com nove etapas, baseada em teorias de mudança de comportamentos em saúde e na abordagem do desenho centrado no usuário como referencial teórico e metodológico, respectivamente. Vinte e uma crianças entre 7 a 12 anos participaram do estudo, expressando suas necessidades e preferências relacionadas ao diabetes e videogames. Os dados foram analisados de acordo com as diretrizes de análise de conteúdo. Em seguida, foram selecionadas teorias de mudança de comportamentos em saúde e seus determinantes, que pudessem ser capazes de influenciar os comportamentos e preferências das crianças. Resultados: a estrutura conceitual propõe um videogame composto por seis fases, cada uma tratando de um estágio de mudança de comportamento e com determinantes específicos, alinhados às necessidades e preferências identificadas. O estudo mostra a aplicabilidade da estrutura desenvolvida, considerando cada fase proposta, apresentando exemplos e ideias das crianças. Conclusão: os resultados da pesquisa contribuem para o avanço nas discussões de como as teorias comportamentais e seus determinantes devem estar relacionados ao desenho de videogames criativos e divertidos, considerando o perfil da população alvo, assim como suas necessidades e preferências.
id USP-38_9259eafbd9e49be17daef7c2b07cc3b1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/161685
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1Estructura conceptual para el desarrollo de videojuegos para niños con diabetes tipo 1Conceptual framework for designing video games for children with type 1 diabetesDiabetes Mellitus, Type 1Video GamesPediatric NursingChildrenHealth BehaviorResearchDiabetes Mellitus Tipo 1Juegos de VideoEnfermería PediátricaNiñoConductas SaludablesInvestigaciónDiabetes Mellitus Tipo 1Jogos de VídeoEnfermagem PediátricaCriançaComportamentos SaudáveisPesquisaObjetivo: apresentar uma estrutura teórica conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Métodos: este estudo metodológico desenvolveu uma estrutura conceitual com nove etapas, baseada em teorias de mudança de comportamentos em saúde e na abordagem do desenho centrado no usuário como referencial teórico e metodológico, respectivamente. Vinte e uma crianças entre 7 a 12 anos participaram do estudo, expressando suas necessidades e preferências relacionadas ao diabetes e videogames. Os dados foram analisados de acordo com as diretrizes de análise de conteúdo. Em seguida, foram selecionadas teorias de mudança de comportamentos em saúde e seus determinantes, que pudessem ser capazes de influenciar os comportamentos e preferências das crianças. Resultados: a estrutura conceitual propõe um videogame composto por seis fases, cada uma tratando de um estágio de mudança de comportamento e com determinantes específicos, alinhados às necessidades e preferências identificadas. O estudo mostra a aplicabilidade da estrutura desenvolvida, considerando cada fase proposta, apresentando exemplos e ideias das crianças. Conclusão: os resultados da pesquisa contribuem para o avanço nas discussões de como as teorias comportamentais e seus determinantes devem estar relacionados ao desenho de videogames criativos e divertidos, considerando o perfil da população alvo, assim como suas necessidades e preferências.Objetivo: presentar una estructura teórica conceptual para el desarrollo de videojuegos para niños con diabetes mellitus tipo 1. Métodos: este estudio metodológico desarrolló una estructura conceptual con nueve etapas, basada en teorías de cambio de comportamientos en salud y en el enfoque del diseño centrado en el usuario como referencial teórico y metodológico, respectivamente. Veintiún niños entre 7 y 12 años participaron del estudio, expresando sus necesidades y preferencias relacionadas a la diabetes y a los videojuegos. Los datos fueron analizados de acuerdo con las directrices del análisis de contenido. Enseguida, fueron seleccionadas las teorías de cambio de comportamientos en salud y sus determinantes, que pudieran ser capaces de influenciar los comportamientos y preferencias de los niños. Resultados: la estructura conceptual propone un videojuego compuesto por seis fases, cada una tratando de una etapa de cambio de comportamiento y con determinantes especificos, alineados a las necesidades y preferencias identificadas. El estudio muestra la aplicabilidad de la estructura desarrollada, considerando cada fase propuesta, presentando ejemplos e ideas de los niños. Conclusión: los resultados de la investigación contribuyen para el avance en las discusiones de como las teorías comportamentales y sus determinantes deben estar relacionados al diseño de videojuegos creativos y divertidos, considerando el perfil de la población objetivo, así como sus necesidades y preferencias.Objective: to present a theoretically based conceptual framework for designing video games for children with type 1 diabetes mellitus. Methods: this was a methodological study that developed a conceptual framework with nine steps in view of health behavior change theories and the user-centered design approach as theoretical and methodological frameworks, respectively. Twenty-one children, aged 7 to 12 years, participated by expressing their needs and preferences related to diabetes and video games. Data were analysed following content analysis guidelines. Then, a choice of appropriate health behavioral change theories and their determinants that should be capable of influencing children’s behaviors and preferences. Results: the conceptual framework proposes a video game that consists of six phases, each addressing one stage of behavioral change and specific determinants, aligned with the needs and preferences identified by the participating children. This study shows the applicability of this framework in view of each proposed phase presenting examples and the children’s ideas. Conclusion: the results of this study contribute to advance the discussion on how behavioral theories and their determinants should be related to the design of creative and funny video games considering the profile of the target population as well as its needs and preferences.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16168510.1590/1518-8345.2764.3090Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3090Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3090Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e30901518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspaporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161685/155588https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161685/155589https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161685/155590Sparapani, Valéria de CássiaFels, SidneyKamal, NoreenNascimento, Lucila Castanheirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-19T12:54:25Zoai:revistas.usp.br:article/161685Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-03-19T12:54:25Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1
Estructura conceptual para el desarrollo de videojuegos para niños con diabetes tipo 1
Conceptual framework for designing video games for children with type 1 diabetes
title Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1
spellingShingle Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1
Sparapani, Valéria de Cássia
Diabetes Mellitus, Type 1
Video Games
Pediatric Nursing
Children
Health Behavior
Research
Diabetes Mellitus Tipo 1
Juegos de Video
Enfermería Pediátrica
Niño
Conductas Saludables
Investigación
Diabetes Mellitus Tipo 1
Jogos de Vídeo
Enfermagem Pediátrica
Criança
Comportamentos Saudáveis
Pesquisa
title_short Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1
title_full Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1
title_fullStr Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1
title_full_unstemmed Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1
title_sort Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1
author Sparapani, Valéria de Cássia
author_facet Sparapani, Valéria de Cássia
Fels, Sidney
Kamal, Noreen
Nascimento, Lucila Castanheira
author_role author
author2 Fels, Sidney
Kamal, Noreen
Nascimento, Lucila Castanheira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sparapani, Valéria de Cássia
Fels, Sidney
Kamal, Noreen
Nascimento, Lucila Castanheira
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes Mellitus, Type 1
Video Games
Pediatric Nursing
Children
Health Behavior
Research
Diabetes Mellitus Tipo 1
Juegos de Video
Enfermería Pediátrica
Niño
Conductas Saludables
Investigación
Diabetes Mellitus Tipo 1
Jogos de Vídeo
Enfermagem Pediátrica
Criança
Comportamentos Saudáveis
Pesquisa
topic Diabetes Mellitus, Type 1
Video Games
Pediatric Nursing
Children
Health Behavior
Research
Diabetes Mellitus Tipo 1
Juegos de Video
Enfermería Pediátrica
Niño
Conductas Saludables
Investigación
Diabetes Mellitus Tipo 1
Jogos de Vídeo
Enfermagem Pediátrica
Criança
Comportamentos Saudáveis
Pesquisa
description Objetivo: apresentar uma estrutura teórica conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Métodos: este estudo metodológico desenvolveu uma estrutura conceitual com nove etapas, baseada em teorias de mudança de comportamentos em saúde e na abordagem do desenho centrado no usuário como referencial teórico e metodológico, respectivamente. Vinte e uma crianças entre 7 a 12 anos participaram do estudo, expressando suas necessidades e preferências relacionadas ao diabetes e videogames. Os dados foram analisados de acordo com as diretrizes de análise de conteúdo. Em seguida, foram selecionadas teorias de mudança de comportamentos em saúde e seus determinantes, que pudessem ser capazes de influenciar os comportamentos e preferências das crianças. Resultados: a estrutura conceitual propõe um videogame composto por seis fases, cada uma tratando de um estágio de mudança de comportamento e com determinantes específicos, alinhados às necessidades e preferências identificadas. O estudo mostra a aplicabilidade da estrutura desenvolvida, considerando cada fase proposta, apresentando exemplos e ideias das crianças. Conclusão: os resultados da pesquisa contribuem para o avanço nas discussões de como as teorias comportamentais e seus determinantes devem estar relacionados ao desenho de videogames criativos e divertidos, considerando o perfil da população alvo, assim como suas necessidades e preferências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161685
10.1590/1518-8345.2764.3090
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161685
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.2764.3090
dc.language.iso.fl_str_mv eng
spa
por
language eng
spa
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161685/155588
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161685/155589
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/161685/155590
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 27 (2019); e3090
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3090
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 27 (2019); e3090
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1816444197849268224